Denúncia de racismo em escola de SP contra aluna de 12 anos gera comoção

Lorena tem 12 anos e agora vai à escola sorrindo com seu cabelo black power. Mas não era assim até o mês passado, quando foi vítima de racismo por colegas de turma no colégio estadual onde estuda, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo sua mãe, Camila dos Santos Reis, a menina sofreu agressões verbais por causa de sua cor e seu cabelo. A web designer conta que criaram grupos no WhatsApp para insultá-la por mensagens de voz. Lolô, como é conhecida carinhosamente, ouviu e chorou calada. Até que o preconceito chegou aos ouvidos da mãe, que fez barulho nas redes sociais.

No DCM

O primeiro desabafo de Camila no Facebook foi curtido por mais de 107 mil pessoas e compartilhado por quase 75 mil. No post, ela conta que Lolô lhe enviou uma mensagem, dizendo: “Olha o que eu sofro”. Na sequência, cerca de 20 áudios ofensivos que recebeu de colegas da sua idade, como “Sua preta, testa de bate bife”, “Eu sou racista mesmo”, “Você vai ficar neste grupo até chorar”, “Cabelo de movediça, de macarrão” e outros impublicáveis. Na época, ela usava canecalon (tranças de cabelo artificial).

Duas semanas depois, Camila postou no Facebook nova denúncia, de que a direção da escola havia trocado Lolô de turma porque “ela não se adaptou às outras crianças”. A decisão, segundo a mãe, foi tomada depois de uma acareação entre sua filha e seus agressores verbais, em que a menina teria tido que pedir desculpas a eles. Dessa vez, a garota não apenas chorou, como teve febre alta, foi diagnosticada com estresse pós-traumático e não queria voltar mais à escola.

— Depois que a diretora teve a infeliz atitude se fazê-la pedir desculpas para os agressores, ela ficou uma semana em casa, não tinha condições de ir às aulas. Mas, mesmo assim, ela não queria trocar de escola, pois dizia que não fez nada de errado para sair da escola, que quem tinha que mudar eram os alunos e a postura da diretora.

Após a repercussão nas redes sociais, motivada pelas páginas do Facebook “Preta e Acadêmica” e “As vantagens de se enrolar” (uma referência aos cabelos), as coisas começaram a melhorar.

Entenda o caso

Brasil: vítima de racismo em escola, menina é obrigada a pedir desculpas aos agressores

— A escola foi muito resistente, aconteceram coisas muito chatas, houve negligência, mas, depois da intervenção do Conselho Tutelar, do Departamento de Políticas Afirmativas de São Bernardo e da Secretaria de Educação, a escola entendeu a necessidade de tomar providências corretivas em relação aos agressores. Os pais dos alunos enfim foram chamados. Quanto às medidas socioeducativas ou corretivas que foram tomadas, prefiro não me pronunciar — disse Camila.

Veja também:  Em vídeo, menina de 8 anos combate preconceito sobre seu cabelo

 

+ sobre o tema

Negros podem ter cota em concursos de Curitiba

O vereador Francisco Garcez (PSDB) apresentou um projeto...

História verídica de uma ex-presidiária que virou letra de rap

Ouça a música agora: Interpretada pelo grupo Influência Positiva, rap aborda...

Ataques racistas a atletas podem provocar mudanças nas redes sociais

Twitter vai se reunir com o Manchester United para...

para lembrar

Charlie Hebdo passa de todos os limites ao ironizar criança síria que morreu afogada

A revista francesa Charlie Hebdo voltou aos holofotes nesta...

A exceção como regra

Ao nomear como “Exceptis” a operação que invadiu a comunidade...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=