Estética negra empodera, sim. Porque não dá para enfrentar o racismo quando você ainda se odeia

Ainda que de maneira muito reduzida, pessoas negras tem ganhado algum espaço nas mídias impressas, televisiva e digitais e tentado com muito esforço apresentar uma outra imagem do que é a negritude. Meninas e rapazes que aceitam e assumem seu fenótipo negro como algo belo, ocupam de forma cada vez mais forte a moda, a fotografia, as artes e a produção cultural em geral. Além disso, cada vez mais projetos, que vão de páginas no Facebook e no Instagram até grandes ensaios fotográficos, compilam e espalham imagens positivas de pessoas negras na internet.

Por Robin Batista no Guerrilha

1-foto-carol-cury

Mas isso tem recebido críticas de pessoas que vêem o movimento do “tombamento”, ou da valorização da estética negra, como algo superficial, que estaria deixando de lado questões importantes e urgentes. E aqui vem o grande conflito. Algumas pessoas que fazem essa crítica, além de apontar uma insuficiência da valorização estética na luta antirracista, muitas vezes colocam esse movimento como uma espécie de ferramenta do poder branco, já que na moda, na mídia e em outros lugares, essas iniciativas estão ligadas à comercialização de produtos em cujos processos a presença da negritude está meramente na exposição, sendo que os ganhos finais daquilo vão para brancos, na maioria das vezes. Outra crítica é que valorizar estética negra sem promover outras ações que abordem o genocídio do povo negro e a violência policial seria algo nulo, sem nenhum efeito na luta antirracista. Essas críticas podem fazer algum sentido, dependendo do contexto, mas será que também não são limitadas?

Racismo: um sistema complexo e de várias dimensões

O primeiro problema dessas críticas, na maioria das vezes, é que elas ignoram a complexidade do racismo e lembram apenas de um de seus tentáculos. De fato, um dos maiores problemas do nosso país é a violência policial contra o povo negro. Todas as estatísticas oferecem a evidência da continuidade histórica de um genocídio que começou quando os brancos invadiram a África e sequestraram os primeiros de nós, e essa indústria da morte do povo preto nunca parou, muito pelo contrário, ela segue com toda a força.

Modelo: Mauricio Sacramento. Foto: Maria Victoria
Modelo: Mauricio Sacramento. Foto: Maria Victoria

Porém, esse não é o único dos tentáculos do racismo. Para que se desenvolvesse uma sociedade racista como essa em que vivemos, foi preciso que, ao longo de séculos, uma série de investidas contra as africanidades fossem feitas pelo poder branco em muitas dimensões. Para que hoje a mesma negritude que remete aos povos que já foram os mais ricos cultural e materialmente na história seja ligada ao que há de pior no mundo, foi preciso que o racismo operasse em várias dimensões. E é aí que entra a importância da valorização da estética negra, não como algo acessório, mas fundamental e complementar para combater o racismo.

Existem várias maneiras de aplicar golpes em quem se espera derrotar. Desde que invadiram a África, os brancos exploraram os africanos material e fisicamente de várias formas, desde o roubo de suas riquezas naturais até o uso forçado de seus corpos para fazer o trabalho braçal que eles não queriam fazer. Mas, seja como ponto de partida para a escravidão, seja como resultado dela, é fato que o rebaixamento da negritude no imaginário social ao longo do tempo foi o que contribuiu de maneira mais significativa para o domínio branco sobre o povo preto. E esse rebaixamento tem uma forte carga estética, não só na ridicularização dos atributos fenotípicos do povo preto, mas também na inferiorização de nossa ancestralidade, de nossos saberes e de nossas culturas.

Modelos: Najara Dos Santos, Lailane Dórea e Dandara França. Foto: Helemozão
Modelos: Najara Dos Santos, Lailane Dórea e Dandara França. Foto: Helemozão

Ou seja, conseguiram nos derrotar em várias batalhas quando nos fizeram acreditar que não valia a pena lutar por nós mesmos, que nós valíamos menos, que não éramos humanos como eles, os brancos. Desmontaram parte de nossa resistência. A desvalorização, inferiorização e ridicularização da negritude, ao longo dos séculos, fixou no imaginário social da sociedade brasileira a ideia de que somos naturalmente inferiores e que só embranquecendo, seja pela miscigenação, seja pela auto-violência estética, poderíamos ser “menos piores”. E o racismo incutiu isso em nossas cabeças, em nosso hábitos, comportamentos e estilos de vida, e a partir daí nós mesmos reproduzimos essas violências contra nós. A naturalizaçao disso é tão forte que em nossa sociedade a negritude virou sinônimo de feiura. Por isso, mesmo quando um negro não é chamado de negro (por ter pele clara), o lugar que ele ocupa próximo à branquitude é o lugar do “feio”. Essa é uma ferramenta fundamental para desmontar nossa resistência. No lugar da auto-valorização, do auto-amor, aprendemos desde criança o auto-ódio, aprendemos a olhar no espelho e sentir nojo, raiva, tristeza por sermos quem somos, por trazermos a África estampada no corpo e a cometermos uma série de violências contra nossos corpos com o objetivo de ficarmos mais próximos da branquitude.

Modelo: Adonis Bosso. Foto: Kevin Tachman
Modelo: Adonis Bosso. Foto: Kevin Tachman

O racismo não esquece nenhuma pessoa negra: auto-amor como resistência

Por isso, acredito que o primeiro obstáculo que enfrentamos na luta contra o racismo é gostar de nós mesmos. É uma tarefa árdua, difícil e espinhosa se olhar no espelho e tentar sentir amor ao invés de ódio. Reverter no nosso imaginário a ideia secular de que a negritude é uma coisa, pequena, feia, ruim, dói bastante, porque temos que remexer em várias feridas sempre abertas que passamos a vida toda tentando esconder. Mas é só quando passamos, de fato, a acreditar em nosso valor, em nossa integridade humana, é que ganhamos força, somos empoderados, nos sentimos confiantes para enfrentar o racismo em outras dimensões.

E essa redescoberta de nós mesmos, de nosso valor como humanos, de nossa ancestralidade, de nossa beleza preta, africana, deve vir com o entendimento e a aceitação de nossa diversidade. Uma das formas de o racismo nos enfraquecer foi nos reduzindo a um modelo estereotipado de pessoa negra, nos impondo violentamente determinados papéis nos quais nunca coubemos de verdade. Para o racismo, negro é apenas o de pele mais escura, somos sempre animais sexuais, sempre cisgêneros e heterossexuais, e naturalmente adequados ao trabalho braçal. Redescobrir a riqueza de nossa negritude passa por enfrentar esses reducionismos racistas e celebrar nossa diversidade. Por isso, qualquer iniciativa que pretenda valorizar as estéticas negras precisa estar atenta a isso.

Modelo: Kiara Felipe
Modelo: Kiara Felipe

Uma pessoa negra de pele muito clara (como eu, autor desse texto) pode se livrar de muitas situações de violência policial justamente por ter pele clara, mas vai continuar sendo escanteado para o lugar do “feio, ridículo” na sociedade, receber apelidos racistas e crescer se odiando por ter fenótipo negro. Uma menina negra e lésbica, não sofrerá apenas por ser negra, mas o racismo que a agride virá com uma carga de machismo e lesbofobia junto. Entre nós, temos de mulheres e homens a pessoas não-binárias, de cis a transgêneros, de gays, bissexuais e lésbicas a heterossexuais, dos de pele mais escura aos de pele mais clara. O racismo não esquece nenhuma pessoa negra, portanto, desenvolver valorização e auto-amor entre nós, individual e coletivamente, envolve respeitarmos e entendermos a riqueza da nossa diversidade.

Modelo: Axel Kwenkeu. Foto: DNA Models NY
Modelo: Axel Kwenkeu. Foto: DNA Models NY

Para finalizar, acredito que esse movimento que busca valorização da estética negra é, sim, absolutamente importante porque reconstrói nossas defesas, nossos escudos, nossa resistência individual, mas também coletiva. Não é suficiente, mas que estratégia sozinha é suficiente? Se cada preta e cada preto, a partir de suas possibilidades, fizer aquilo que estiver ao seu alcance, conectado com aquilo que o outro faz, isso já terá um impacto enorme. A violência policial contra nós é profunda e precisa ser discutida, mas somos diversos e o racismo também nos violenta de maneira diversa. Racismo não é só o que sai da arma de um policial. Portanto, nos amar, gostar de nós mesmos, pode ser um primeiro passo para entendermos melhor outras questões e nos engajarmos nelas.

Estética empodera, sim. Porque não dá para enfrentar o racismo quando você ainda se odeia.

Modelo: Emile Brito. Foto Helemozão
Modelo: Emile Brito. Foto Helemozão
Modelos: Teodoro e Cleidson Santana. Foto: Gabriel-Oliveira
Modelos: Teodoro e Cleidson Santana. Foto: Gabriel-Oliveira
Modelo: Sanele Junior Xaba. Foto: insta insta @salene_xaba
Modelo: Sanele Junior Xaba. Foto: insta insta @salene_xaba

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=