Daiane dos Santos: ‘Na seleção, não queriam usar o mesmo banheiro que eu’

Enviado por / FonteDo UOL

A ex-ginasta Daiane dos Santos falou sobre atos de racismo que sofreu na seleção olímpica de ginástica. Em entrevista à revista Maria Claire, ela contou que algumas pessoas se recusavam a usar o mesmo banheiro que ela.

“Acho que não existe uma pessoa preta que não tenha sofrido racismo na vida. O que acontece é que muitas pessoas não entendem o que estão passando, não sabem diagnosticar. No meu caso, sempre foi tudo muito sutil: um olhar diferente, um tratamento diferente. Uma levantada de voz”, disse ela à revista.

“Comigo, houve situações na seleção, nos clubes, de pessoas que não queriam ficar perto, que não queriam usar o mesmo banheiro! Aquele tipo de coisa que nos faz pensar: opa, voltamos à segregação. Banheiros para brancos e banheiros para pessoas de cor. Teve muito isso dentro da seleção. E além da questão da raça, tem a questão de vir do sul, de não ser do centro do país, de ter origem humilde. Ou seja: ela é tudo o que a gente não queria aqui”, continuou.

Primeiro ouro na ginástica brasileira em campeonatos mundiais, a atleta disse que essa representatividade repercute por todo o mundo.

“Quando a gente vê uma pessoa preta em um lugar, ela representa todas as pessoas pretas. Mostra que é um lugar possível. E ainda mais em esportes que não são os que as pessoas estão acostumadas a ver uma pele escura. E a repercussão foi mundial, porque eu não fui a primeira negra brasileira, fui a primeira ginasta negra do mundo a ganhar uma medalha de ouro”, afirmou.

Em 2018, a ex-atleta também relatou casos de racismo e situações racistas como do banheiro.

“Se fala sobre preconceito racial na semana da Consciência Negra, no mês de novembro, que a gente tem um dia. Desculpa, eu não sou negra um dia, eu sou negra todos os dias”

Daiane dos Santos, em 2018

+ sobre o tema

Amor e cura em contos de Elizandra Souza

Filha do Fogo é o primeiro volume em prosa...

Mulheres pedem mobilização por maior participação feminina na política

Mulheres negras A secretária de Políticas de Ações Afirmativas...

Sororidade quase na madrugada

Escreva Lola Escreva A Lis me enviou este email: Sou muito...

para lembrar

Equidade de gênero no mercado de trabalho vai demorar 80 anos, indica estudo

Apesar do aumento de mulheres no mercado de trabalho...

Por uma nova masculinidade. Por que os homens continuam a matar as mulheres?

Vivemos no Brasil uma situação mais fatal do que...

Meu corpo, minhas marcas, minha história

Cicatrizes. 23 anos. 30 janeiro de 2010. Neste dia...
spot_imgspot_img

Todas as camadas de Leda Maria Martins na Ocupação Itaú Cultural de fim de ano

O Itaú Cultural acaba de abrir a Ocupação Leda Maria Martins em seu piso térreo. Em um total de cerca de 140 peças, a...

STF proíbe Cremesp de solicitar prontuários médicos de pacientes que realizaram aborto legal em SP

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) de solicitar prontuários médicos de pacientes que realizaram aborto...

Conceição Evaristo abriu portas da academia e da literatura para outras pessoas negras

A lavadeira Joana Josefina Evaristo só encontrava sossego quando concluía que os filhos teriam a melhor educação possível. Seria bem mais fácil se as crianças...
-+=