Diáspora Conecta convoca realizadores afrodescendentes do nordeste para cursos e laboratório de desenvolvimento de projetos cinematográficos

Diáspora Conecta é uma plataforma que articula ações de inovação e criatividade, promovendo atividades de experimentação, capacitação e reflexão em torno da produção artística afrodiaspórica. O projeto, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e conta com a parceria do Sebrae, da Aliança Francesa Salvador, da A Firma e do Cine Theatro Cachoeirano, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, visa propiciar um espaço de encontro entre realizadores, produtores, agentes do mercado e o público em geral.

no Aldeia Nagô

Diáspora Lab / Divulgação

Até o dia 31 de agosto estão abertas as inscrições para o Diáspora Lab, que vai selecionar seis projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento de realizadores negros/as da região Nordeste do Brasil, sendo 03 (três) de ficção e 03 (três) de documentário. A proposta do laboratório é que os projetos selecionados participem de atividades de consultoria com profissionais de destaque no cenário audiovisual brasileiro durante cinco dias, de 22 a 26 de outubro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Consulte o regulamento no site.

As atividades da plataforma serão realizadas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, em Salvador e Cachoeira, e abrigará um Laboratório de Desenvolvimento para projetos audiovisuais, o Diáspora Lab; cursos intensivos de capacitação e imersões em criatividade e inovação, a Escola Diáspora; e uma série de seminários com artistas, pensadores e profissionais da cadeia criativa, o Encontros da Diáspora. Em breve a programação completa dos cursos e palestras estará disponível no site.

FRANCINE BARBOSA

Roteirista e professora de roteiro. Trabalhou como roteirista no desenvolvimento do longa metragem “A Cidade Aqui Dentro”, das séries de televisão “A Revolta dos Malês”, “36 Horas” e “Existe Amor em SP/Estranho Casal”, e foi vencedora do kikito de melhor roteiro de curta metragem no Festival de Gramado pelo roteiro do curta metragem “A Navalha do Avô”. Como professora ministrou cursos e oficinas na Biblioteca São Paulo, Academia Internacional de Cinema, Oficinas Tela Brasil e Programa VAI, entre outros. Participou das comissões de seleção do laboratório de desenvolvimento de projetos latino americanos Brlab, do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, do ProAC-SP e dos projetos de audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. É parecerista de diversas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA desde 2015.

DIÁSPORA CONECTA

O objetivo principal da plataforma Diáspora Conecta é criar um ambiente de conexão que integre artistas e profissionais negras e negros do audiovisual da Bahia com agentes do mercado nacional e internacional por meio de atividades de criação, capacitação e pesquisa.

Segundo Emerson Dindo, idealizador da Diáspora Conecta, “a plataforma se inscreve como espaço de encontro e capacitação sobre os novos processos de criação e suas estratégias de diálogo e inserção no mercado, a fim de ampliar as possibilidades de atuação dos/as realizadores/as negros brasileiros”.

As ações da plataforma podem contribuir para facilitar os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, além de incentivar a formação artística e cultural de realizadores afrodiaspóricos a fim de que haja maior paridade de gênero e, sobretudo, de raça no audiovisual brasileiro.

Para Leandro Santos Rodrigues, um dos idealizadores da Diáspora Conecta, “buscamos democratizar o acesso ao debate e à reflexão sobre o atual cenário de produção e difusão do audiovisual brasileiro, propiciando o intercâmbio cultural de diferentes profissionais do setor.

Atividades da Diáspora Conecta:

DIÁSPORA LAB – programa imersivo de desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção e documentário para realizadores/as negros/as brasileiros, cujo objetivo principal é fortalecer as propostas narrativas e as estratégias da produção de projetos em fase de desenvolvimento. Seis projetos serão selecionados e seus respectivos diretores e produtores participarão de atividades de capacitação e consultoria durante cinco dias com destacados profissionais do audiovisual brasileiro.

ESCOLA DIÁSPORA – programa multidisciplinar de cursos intensivos voltados especialmente para a capacitação de profissionais afrodescendentes, cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento e produção de narrativas inovadoras.

ENCONTROS DA DIÁSPORA – uma série de seminários com artistas, pensadores e profissionais da cadeia criativa cujo objetivo principal é refletir sobre os processos de criação a partir de uma perspectiva afrodiaspórica.

 

SERVIÇO

CURSO – Escrita Cinematográfica da Escola Diáspora

PROFESSORA – Francine Barbosa

INSCRIÇÕES – Até 21 de agosto – Resultado da seleção dia 25 de agosto.

PERÍODO DO CURSO – 29/08 a 01/09

HORÁRIO – Quarta a Sexta 18h30 às 21h30 – Sábado 09h30 às 12h30 / 14h às 17h

LOCAL – Aliança Francesa Salvador

PÚBLICO-ALVO – Voltado especialmente para realizadores/as, escritores/as e estudantes afrodescendentes.

INVESTIMENTO – Gratuito

VAGAS – 20 (10 vagas para mulheres)

LABORATÓRIO  – Diáspora Lab

INSCRIÇÕES – Até 31 de Agosto – Resultado da seleção até 10 de Outubro

PERÍODO DO CURSO –  22 a 26/10

HORÁRIO – 09h30 às 12h30 e de 14h00 às 17h00

LOCAL – Cachoeira – BA

PÚBLICO-ALVO – Voltado especialmente para realizadores/as afrodescendentes

INVESTIMENTO – Gratuito

VAGAS – 6 projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, sendo 03 (três) de ficção e 03 (três) de documentário.

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Forças de Gbagbo repelem ataque a residência de líder marfinense

ABIDJAN (Reuters) - Forças leais a Alassane Ouattara,...

Afrocolombianos son los que más emigran a Chile

Zamira es pequeña y se esconde tras una...

Queremos uma mulher negra no supremo

O ex-presidente Lula promoveu uma alteração inédita na...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=