Da periferia a CEO: Vivi Duarte dá dicas de carreira para mulheres em livro

De vendedora de lojas e atendente de telemarketing até se tornar diretora de multinacionais, a jornalista Viviane Duarte possui uma trajetória de sucesso pessoal e profissional. Negra e nascida e criada na periferia de São Paulo, Vivi conta que desde criança está acostumada a ver pessoas questionando a sua capacidade de romper padrões sociais.

“Quando era menor, ouvia da minha vizinha: ‘Garota, quem é você na fila do pão para querer fazer faculdade? Pobre não estuda, pobre trabalha'”, conta Vivi, em entrevista para Universa. Contrariando as expectativas, ou “hackeando o sistema” — como ela mesma gosta de falar —, a paulistana concretizou o sonho de ter um diploma – se formou em jornalismo pela Faculdade Maringá, e foi além: ocupou cargos altos em diferentes empresas multinacionais (BuzzFeed, Facebook, etc) e, em 2010, criou um Instituto Plano de Menina, que ajuda outras garotas romperem as expectativas da sociedade.

Agora, em agosto de 2021, Vivi conta sua história e dá dicas de como hackear o sistema no livro “Quem é você na fila do pão?”, livro recém-lançado pela editora Planeta. “A obra, na verdade, é uma provocação”, diz a autora. “Essa expressão me persegue desde criança. ‘Quem ela acha que é para querer estudar? Para estar aqui nessa empresa? Para ser chefe?’. Com o livro, quero ajudar outras mulheres a enxergarem o potencial delas”.

Vivi aconselha mulheres a enxergarem seu potencial sem deixar ninguém “furar a fila do pão”. “A gente tem que entender que merecemos estar aonde estamos, ocupar os espaços que ocupamos e que podemos, e merecemos, conquistar aquele pão quentinho e crocante; não o pão velho, murcho”. A seguir, a autora comenta mais sobre o assunto.

Hackear o sistema para ir mais longe

Apesar de falar da própria história com orgulho, Vivi frisa uma mensagem: é preciso parar de romantizar a pobreza, o empreendedorismo e a exaustão. Quanto ao primeiro ponto, a paulistana garante que não está falando sobre apagar do passado; pelo contrário, “foi olhando para a minha história (já trabalhei como empacotadora, vendedora de shopping, ajudava minha avó a fazer compras no Brás) que pude analisar e reparar quais eram as minhas principais qualidades. É importante que façamos isso”.

É afrontoso para a sociedade ver uma mulher que nasceu na periferia ocupando os espaços que ocupo

O que Vivi questiona é o discurso da meritocracia. “Cada pessoa parte de um lugar. Nem todo mundo é herdeiro. Às vezes eu ficava me comparando com colegas de trabalho e esquecia que eles eram de família rica, que tiveram mais oportunidades do que eu. É preciso olhar para a própria história e valorizar cada passo”, comenta.

Para ajudar a quebrar o ciclo de pobreza que atinge, principalmente, mulheres negras, Vivi fundou em 2010 o Instituto Plano de Menina, ONG que fornece formação psicológica e técnica para meninas da periferia de São Paulo. Durante a pandemia, o Plano auxiliou 300 participantes a conseguirem vagas empresas em multinacionais como The Body Shop, Ambev e outras. “Eu gostaria de ter tido esse apoio quando estava começando a minha carreira.”

É com dicas de como “hackear o sistema” que Viviane preenche as páginas de seu livro. “Temos que parar de idealizar o mundo dos negócios. Ele é cruel, já passei por várias situações de abuso psicológico no ambiente coorporativo; isso sem falar do machismo”, desabafa.

O livro traz um mapa de planos para ajudar a mulher a construir a marca dela. A gente precisa aprender a falar bem da gente sem ficar esperando que outra pessoa faça isso pela gente… os homens fazem isso (falar bem de si) desde sempre. É hora de aprendermos a fazer o mesmo

Além do mapa, a obra também traz dicas de comunicação, atendimento ao consumidor, liderança, negócios e de como superar a Síndrome de Impostora – da qual a própria autora revela sofrer: “Levei mais de um ano para escrever o livro, acredita? Eu ficava insegura de escrever… que ironia!”.

Viviane Duarte é criadora do Instituto “Plano de Menina” e autora do livro “Quem é você na fila do pão? (Foto: Arquivo Pessoal)

“Chega de romatinzar a mulher sobrecarregada”

Outro ponto abordado por Vivi em “Quem é você na fila do pão?” é a exaustão mental e física ao qual estamos expostas no ambiente profissional. “É muito difícil ser uma mulher empreendedora no Brasil. O imaginário público reforça a ideia de que somos ‘multitasks’, de que conseguimos fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Isso nada mais é do que sobrecarregar a mulher”.

A empresária revela já ter passado por situações tóxicas no ambiente profissional que quase a levaram a um burnout (crise provocada pelo estresse no ambiente de trabalho). “Hackear o sistema exige resiliência. Tem hora que queremos gritar na cara daquele colega machista-branco-opressor que ele é um escroto, mas às vezes essa não é a melhor escolha. Já fui interrompida por homens em reuniões, roubaram minhas ideias, mandaram eu me calar. No passado, a gente nem tinha ideia de que isso era abusivo; hoje temos nome para essas atitudes: mansplaning, manterrupting. Nossa luta não é mais invisível”, diz.

A gente vai pulando esses obstáculos e mostrando quem somos. Na fila do pão, temos que ser sempre a pessoa que quer um pãozinho quente e crocante – não podemos nos contentar apenas com migalhas

Para Vivi, porém, é importante ter consciência de que “caráter não escolhe gênero”. Ela acrescenta: “É muito importante lutarmos pela sororidade – mas não somos obrigadas a compactuar com todas as mulheres. Principalmente com as tóxicas. É preciso ter inteligência emocional para lidar com isso também”.

Vivi garante que só conseguiu chegar aonde está porque segue um lema. “Se você não tem forças para mudar o seu entorno, o importante é cuidar de você mesma primeiro”.

+ sobre o tema

Por que o ativismo das mulheres negras incomoda tanto?

Seja no mercado de trabalho ou cultura, a luta...

Protagonismo de mulheres afro-brasileiras feministas é pauta dentro das universidades

Empoderamento, empreendedorismo social, produção cultural e economia criativa. São...

Pela primeira vez, Oscar tem três atrizes negras na mesma categoria

Pela primeira vez em 88 anos de Oscar, três...

Na polêmica sobre turbantes, é a branquitude que não quer assumir seu racismo

QUASE TODA CIDADE pequena – principalmente as de Minas...

para lembrar

Mulheres quebram barreira do preconceito e fazem grafite nas ruas de Salvador

Cada uma delas tem uma historia diferente, mas o...

Mulheres são líderes mais eficientes

Em pesquisa que analisa critérios de liderança, mulheres são...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

Por que nós, mulheres, estamos sempre pedindo desculpas? 

Nos últimos dias andei pensando muito no significado da...
spot_imgspot_img

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...
-+=