Decifra-me ou devoro-te

Há dias que venho me interessando por culinária, entretanto , somente de forma metafórica seria verdade dizer que me interesso pela cozinha árabe, alemã ou de qualquer outra região.

Por Edipo Cunhambebe, no Mamapress

Falo de cozinha como local de transformaçao, de mudança , de metamorfose e apesar de ser vegetariano , até mesmo de matança. Explico. Etnograficamente , o que ocorre no debate político brasileiro tem relações com os hábitos de alimentação ritual dos  canibais. Antropofagia e xenofobia. Devorar o estranho, o que é diferente de nós, o que não se submete aos nossos argumentos , o inimigo …

Cunhambebe

Não é de se admirar que a linguagem do debate tenha temas de  culinária …

Os marqueteiros criaram a expressão “coxinha”( Lula também é comestivel e saboroso quando frito).A linguagem é reveladora das intenções.

Devorar , deglutir, triturar  mastigar ,comer o coxinha ou o Lula – cru ou cozido, tanto faz.

Fui então reler o livro do antropólogo Levi Strauss – ” O cru e o cozido”. Uma das teses do livro é que a civilização nasce na cozinha e ,talvez ,estejamos no principio de um novo processo civilizatório …A passagem da natureza à cultura, do cru ao cozido,do domínio do fogo à alta costura , passando pela etiqueta  e outras regras que incluem o embrião de um contrato social, sempre mal cozido…( com “l ” e com “u”).

No mito de criação de cada novo desejo de sociedade, se antecipa o caminho a trilhar. Quem somos, para onde iremos? A esfinge dizia: ” Decifra-me ou devoro-te” . Os mitos dialogam entre si.  Que mitos da nova sociedade estamos querendo propor, se nossos diálogos estão carregados de ódio ao inimigo – não te decifro, então te devoro?

Cru ou cozido?

O pensamento selvagem nos orienta porque a natureza do nosso diálogo, ainda mantem esta lógica de dentes e caras pintadas, ou de máscaras negras e brancas, primitivas, assustadas e assustadoras para as crianças do confronto, que só tomarão um mingau ralo neste banquete de nossa miséria politica.”

 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...