Escritora Kenia Maria e filha atriz Gabriela Dias relatam ataque racista de estrangeiro em shopping do Rio: ‘Favelada’

Defensora da ONU Mulheres Negras, a escritora Kenia Maria, 41 anos, e sua filha, a atriz Gabriela Dias, 19 anos, contaram terem sido vítimas de assédio na tarde de hoje, no shopping RioSul, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Elas relataram terem sido ofendidas e “fisicamente intimidadas” por um homem estrangeiro, de país ainda não identificado.

por Thiago Rogero no O Globo

Elas registraram ocorrência na 10ª DP (Botafogo). No depoimento, disseram ter sido seguidas pelo homem, que tocou Gabriela. A jovem reclamou, e ele insistiu, dizendo que faria novamente. Ao ver a cena, Kenia Maria interveio e contou ter sido chamada de “favelada”.

Segue…

Pessoas que estavam no shopping, contou Kenia, reagiram para defender mãe e filha, aos gritos de “racista”. A escritora chamou a polícia e todos foram levados à delegacia, onde prestam depoimento agora.

Aliás…

Gabriela Dias integrou o elenco da série “Cidade Proibida” e do reality show“PopStar”, ambos da TV Globo. No reality, ela foi backing vocal do ator Erico Brás, seu padrasto. Érico e Kenia, aliás, como saiu aqui, ganharam, em junho de 2017, ação movida por racismo contra a Avianca.

A voadora foi condenada a pagar R$ 35 mil, por danos morais. Na ação, o casal contou que, após discussão sobre bagagem de mão, o comandante de um voo Salvador-Rio acionou a PF, disse que o casal era uma “ameaça” e eles foram… expulsos do avião.

(Atualizada às 18h34m de 28/02/2018)

A assessoria de imprensa do RioSul enviou o seguinte:

“O RIOSUL Shopping Center repudia qualquer tipo de discriminação social e racial. A equipe de segurança do shopping agiu prontamente e está colaborando com as investigações”.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

O parto roubado é um conceito político de resistência – Por: Fatima Oliveira

O parto é um evento e uma construção social....

Zezé Motta: “Em uma sociedade que valoriza apenas o novo, envelhecer é desafio”

Atriz e cantora conversa com Camila Pitanga sobre o...

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Leci Brandão: a sambista que comprou a briga da merenda em SP

História de vida levou deputada a construir seu mandato...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=