Documentários Brasileiros mostram a realidade sobre o aborto no país

Dia 28 de setembro é o dia Latino Americano de luta pela descriminalização e legalização do aborto. Para fomentar o debate acerca do assunto, escolhemos alguns dos principais documentários disponíveis no Youtube, que narram de forma real e sensível a realidade de muitas mulheres no Brasil.

Por Fernanda Vicente Do Ondda

CLANDESTINAS

O documentário  com roteiro de Renata Corrêa e direção de Fádhia Salomão, faz um pequeno panorama da situação das mulheres que abortam ilegalmente no Brasil. Misturando experiências reais e atrizes interpretando textos de mulheres anônimas que decidiram interromper a gravidez. Dê play e sinta com a gente essa dor e essa esperança que um dia a legalização e a descriminalização do aborto seja uma realidade na América Latina.

Ficha técnica: Clandestinas (Brasil, 2014), dirigido por Fadhia Salomão, roteiro de Renata Côrrea e produção de Babi Lopes.

O ABORTO DOS OUTROS

De Carla Gallo, o documentário O Aborto dos Outros tenta aproximar mulheres que interrompem a gravidez. O fio condutor da narrativa é a história de uma jovem de 14 anos que foi estuprada no caminho para a escola e engravidou. O espectador acompanha a internação e o processo de espera da paciente e age como um confidente, sabendo tudo que a garota está sentindo e pensando. Paralelamente, há relatos de mulheres que abortaram por má formação do feto, relacionamentos conturbados e falta de condições financeiras.

Ficha técnica: O Aborto dos outros (Brasil, 2008), dirigido por Carla Gallo.

FIM DO SILÊNCIO SOBRE ABORTO

O longa conta a história de mulheres que recorreram ao aborto em algum período de suas vidas e mostra como a questão independe de classe social, cor, condições financeiras e ou de formação. As mulheres mostram seus rostos e defendem que a criminalização é a principal responsável pela morte de tantas mulheres em procedimentos inseguros. Rico em dados, o filme se mantém atual, com exceção das informações referentes à criminalização do aborto em casos de anencefalia, medida que foi alterada em 2012.

Ficha técnica: Fim do Silêncio sobre aborto (Brasil 2008), 53 minutos, dirigido por Thereza Jessouroun.

HOMEM GRÁVIDO?

A ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir tem usado o teatro, o graffiti e o vídeo para sensibilizar a população sobre os direitos das mulheres, incentivando a reflexão e o debate público sobre o aborto. Entre essas ações está o curta metragem Homem Grávido?

Ficha Técnica: Homem Grávido (Brasil, 2011), 2 minutos, direção,concepção e roteiro por Elisa Gargiulo, Alessandra Cavagna e Valéria Melki Busin.

 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...

LEGO abandona padrões de gênero a pedido de mãe

Ao receber reclamação por forçar um menino a mentir...

Menina de oito anos morre no Iêmen em lua de mel com marido de 40

Uma criança de oito anos morreu no último sábado...

Rio terá o primeiro centro de atendimento a transexuais e travestis da América Latina

  Rio de Janeiro – O primeiro Centro Integral de...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...
-+=