Estudante é premiada em evento literário internacional com narrativa contra o racismo: ‘Ocupando espaços’

Enviado por / FonteDo G1

Jéssika de Oliveira Souza, aluna do curso de Letras da Uesb, campus de Jequié, usou escrita de mulher, negra, mãe e nordestina para descontruir estruturas enraizadas, como o racismo.

A escritora Jéssika de Oliveira Souza, aluna do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, foi premiada pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB) de Nova York.

A estudante ficou entre as cinco melhores na categoria Antologia, com a obra “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral”. A premiação foi divulgada na Live Especial Destaque Literário Focus Brasil NY 2021, realizada no dia 14 de agosto.

A antologia reúne 63 escritoras do Brasil e de Portugal e é composta por poemas, poesias, contos e textos de lutas, luto, amor, resistência e vitórias. Jéssika contribuiu com poemas e contos.

O projeto “Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral” foi organizado pelas escritoras Aldirene Máximo e Julie Veiga e homenageia Conceição Evaristo, Carolina de Jesus e Geni Guimarães, grandes nomes da literatura brasileira.

Para Jéssika Souza, a escrita foi a ferramenta que encontrou para poder descontruir algumas estruturas enraizadas, como por exemplo, o racismo.

“É maravilhoso essa desconstrução. Através da minha escrita de mulher, negra, mãe e nordestina, tenho conseguido. É bom saber que estou sendo lida, ocupando espaços que foram negados historicamente a mulheres como eu”, disse a estudante.

“Agradeço a oportunidade e o benefício que foi fazer parte deste projeto lindo com mulheres maravilhosas no Elas e as Letras”, ressaltou.

A Academia Internacional de Literatura Brasileira e a Focus Brasil são entidades sem fins lucrativos que reúnem, gratuitamente, escritores e acadêmicos com livros publicados.

Para o Prêmio, são escolhidos as cinco melhores obras em oito categorias: Ensino & Pesquisa, Antologia, Crônicas & Contos, Auto ajuda, Biografias, Infanto juvenil, Poesia e Romance. O objetivo é reunir, valorizar e incentivar a leitura e escrita de autores da literatura brasileira de vários países.

Outras premiações

A estudante já foi premiada em outros momentos e tem textos publicados em outras obras, como “Antologia: Conte-me um conto” e a coletânea “Mães que escrevem”.

Atualmente, Jéssika Souza é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e atua, ainda, como voluntária do projeto de extensão “Papo Lírico”. Para o futuro, a escritora aposta, agora, na escrita de um romance.

+ sobre o tema

para lembrar

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Aula aberta discute racismo e intolerância religiosa

O evento será realizado no âmbito das disciplinas Didática...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...
-+=