Ex-Pantera Negra é libertado após 43 anos em solitária nos EUA

Enviado por / FonteDo UOL 

Albert Woodfox, o detento mantido mais tempo em uma solitária nos EUA –43 anos– foi libertado nesta sexta-feira (19), segundo confirmou o seu advogado de defesa. Woodfox, de 69 anos, era um dos Panteras Negras, grupo que militava por autodefesa dos negros contra o racismo e a violência policial, e tem o recorde de anos passados em isolamento em uma prisão americana.

Na solitária desde 1972, acusado de ter participado do assassinato de um guarda prisional, Woodfox era o único membro do grupo de três prisioneiros condenados pelo crime que ainda estava detido. O trio, conhecido como Os Três de Angola, contava ainda com Robert King, que, depois de 29 anos na solitária, foi liberado em 2001, e Herman Wallace, que morreu poucos dias depois de ser solto, em outubro de 2013, após mais de 41 anos de isolamento.

Woodfox estava preso na década de 1970 por assalto a mão armada quando o agente prisional foi morto durante uma rebelião. Ele foi responsabilizado pelo crime em 1972. Ele foi a julgamento novamente em 1998, quando a condenação por homicídio foi mantida.

Ele foi solto no dia em que completou 69 anos. “Depois de quatro décadas de isolamento, a soltura de Albert Woodfox está muito atrasada e é inegavelmente justa”, disse Jasmine Heiss, da Anistia Internacional. “Nada vai reparar verdadeiramente o confinamento solitário cruel, desumano e degradante ao qual o Estado da Louisiana o submeteu”, completou.

Woodfox ficou detido, na maior parte do tempo, na Penitenciária Estadual de Louisiana. Ele sempre se declarou inocente do assassinato, argumentando que ele e os outros dois homens foram acusados devido ao ativismo, na prisão, pelo Partido dos Panteras Negras –movimento em prol dos direitos dos negros que começou nos anos 1960, na Califórnia, e permaneceu ativo até 1982. (Com agências internacionais)

+ sobre o tema

I Semana Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA

A Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da...

Reconocen avances afrodescendientes en Venezuela

Por Jesús Chucho García Recientemente la República Bolivariana...

para lembrar

Alicia Keys decide não usar mais maquiagem e explica em carta: ‘Cansada de julgamentos’

Alicia Keys voltou aos palcos com música e postura novas....

Seminário propõe nova agenda e renovação políticas afrodescendentes

O seminário foi encerrado no melhor estilo afro-brasileiro, com...

Whitney Houston adia concerto em Paris

A cantora americana Whitney Houston adiou, por problemas de...

Entrevista com o Professor Doutor José Maia Bezerra Neto – PA

Fonte: Blog da Profª Edilza Fontes Professor Doutor da...
spot_imgspot_img

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...
-+=