Dê licença (maternidade)

A divisão equânime das atribuições familiares é agenda importante

Por FLÁVIA OLIVEIRA, do O Globo 

 

FLÁVIA OLIVEIRA – Foto Marta Azevedo

A licença-maternidade no Brasil é tão antiga quanto a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Nasceu em 1948 e, sete décadas depois, o país ainda não se livrou do debate que relaciona a desigualdade de gênero no mercado de trabalho ao período de afastamento das mulheres por darem à luz. Até o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro usou o argumento para justificar o salário maior dos homens. Pois um estudo recém-concluído praticamente sepulta a polêmica. Há pouca diferença no número de dias em que elas e eles se afastam do emprego por problemas de saúde, acidentes de trabalho e/ou licença-maternidade/paternidade. Num ano, homens se ausentam 13,5 dias; mulheres, 16.

As pesquisadoras Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento e Programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres Brasil, e Regina Madalozzo, professora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero do Insper, basearam-se nos dados do Relatório Anual das Informações Sociais 2017 para contabilizar os afastamentos. O Rais é entregue ao governo por todas as empresas e contém informações sobre idade, cor/raça, sexo, remuneração, horas trabalhadas, entre outras. O estudo identificou as ausências por acidente de trabalho (típico ou no trajeto), doença (relacionada ou não ao ofício), licença-maternidade, serviço militar obrigatório e licenças sem remuneração. Levando em conta apenas os empregados que trabalharam durante todo o ano, a diferença a favor das mulheres, na média, não chegou a três dias.

A dupla separou mulheres e homens por faixas etárias. Descobriu que, até os 35-40 anos, elas chegam a se afastar do trabalho pelo dobro do tempo deles; gravidez e licença-maternidade explicam. Entre os 40 e 45, os dias de ausência se equipararam: 13 para eles, 14 para elas. A partir dos 45, são os homens que ultrapassam as mulheres em ausências médicas: de 17 a 27 dias de afastamento, contra 18 a 22, respectivamente.

No estudo, Adriana e Regina também calcularam os dias de ausência desconsiderando licenças-maternidade e paternidade. Para quase todas as faixas etárias, homens ficam fora por mais tempo. Entre 20 e 25 anos, tiram um dia e meio a mais por ano; de 55 a 60, cinco dias. Apenas no intervalo de 35 a 40 anos, mulheres têm vantagem de 0,1 dia. “Pelos dados, a licença-maternidade não impacta tão significativamente as empresas como se imagina”, diz Adriana.

Na origem, a licença-maternidade durava 84 dias e era paga pelos empregadores. Em 1973, a Previdência Social assumiu os custos. A Carta de 1988 aumentou o período para 120 dias; em 2008, tornou-se possível a concessão de 180 dias. Pais tinham direito a um dia de afastamento pela CLT; a atual Constituição estabeleceu cinco, pagos pelo empregador. Projetos para ampliar o período tramitam há anos no Congresso Nacional.

A divisão equânime das atribuições familiares é agenda importante para reduzir desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Dados do IBGE mostram que mulheres dedicam o dobro do tempo dos homens aos afazeres domésticos e cuidados com pessoas. Com isso, cumprem jornadas menores e têm menos oportunidades de ascensão a melhores cargos e salários. Regina chama atenção para a necessidade mudanças tanto nos benefícios trabalhistas quanto na rotina dos lares: “Os homens precisam fazer a parte deles. Isso envolve uma mudança de cultura nas políticas públicas, nas empresas e nas famílias”.

Igualmente importante é incorporar ao debate a informalidade. Na Pnad Contínua de agosto, o IBGE constatou número recorde de trabalhadores sem carteira assinada (11,8 milhões) e conta própria (24,3 milhões). Os dois grupos somam quatro de cada dez pessoas ocupadas no país e estão à margem dos benefícios da licença-maternidade/paternidade e do afastamento por doença. A precarização alcança principalmente mulheres e negros, maioria entre desempregados, sem carteira, autônomos e mal remunerados. “Se as privilegiadas pelo emprego formal já levam desvantagem no mercado, maior ainda é a vulnerabilidade das demais. O país precisa estruturar modelos de proteção a essas mulheres e crianças”, recomenda a gerente da ONU Mulheres. É urgente.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Bitonga Travel tem como pretensão democratizar viagens entre mulheres negras. Projeto será lançado no Aparelha Luzia

Grupo formado por quatorze viajantes, influenciadoras digitais negras almeja...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

E-book “Mulher faz ciência” reúne histórias de cientistas brasileira

Quando alguém pensa em um cientista, o esquema mental acionado,...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...
-+=