Discurso afirmativo marca posse de Luiza na SEPPIR

 

Com um discurso afirmativo, a nova ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, socióloga Luiza Bairros (PT/BA), se tornou oficialmente a quarta ocupante do cargo e a segunda mulher a ocupar o comando da SEPPIR em oito anos.

Ao receber o cargo em cerimônia no Salão Negro do Itamaraty do atual ministro Elói Ferreira de Araújo (PT/RJ), Luiza defendeu a adoção e a potencialização de ações governamentais para consolidar a cidadania negra e elegeu as áreas da Educação, Saúde e Segurança como prioridades.

“As taxas de homicídio entre os jovens negros têm crescido de forma assustadora”, disse a ministra. “Qualquer coisa que seja um obstáculo para a sociedade deve ser uma preocupação para o governo”, acrescentou.

Segundo a nova ministra, um dos desafios que assumirá durante a gestão será a inclusão das demandas de grupos minoritários como indígenas, ciganos, judeus e palestinos. “Queremos que cada ministério apresente uma ação emblemática de impacto que vai marcar os passos deste ministério para os próximos quatro anos”, afirmou.

A proposta, segundo lideranças negras presentes à cerimônia, sinaliza na direção de uma SEPPIR atuando mais transversalmente, com presença mais atuante em todos os demais trinta e seis ministérios e secretarias do Governo da presidente Dilma Rousseff.

Ex-dirigente nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), Luiza Bairros, que teve na posse a presença do governador da Bahia, Jacques Wagner, o principal avalista da sua escolha pela presidente Dilma Rousseff, defendeu o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado no ano passado e que se tornou a Lei 12.228/2010, em vigor desde o dia 20 de outubro do ano passado.

Também considerou positiva a decisão do Ministério das Relações Exteriores de reservar 30% das vagas para os candidatos à carreira diplomática. “As cotas são sempre um instrumento possível dentro de um leque de ações afirmativas que têm sido adotadas pelo governo. A cota é um instrumento, não a política afirmativa, como um todo. Esse sistema tem se mostrado eficiente para combater a exclusão”, disse.

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Lideranças religiosas se unem contra o preconceito

No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=