Ele foi adotado em um orfanato em Zimbábue, virou um gênio na Inglaterra e agora pode ser deportado e perder sua vaga em Oxford

Ele foi adotado em um orfanato em Zimbábue, virou um gênio na Inglaterra e agora pode ser deportado e perder sua vaga em Oxford.

A história do jovem Brian White é a história da superação de dificuldades e desigualdades – e de como tais injustiças parecem perseguir os que lutam para superá-las.

Do Hypeness

Ele foi adotado em um orfanato em Zimbábue

White nasceu no Zimbábue e, ainda bebê, foi abandonado em um orfanato. Aos 6 anos de idade foi adotado por um pai inglês e uma mãe zimbabuana.

Quando a família decidiu voltar à Inglaterra, a imigração não concedeu ao pequeno White a cidadania inglesa, e um longo e tortuoso processo para sua estadia definitiva no país teve início. Ele então tinha 15 anos.

Ele foi adotado em um orfanato em ZimbábueBrian e sua mãe

Enquanto o processo caminhava, White investia em sua vida escolar e acadêmica – com um afinco e uma capacidade exemplar. Aos 21 anos, o estudante conseguiu quatro notas máximas em sua avaliação, conquistando assim uma vaga na universidade de Oxford, uma das melhores e mais tradicionais do mundo.

Mesmo tendo superado tantos obstáculos, ainda havia um grande problema: em 2014, seu pedido de cidadania foi negado.

Ele foi adotado em um orfanato em Zimbábue

Agora, mesmo aprovado na principal instituição de ensino do país, White corre o risco de ser deportado e de perder sua vaga. “Eu não tenho permissão para trabalhar, então suponho que seria deportado para África”, ele disse em entrevista. “Não sei o que farei. Não conheço ninguém lá. Todo mundo que conheço e amo está aqui”.

O pequeno Brian White, ainda no Zimbábue

Por não ser reconhecido como cidadão inglês, White não pode pedir financiamento dos custos da universidade nem trabalhar.

Eu trabalhei duro para entrar em Oxford. Gastei muito tempo estudando, e por fim consegui as notas. Estava extasiado. Quando descobri que não poderia ir fiquei muito triste”.

A universidade estendeu a garantia de sua vaga por mais um ano, e uma petição foi criada por seus amigos pedindo que seja concedida a cidadania permanente ao jovem Brian White – que, segundo os amigos, é “uma das pessoas mais trabalhadoras e inspiradoras” que eles já conheceram. As autoridades afirmam que estão cuidando do caso com urgência. Até o fechamento dessa matéria, cerca de 92 mil pessoas já haviam assinado a petição.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Mallu Magalhães pede desculpas pelo clipe da música ‘Você não presta’

Muito criticada e acusada de reforçar ideias racistas por...

Racismo no aeroporto de Aracaju: Pesquisa de internautas revela fato mais marcante em Sergipe

Racismo no aeroporto de Aracaju: Pesquisa de internautas revela...

Presidente de time de basquete culpa negros por má fase: ‘Formam um bando’

Um dos mais tradicionais times de basquete da Europa,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos o país mais alegre do mundo é apenas um deles. Há também o da democracia...

Portugal se ressente da invasão de brasileiros mas não nos devolve o ouro

Pela segunda vez neste ano estou em Lisboa, e desta vez pude rever com mais tempo os meus irmãos portugueses –luso-africanos de origem cabo-verdiana, guineense,...
-+=