Ex-empregada doméstica diz a Paulo Guedes que está indo a ONU

Deputada estadual do Psol mandou recado ao ministro da Economia que discriminou as empregadas doméstica ao dizer que no período do real mais valorizado a empregada doméstica estava indo para a Disney, “uma festa danada”.

No Vermelho

Deputada estadual do PSOL/MG, Andreia de Jesus (Foto: Reprodução/Instagram @andreiadejesuus)

A deputada estadual do PSOL em Minas Gerais, Andreia de Jesus, trabalhou como empregada doméstica e nas eleições de 2018 foi eleita com 17.689 votos para o mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Andreia mandou um recado nas redes sociais nesta semana para o Ministro da Economia, Paulo Guedes, que criticou “empregada doméstica indo de avião para a Disneylândia”, no que chamou de uma “festa danada”, para criticar os tempos em que a cotação do dólar estava abaixo de dois reais e justificar os maiores valores nominais da moeda estadunidense no Brasil nesta semana.

“Ei, Paulo Guedes! Vai ter doméstica indo de avião. Vai ter doméstica indo pra Europa fazer denúncia na ONU. Vai ter doméstica ocupando o plenário das casas legislativas. Vai ter doméstica presidenta. Vai ter doméstica mostrando que outra política é possível!”, disse Andreia de Jesus nas redes sociais.

Na imagem, Andreia relembra da viagem que fez em novembro para a Alemanha e a Suíça, como representante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para denunciar as violações sistemáticas aos direitos humanos que têm acontecido no Brasil e em Minas Gerais.

Entre os temas, esteve a flexibilização do porte de armas no Brasil, que atinge mais diretamente a população negra e periférica, os crimes ambientais causados pela mineração em Minas Gerais, como foram os casos de Mariana e Brumadinho, além de tratar em seminários sobre as sistemáticas violações a tratados internacionais cometidos pelo governo brasileiro.

Leia também:

Por que Guedes fala mal dos pobres? O psicanalista Christian Dunker explica

Ministro Paulo Guedes, fui empregada doméstica e preciso te dizer uma coisa

‘É a fala de um senhor de engenho’, diz representante das domésticas sobre declaração de Guedes

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...