Em discurso da derrota, Hillary fala às mulheres: ‘Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês’

Hillary Clinton, a candidata democrata derrotada à presidência dos Estados Unidos, discursou nesta quarta-feira (9) e mostrou-se aberta a colaborar com o presidente eleito Donald Trump.

Do HuffPost Brasil

Assumindo que os Estados Unidos estão “mais divididos do que pensávamos”, a ex-secretária de Estado assumiu a derrota e disse que já cumprimentou o adversário. “Precisamos aceitar o resultado e olhar para o futuro”, disse. “Espero que ele seja uma ótimo presidente”, completou.

Dirigindo-se diretamente às mulheres, Hillary disse que americanos e americanas devem lutar pelo princípio da igualdade e declarou: “Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês”.

Em movimento semelhante ao realizado por Trump em seu discurso de vitória, Hillary pediu união ao povo dos Estados Unidos após uma longa e dura campanha. “Se permanecermos juntos, dias melhores virão pela frente, afirmou. Mas aproveitou também para homenagear sua base eleitoral, presente para ver seu discurso. “Vocês são a melhor parte da América”.

Ela assumiu ainda que o resultado das urnas foi “doloroso”, mas que espera que a união de democratas, republicanos e do povo como um todo seja capaz de construir uma América “esperançosa, inclusiva e de coração grande”.

Em discurso, Trump sinaliza para a união

O republicano Donald Trump foi eleito, na noite desta terça-feira (8), o 45º presidente dos Estados Unidos.

Em sua primeira declaração como presidente eleito, o magnata deixou um pouco de lado o tom extremamente agressivo adotado ao longo da campanha, e disse que os americanos devem gratidão à democrata Hillary Clinton.

“Eu acabo de receber uma ligação da Secretária Clinton. Ela nos parabenizou por nossa vitória, e eu a parabenizei, junto com sua família, pela campanha. Hillary trabalhou muito tempo e muito duro, e nós devemos a ela gratidão por seu serviço ao país”, disse ele, que ainda pediu união aos americanos. “Aos republicanos, democratas e independentes, eu digo que é a hora de nos unirmos como um povo”, disse Trump, prometendo ser um presidente de todos e “reconstruir o sonho americano”.

Adotando um tom motivacional, Trump afirmou que “nenhum sonho é muito grande, e nenhum desafio é inalcançável”, dizendo ainda que os americanos merecem “nada menos do que o melhor” e dando um recado para o mundo: sempre colocarei os interesses da América em primeiro lugar.

+ sobre o tema

Machismo e racismo continuam desequilibrando a disputa eleitoral

Levantamento do Inesc feito a partir do cruzamento de...

ONU busca mulheres para cargos de direção de operações de paz e missões políticas

Banco de Talentos de Mulheres Experientes, ou Senior Women...

Machismo: por que os médicos não acreditam em mim?

A situação da saúde no Brasil é conhecida pela...

Medalha Theodosina Ribeiro – Conheças as homenageadas 2015

Reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que...

para lembrar

Estupro em potencial – para pensar a cultura do estupro

Atualmente, discute-se se existe ou não algo como uma...

Grupo de mulheres pede em Brasília descriminalização do aborto

Elas se reuniram ontem com o presidente do STF,...

Ollie Johnson, cientista político: ‘O racismo segue vivo e perigoso no Brasil e nos EUA’

Professor de Estudos Afroamericanos na Wayne University (Detroit) esteve...

A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa do Mundo 2014

Somente 23% das pessoas vistas, ouvidas ou a respeito...
spot_imgspot_img

Entidades da luta por direitos da população negra lançam campanha que pede vaga à ministra negra no STF na Times Square, em Nova York

O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e a Coalizão Negra por Direitos lançaram a campanha "#PretaMinistra", com o objetivo de gerar impacto...

Exame de DNA inocenta americano quase 50 anos após acusação de estupro

Um americano de 72 anos, que ficou sete anos preso por um estupro que não cometeu, foi inocentado quase cinco décadas depois graças a...

“I Have a Dream”: discurso de Luther King completa 60 anos, mas igualdade continua distante nos EUA

O aniversário oficial do discurso de Martín Luther King Jr. é comemorado nesta segunda-feira (28). Para marcar a data, Joe Biden e a vice-presidente...
-+=