LUIZA BAIRROS: Um discurso para ser lembrado (posse)

Editorial – Altivo, propositivo, amplo e equilibrado. São as palavras que definem e resumem o discurso de posse da nova ministra chefe da SEPPIR, socióloga Luiza Bairros, na tarde desta segunda-feira (03/01), no Salão Negro do Itamaraty. Altivo, quando reafirmou que a luta pela superação da herança maldita do escravismo e de 122 anos de racismo pós-abolição, não é dádiva do Estado nem de Governos, nem começou ontem.

Somos herdeiros de uma luta histórica, iniciada por muitos antes de nós.

Luiza fez questão de se dirigir “especialmente a militância negra”, responsável, segundo recordou “pela reemergência da luta contra o racismo nos anos 70” “capaz de fazer com que a sociedade brasileira passasse a se ver na sua diversidade, passasse a perceber a idéia de democracia racial como elemento impeditivo da nossa realização enquanto sujeitos políticos detentores de uma história e de uma cultura, que singularizam a nossa participação na sociedade e que reclamam pela superação de desvantagens sociais, produzidas e reproduzidas ao longo dos séculos”.

“Uma trajetória – emendou -, que ensinou para a minha geração e as seguintes que o racismo é uma questão nacional, indissociável, portanto, dos grandes temas que definem os rumos da sociedade brasileira e que devem determinar as escolhas coletivas que fazemos para que o Brasil se realize como um país justo, democrático e igualitário”.

Não há coisa mais constrangedora e vexatória do que ver negros sacrificarem esse bem maior que é a altivez, em nome da ascensão a algum posto, favor ou poder. E a esse papel, desgraçadamente tão corriqueiro em tantos momentos, a nova ministra não se prestou.

Altivo, ao dizer ainda que a SEPPIR necessária não é o “puxadinho” como muitos a vêem, reduzida ao papel de abrigo de dirigentes partidários, voltados para dentro de suas agendas e ou de seus umbigos.

“É preciso evitar a armadilha de considerar que a limitada estrutura de um Ministério voltado para a proposição, articulação e coordenação de políticas públicas continue sendo o único espaço onde se aplicam as competências que construímos nos últimos anos”, lembrou.

Propositivo, quando considerou “fundamental a inclusão de profissionais experimentados no trabalho da igualdade racial nos quadros de pessoal de todos os Ministérios que tenham um papel evidentemente mais próximo a implementação das políticas públicas”.

Não é cabível em um país em que correspondemos, nós, pretos e pardos, a 51,3% da população, segundo o IBGE, nos contentarmos com o gueto de um Ministério com orçamentos minguados, nem nos comportarmos como se esse Ministério fosse uma espécie de “reserva de negros”, como algumas posturas – por equívoco ou ignorância – acabam por sugerir.

“Também deveremos consolidar nos demais ministérios a compreensão de que a missão institucional da SEPPIR, só se realiza através dos seus compromissos com a Agenda da Igualdade Racial, consubstanciada no Plano Nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial. Isso também é necessário do ponto de vista do aprofundamento da nossa relação com o Legislativo e com os Poderes de Justiça, para que nós possamos aprovar as leis que faltam e fazer valer leis importantes que foram conquistadas e hoje se encontram sob o ataque de setores conservadores da sociedade brasileira”.

Sim, porque é precisamente isso que se espera de um Ministério que tem o papel institucional da SEPPIR. Não é ser uma espécie de “reserva de negros”, nem o gueto, nem o “puxadinho” para acomodação de interesses menores. Mas, a de ser – como se propõe e propõe a nova ministra – uma voz presente em todos os demais Ministérios, sempre a lembrar que as políticas públicas devem levar em conta – necessária e obrigatóriamente – a parcela mais vulnerável, que é a população negra, pelos fatores históricos conhecidos.

“A SEPPIR que precisamos ter para consolidar o caminho percorrido desde a sua criação, o Ministério que precisamos consolidar para potencializar as ações de Governo, como ações de Governo, os pilares essenciais na definição da cidadania negra, participação nas estruturas de poder e riqueza da sociedade, educação, saúde e segurança”, emendou.

Altivo e propositivo, ao recordar a necessidade de que a SEPPIR seja dotada “dos recursos materiais e humanos necessários para fazer valer nossa contribuição nesse esforço extraordinário de transformação social, cujos marcos regulatórios instituídos em vários casos com a contribuição da SEPPIR, incluem o Estatuto da Igualdade Racial, o Dec. 4887/2003, a LDB modificada pela Lei 10.639/2003, e a Política Nacional de Atenção à Saúde Integral da População Negra, assim como incluem também os documentos internacionais dos quais o Brasil é signatário”.

Propositivo, ao dizer que no contexto das prioridades enunciadas pela presidente Dilma, segurança também significa a adoção de “novas medidas que venham a deter os homicídios entre jovens negros e negras, cujas taxas ameaçam o nosso futuro, nossas possibilidades de participação efetiva nesse novo Brasil que emergiu nos últimos oito anos”.

“As prioridades do Governo Dilma, não só respondem a bandeiras históricas do Movimento Negro como chamam nossa atenção para os desafios que a nova configuração das relações raciais impõem a sociedade brasileira. Um deles é o desafio de incluir em nossa experiência, as demandas de grupos historicamente discriminados como os indígenas – os donos da terra como são chamados nas tradições afro-brasileiras – com quem já convivíamos nos quilombos. No mesmo modo nos chamam a incluir no esforço de radicalização da democracia, as minorias étnicas constituídas dos ciganos, árabes e judeus, são segmentos populacionais com culturas e trajetórias históricas diferenciadas que também se somam e tem se somado nos últimos anos a construção da sociedade igualitária que queremos”, afirmou.

Amplo, ao fazer um chamamento ao diálogo com todos os setores e reconhecer que a representação da população negra brasileira, não se restringe nem se limita nem se reduz aos espaços institucionais dos Partidos Políticos.

Luiza Bairros foi além: propôs “amplo diálogo com todas as forças que compõem o Movimento Negro, bem como as instâncias de combate ao racismo dos Partidos políticos”. “É desse diálogo que esperamos derivar a legitimidade das nossas ações, sem nunca pretender o alinhamento acrítico que não produz a inovação nem consegue ser efetivamente representativo das demandas das parcela afro-brasileira que hoje representa mais de 50% da população do país””.

E por fim, o discurso de posse da nova ministra foi equilibrado. Ela se afirmou porta-voz de todas as mulheres negras, e mais do que isso, reafirmou o compromisso “com a luta das mulheres, sem as quais – lembrou – não teríamos chegado até aqui”, sem cair na tentação muito recorrente em certas proposições e discursos de esquecer que a luta por transformações na sociedade não é das mulheres – negras ou não – contra os homens – negros ou não – mas, de todos os seres humanos, contra todas as formas e sistemas de exploração e opressão.

Ao fazê-lo, lembrou a simbologia da existência das nove mulheres escolhidas pela Presidente Dilma Rousseff para ocupar Ministérios e Secretarias com status de Ministério na Esplanada.

“Em uma das tradições do Candomblé, nove é o número de Iansã, a orixá guerreira, a única orixá feminina que adentra o culto dos ancestrais no qual apenas os homens seriam permitidos. Não podemos perder de vista esse significado. De todas e de cada uma das nove ministras espera-se que o feminino e o masculino não sejam lugares estanques, mas espaços nos quais homens e mulheres possam circular com desenvoltura e de acordo com as nossas tarefas como ministros e ministras exigirem; sermos sensíveis e guerreiros ou guerreiras, sermos firmes e justos e justas; sermos cuidadores e cuidadores, sem nunca esquecer a energia”, assinalou.

“E assim nós poderemos com essa força dessa simbologia, nós poderemos ir alternando as nossas possibilidades, as possibilidades que temos enquanto seres humanos que somos, acima de tudo responsáveis, por conduzir o Brasil no caminho da Justiça, da Igualdade e assegurar para mulheres e homens no Brasil uma vida digna, livre da violência e de qualquer tipo de discriminação”, concluiu.

As linhas gerais estão dadas, estão postas. Melhores não poderiamser. Mãos à obra, que a obra é grande e exige muitas mãos. O discurso da nova ministra da SEPPIR não poderia apontar melhor caminho.

Agora é esperar pelas ações. E conferir.

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

Marias Pretas no Mar de Copabana!

Embalada pela trilha sonora que a DJ Bieta preparou...

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Jornalista Flávia Oliveira fala sobre racismo e oportunidades

Conferência mostrou que compartilhar oportunidades é arma contra o...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=