Dona Ivone Lara

(Foto: © Silvana Marques/Divulgação)

Yvonne Lara da Costa, (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1922) é uma cantora e compositora brasileira.Filha de família pobre, passou a infância em um internato e estudou música com Lucila Guimarães, primeira esposa de Villa-Lobos, tendo cantado sob a regência do maestro.

Mais tarde aprendeu a tocar cavaquinho e nos anos 40 mudou-se para a Mangueira, onde conheceu outros sambistas e freqüentou rodas de samba. No final da década juntou-se à escola de samba Império Serrano, para que compôs alguns sambas-enredos, como “Não Me Perguntes” (com Fuleiro) e “Os Cinco Bailes da Corte ou Os Cinco Bailes da História do Rio” (com Silas de Oliveira e Bacalhau).

Participou das rodas de samba do Teatro Opinião nos anos 60, vindo a gravar o primeiro disco apenas em 1978, quando se aposentou do ofício de enfermeira (trabalhou com Nise de Silveira no tratamento de doentes mentais).

Nesse mesmo ano foi gravado por Gal Costa e Maria Bethânia seu maior sucesso, “Sonho Meu”, em parceria com Délcio Carvalho. A música foi premiada como a melhor do ano de 1978. Motivo pelo qual foi convidada a gravar seu primeiro LP em 1979 pela Odeon, “Samba, Minha Verdade, Minha Raíz” e, no ano seguinte, “Sorriso e Criança”.

Transferiu-se para Warner e lá registrou “Sorriso Negro”, no qual gravou “Tendência” (com Délcio Carvalho) e “Serra dos Meus Sonhos Dourados”.

Em 85, gravou na Som Livre o LP “Ivone Lara” com “Se o Caminho é Meu”. Outros intérpretes que tiveram êxito com composições da sambista foram Clara Nunes e Roberto Ribeiro (“Alvorecer”), o trio Maria Bethânia, Ceatano Veloso e Gilberto Gil (“Alguém Me Avisou”), Paulinho da Viola (“Mas Quem Disse que Eu Te Esqueço”, com Hermínio Bello de Carvalho) e Beth Carvalho (“Força da Imaginação”, com Caetano Veloso). Gravou até o ano 2000, somente estes cinco LPs e um CD, “Bodas de Ouro”, com diversas participações.

Dona Ivone é madrinha da ala dos compositores da Império Serrano e desfila todo ano na ala das baianas. Seu repertório é composto na maioria de sambas românticos, dolentes ou de inspiração em suas raízes africanas.

Discografia

* 1970 – Sambão 70
* 1972 – Quem samba fica?
* 1974 – Samba minha verdade, minha raiz
* 1979 – Sorriso de criança
* 1980 – Serra dos meus sonhos dourados
* 1981 – Sorriso negro
* 1982 – Alegria minha gente
* 1985 – Ivone Lara
* 1986 – Arte do encontro (com Jovelina Pérola Negra)
* 1998 – Bodas de ouro
* 1999 – Um natal de samba (com Délcio Carvalho)
* 2001 – Nasci para sonhar e cantar
* 2004 – Sempre a cantar (com Toque de Prima)

-+=
Sair da versão mobile