Enredo e Samba: Beija-Flor convoca a todos para refletir sobre as questões urgentes de apoio à negritude

Carnavalesco Alexandre Louzada propõe um resgate de personagens pretos e de seus feitos de grande importância para a sociedade e que foram apagados pelos colonizadores europeus.

Beija-Flor de Nilópolis vai convocar a todos para refletir sobre as questões urgentes de apoio à negritude, na Sapucaí. Com o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir da voz da Beija-Flor”, a escola luta para que a história de personagens negros, como Selminha Sorriso, Claudinho, Neguinho da Beija-flor Pinah, Laíla, gente da própria escola, não seja esquecida.

O enredo, segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, é a proposta de um retorno às origens da civilização para que as pessoas possam ter noção da origem brilhante que o povo preto teve. E que foi apagada pela colonização europeia. Uma oportunidade para discutir e levar à reflexão sobre questões urgentes de apoio à negritude.

“O Egito não era como Hollywood mostrou, com Elizabeth Taylor. O Egito era negro. Foram os negros que construíram as pirâmides, a grande Biblioteca do Mali. A filosofia também nasceu na África e teve grandes artistas. Quando a gente propõe essa volta ao passado para resgatar sua origem, a gente começa a construir uma nova consciência. Empretecer o pensamento de até mesmo alguns negros que não têm noção da sua verdadeira história pelo apagamento que a colonização e a civilização branca impôs”, disse Louzada.

A porta-bandeira Selminha Sorriso, por exemplo, diz que tem orgulho de sua história.

“O samba me deu todas as oportunidades que eu sonhei. E hoje tenho gratidão por ser uma mulher preta, ex-moradora de comunidade, bacharel em direito, 1º sargento do Corpo de Bombeiros, mãe de um jovem. E porta-bandeira dessa escola de samba, que é uma escola de vida, que é a Beija-Flor de Nilópolis”, disse Selminha.

O enredo se propõe a dar destaque à verdadeira história dos negros e abordar questões urgentes de apoio à negritude, com seus personagens, na luta contra o preconceito, mostrando que ainda há muita desigualdade a ser vencida. E a Beija-Flor, como escola que tem grande participação da comunidade, quer começar, por exemplo, a enaltecer seus próprios heróis negros, como explica o diretor de criação André Rodrigues.

“O Cabana é um músico, um intelectual da música e do samba dos anos 1940, mas que principalmente vai ser um dos fundadores da Beija-Flor de Nilópolis. Ele vai reunir aqui na Baixada Fluminense, uma quantidade de negros embaixo de uma bandeira azul e branca. A partir desse momento, nesse enredo que a Beija-Flor começa a falar sobre Cabana e a importância da intelectualidade dele, como um homem que não é reconhecido, como vários sambistas não são reconhecidos como intelectuais, ela traz para si a responsabilidade de apresentar esse homem para o mundo. Ele ergueu a escola e hoje está sendo homenageado no desfile”, disse Rodrigues.

A porta-bandeira Selminha Sorriso, que tem uma projeto social para crianças na Beija-Flor, diz que é importante que as crianças entendam quem foi Cabana, Pinah, Neguinho da Beija-Flor, pessoas pretas que contribuíram não só para o samba, mas para a formação de Nilópolis.

“Nosso enredo é uma luta para que essas histórias não sejam contadas de formas diferentes para que os personagens não sejam esquecidos ao longo dos anos e que haja respeito e a educação é o grande viés para que isso aconteça: o respeito, a cidadania, a reparação. Eu sou sambista, eu sou brasileira, eu sou carioca, eu sou preta”, disse a porta-bandeira Selminha Sorriso.

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

AJURIS: Pacto pelo fim do racismo, por Rute dos Santos Rossato

Artigo da diretora do Departamento de Comunicação da AJURIS,...

Movimento Negro Unificado comemora 39 anos em ato no Teatro Municipal

Celebração conta com a presença dos fundadores do MNU,...

Organizações do movimento negro publicam manifesto em apoio a Boulos em SP

Organizações do movimento negro lançaram um manifesto em apoio...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

Escolas de samba foram espaço de resistência à repressão da ditadura

Consideradas território de alegria, diversão e preservação cultural, as quadras das escolas de samba já foram locais de dor e sofrimento. Durante os anos...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=