A Diversidade Linguística Africana

Quantos tipos de língua você fala? Quantas você conhece? Quantas você acha que existe no mundo? E se eu te disser que muito mais do que você pensa? Será possível em um único país existir mais de duas, ou três ou cem idiomas? Você ira se surpreender!!!!

Imagem: Alamy

A África é riquíssima de línguas culturais. Falam-se no continente mais de mil idiomas. Mas de dois mil, segundo alguns estudiosos. Algumas dessas línguas, como o hauçá e o suaíli, são faladas por dezenas de milhões de pessoas e numa área geográfica bem extensa. Outra por uns poucos milhares. Numa área onde predomina determinado idioma, pode haver pequenos bolsões de outro. Ou de outros. Muitas vezes dois grupos vizinhos se expressam em línguas inteiramente diferentes. E podem ter valores e maneiras de viver também distintos. Ou, ao mesmo tempo, semelhantes e diferentes.

Geralmente as línguas africanas são agrupadas em quatro famílias:

1- A família afro-asiática

2- Niegro-Kordofiana

3- Nilo-Saariana

4- Pretende abranger os povos não negróides – os pigmeus e os do grupo Khoisan (khoi-Khoi e san, mais conhecidos como bosquímanos e hotentotes).

Na África como em toda a parte, as línguas têm variações dialetais. O termo tribo, que os brasileiros conhecem de perto dos nossos índios – ele é marcado mais por significar não só uma etnia, mas um tipo de organização social. Na África dos tempos modernos e a cultura que predomina, a designação adequada é ETNIA.

As línguas africanas e o termo tribo inadequado constituem a diversidade do continente mais referida pelos brasileiros. As línguas aqui são frequentemente classificadas como dialetos no falso pressuposto da sua inferioridade porque quase todas elas não têm alfabeto próprio. O haussa usa o alfabeto árabe, por exemplo, e as da África do Sul e do Zimbábue, que têm o seu ensino fundamental em línguas nacionais, usam o alfabeto latino, usado pela língua inglesa.

Porém, com o tempo os países africanos têm adotado línguas europeias como oficiais.

De todos os 54 países africanos, 27 países apresentam apenas línguas europeias como oficiais, enquanto que os outros 18 apresentam pelo menos uma língua europeia como oficial. São eles: Argélia, Egito, Etiópia, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Saara Ocidental, Somália e Tunísia.

O mapa abaixo mostra as línguas oficiais dos países africanos atualmente:

Fonte: Conexão com África

 

+ sobre o tema

USP, até quando para tão poucos?

Por: DANTE PEIXOTO, JOANA SALÉM e PAULO TAUYR  ...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

para lembrar

SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu...

Ídolo português, Eusébio alerta Brasil

Maior ídolo da história do futebol português, o...

Mãe de aluna agride professora em escola de SC

Mulher se revoltou por filha ter sido liberada antes...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...
-+=