Estatuto Racial: para além do conceito

Autor: Fase – Solidariedade e Educação


A aprovação do Estatuto da Igualdade Racial pela Câmara dos Deputados trouxe de volta o furioso debate de reação às políticas afirmativas para inclusão igualitária de negros nos diferentes espaços da sociedade brasileira.

 

Mais uma vez, grandes veículos de comunicação dão condições desproporcionalmente maiores àqueles que argumentam contra as políticas pró negros, a exemplo do artigo “De Nixon a Vicentinho”, assinado por Demétrio Magnolli e Yvonne Maggie em O Globo de 17 de setembro.

 

Sua questão de fundo permanece a mesma: insistir no argumento cabal de que o conceito de raça não se aplica a seres humanos, e que portanto uma política pública baseada neste conceito validaria o conceito e instituiria uma divisão racial da sociedade. Ao longo dos últimos anos, e a propósito do debate deste mesmo Estatuto que a Câmara acaba de aprovar, os dois intelectuais que assinam o artigo repetiram este argumento publicamente em muitas ocasiões. Mas não deram atenção ao fato de que muitos defensores das políticas afirmativas para as populações discriminadas também não crêem no conceito de raça. E, mais do que isso, se fizeram surdos à mais realista e principal justificativa destas políticas, que não reside no debate sobre a validade ou não do conceito de raça, mas na prática inegável do racismo pela sociedade brasileira.

 

Enquanto os autores vêem com preocupação a possibilidade de o Estatuto da Igualdade Racial promover um apartheid oficial no Brasil, sequer mencionam que nas ruas das cidades, nas salas de aulas de universidades públicas, nos territórios rurais pressionados pelo agronegócio, nos postos de trabalho de todos os setores da economia, a apartação de negros existe e é bem real.

 

O caso das cotas para ingresso nas universidades públicas tornou-se o mais emblemático desta discussão. Em artigo recente no site da ONG Geledés, o professor da Universidade de Brasília José Jorge de Carvalho apresenta dados que ele pesquisou sobre a existência de professores negros nas seguintes universidades públicas: USP, Unicamp, UFRJ, UFRGS, UFMG e UnB. Nelas, os docentes negros somam não mais que 0,6% do total. Segundo ele, a África do Sul do tempo do Apartheid tinha mais professores universitários negros do que o Brasil tem hoje, proporcionalmente. Seu argumento leva a crer que, se não forem adotados mecanismos que forcem a correção deste rumo, a sociedade poderá naturalizar de forma irreversível a situação, e assim aceitar passivamente o estabelecimento de uma suporta verdade que, esta sim, validaria o conceito de raça: a de que a docência universitária seria profissão reservada a pessoas brancas.

 

Em artigo de agosto deste ano também reproduzido pela Geledés, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos defende a criação de cotas para negros e indígenas nas universidades públicas por três motivos: a) o sistema de educação superior não pode se entregar à reprodução de desigualdades que lhe são externas; b) as cotas não trazem prejuízos à qualidade acadêmica, o que é óbvio, mas deve ser afirmado e estimulado por trazer diversidade cultural à produção do saber; e c) a comunidade acadêmica legitimou a política afirmativa, inclusive fazendo da inserção do estudante cotista uma causa política.

 

Por isso, o risco de apartação social não é teórico, como querem fazer crer os que torcem o debate para afirmar que está em curso uma “racialização” da sociedade brasileira. A segregação dos negros é histórica e se verifica no dia a dia desta população, nas discriminações racistas que sofre, sejam elas econômicas, educacionais, policiais, midiáticas ou de qualquer outra ordem. Políticas públicas que carreguem consigo a coragem de reverter injustiças históricas são bem-vindas. Antes de causar hipotéticas segregações de Estado, serão apropriadas pela sociedade e promoverão a inserção digna e igualitária dos negros, hoje e no futuro. O benefício maior, contudo, é de interesse de todos: negros, brancos, indígenas ou imigrantes de qualquer outra origem cultural, nenhum de nós aceitará viver num país racista como, infelizmente, o Brasil ainda é.

 

Para seber mais

http://www.geledes.org.br/textos-relacionados-direitos-humanos/estatuto-da-igualdade-racial.html

http://www.geledes.org.br/em-debate/justica-social-e-justica-historica.html

http://www.geledes.org.br/cotas/cota-e-reparacao-nao-racismo-diz-especialista.html

 

Matéria original

 

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=