Ex-Pantera Negra é libertado após 43 anos em solitária nos EUA

Enviado por / FonteDo UOL 

Albert Woodfox, o detento mantido mais tempo em uma solitária nos EUA –43 anos– foi libertado nesta sexta-feira (19), segundo confirmou o seu advogado de defesa. Woodfox, de 69 anos, era um dos Panteras Negras, grupo que militava por autodefesa dos negros contra o racismo e a violência policial, e tem o recorde de anos passados em isolamento em uma prisão americana.

Na solitária desde 1972, acusado de ter participado do assassinato de um guarda prisional, Woodfox era o único membro do grupo de três prisioneiros condenados pelo crime que ainda estava detido. O trio, conhecido como Os Três de Angola, contava ainda com Robert King, que, depois de 29 anos na solitária, foi liberado em 2001, e Herman Wallace, que morreu poucos dias depois de ser solto, em outubro de 2013, após mais de 41 anos de isolamento.

Woodfox estava preso na década de 1970 por assalto a mão armada quando o agente prisional foi morto durante uma rebelião. Ele foi responsabilizado pelo crime em 1972. Ele foi a julgamento novamente em 1998, quando a condenação por homicídio foi mantida.

Ele foi solto no dia em que completou 69 anos. “Depois de quatro décadas de isolamento, a soltura de Albert Woodfox está muito atrasada e é inegavelmente justa”, disse Jasmine Heiss, da Anistia Internacional. “Nada vai reparar verdadeiramente o confinamento solitário cruel, desumano e degradante ao qual o Estado da Louisiana o submeteu”, completou.

Woodfox ficou detido, na maior parte do tempo, na Penitenciária Estadual de Louisiana. Ele sempre se declarou inocente do assassinato, argumentando que ele e os outros dois homens foram acusados devido ao ativismo, na prisão, pelo Partido dos Panteras Negras –movimento em prol dos direitos dos negros que começou nos anos 1960, na Califórnia, e permaneceu ativo até 1982. (Com agências internacionais)

+ sobre o tema

“I have a Dream”

AUTHENTICITY CERTIFIED: Text version below transcribed directly from audio....

11 frases importantes de Malcom X

19 de maio, há 87 anos, nascia nos Estados...

Mostra nos EUA revisita relação entre arte e luta por direitos civis

O movimento de luta pelos direitos civis nos Estados...

para lembrar

Condenados à morte, homens ganham a liberdade após 39 anos de injustiça

Wiley Bridgeman e Ricky Jackson ficaram quase 40 anos...

Ativista dos EUA que se passou por negra pede demissão

Rachel Dolezal, a ativista pró-igualdade racial norte-americana que está...

Canadá registra caso de gripe suína resistente ao Tamiflu

Fonte: Folha de São Paulo - O Canadá...

Mary McLeod Bethune, a conselheira presidencial filha de escravos

Por: Elvira Palomo.   Washington, 14 fev (EFE).-...
spot_imgspot_img

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de palestras na Fundação Ford, em Manhattan. Intitulado "O Caminho pela Frente para os Direitos Civis:...

Minneapolis aprova projeto de reforma policial três anos após morte de George Floyd

A cidade americana de Minneapolis anunciou, nesta sexta-feira (31), que aprovou um projeto de reforma policial, quase três anos depois que George Floyd morreu asfixiado pela pressão...

Ruth E. Carter, figurinista de “Pantera Negra”, é a primeira mulher negra a ganhar dois Oscars

A figurinista Ruth E. Carter se tornou a primeira mulher negra a ganhar dois Oscars. Neste domingo (12), ela conquistou sua segunda estatueta por “Pantera Negra: Wakanda Para...
-+=