Rappers GOG e Rappin Hood debatem com o filósofo Paulo Arantes sobre cultura de resistência na periferia

Por: Pedro Brandt

Durante quatro anos, o produtor cultural Luiz Nunes deu aulas de teatro em Diadema, região metropolitana de São Paulo. O período foi determinante para que ele se interessasse e conhecesse o movimento hip-hop e seus efeitos naquela comunidade. “O hip-hop é responsável pela inclusão social e cultural de grande parte dos jovens da nossa periferia – que hoje poderiam estar em outra situação se o hip-hop não tivesse chegado até eles”, aponta Nunes. Ele e a jornalista Beatriz Carolina Gonçalves são responsáveis pela curadoria do projeto Radiografia cultural: periferia e arte no DF, que estreia sua programação nesta terça-feira (26/4), à 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com entrada franca.

A lista de atividades do evento é vasta, vai até o final do ano e será realizada, sempre gratuitamente, em vários locais da cidade. Passa por ciclo de debates, apresentação de saraus, mostra de vídeos produzidos por coletivos da periferia, shows de hip-hop e de rock, oficinas de grafite para crianças, encenação de peças teatrais, além da difusão da programação de três rádios comunitárias.

O objetivo do evento é mapear algumas das principais manifestações artísticas que, por meio da cultura, estão incluindo socialmente jovens das regiões administrativas ao redor do Distrito Federal. “O hip-hop nasce nas ruas dos Estados Unidos e quando chegou no Brasil foi abraçado, adaptado e assimilado pelas comunidades de periferia de maneira rápida e eficiente”, relata Luiz Nunes.

Intitulado Periferia e cultura de resistência, o debate de hoje reunirá os rappers GOG, do DF, e Rappin Hood, de São Paulo, e o filósofo paulistano Paulo Arantes. A mediação será feita pelo jornalista e escritor José Arbex Jr., da revista Caros amigos. Depois do debate, serão realizadas apresentações de Rappin Hood e GOG. Sobre o assunto, Luiz Nunes comenta que, mesmo quando alcança o sucesso comercial, o rap continuam a versar sobre a situação da periferia: “Ele sempre vai falar dessa realidade”, comenta.

Veterano rapper do Distrito Federal, Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, é conhecido como poeta do rap por suas letras elaboradas. Com nove discos na carreira, seu trabalho mais recente é o DVD Cartão postal bomba, de 2009. No ano passado, lançou o livro A rima denuncia, sobre sua trajetória como artista e militante político. Já o rapper e compositor paulistano, Rappin Hood apresenta o programa Rap du bom, na 105 FM, em São Paulo. Lançou três discos: Posse mente, Sujeito homem e Sujeito homem 2. Está gravando seu quarto CD, Sujeito homem 3, e o primeiro DVD.

Entre os dois rappers, estará Paulo Arantes, especialista em filosofia clássica alemã, filosofia francesa contemporânea e teoria crítica. Ele dirige a coleção Zero à esquerda, da Editora Vozes, e a coleção Estado de sítio, da Boitempo. É autor de obra que associa o rigor da filosofia hegeliana e marxista com análises sociológicas e antropológicas da realidade cultural do Brasil.

Radiografia cultural: periferia e arte no DF

Nesta terça-feira (26/4), às 19h30, no teatro Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2, conjunto 22). Debate com GOG, Rappin Hood e Paulo Arantes sobre o tema Periferia e cultura de resistência. Mediação do jornalista José Arbex Jr. Apresentação especial de GOG e Rappin Hood. Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início do evento. Não recomendado para menores de 12 anos. Informações: 3310-7087.

 

Fonte: Divirta-se

+ sobre o tema

para lembrar

Desisti de ser professor do Estado

Hoje tive o dia mais triste como professor. Não estou...

Neurociência pode oferecer caminhos para uma educação melhor na sala de aula

Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP...

Edital Gestão Escolar para Equidade – Juventude Negra 2016 – Inscrições Prorrogadas

Edital Gestão Escolar para Equidade - Juventude Negra 2016...

Lavador de carros passou no exame da OAB antes de se formar

Flávio Dias, 36 anos. Por muito tempo, lavar carros...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=