Faça a coisa certa!

Levei algum tempo para escolher por me manifestar. Desde meu mestrado, muitos anos atrás, nunca deixei de me manifestar sobre o tema do racismo. Eu, assim como pesquisadores, ativistas, professores, professoras, cidadãos e cidadãs que assumiram o trabalho árduo de serem antirracistas, estamos o tempo todo nos manifestando, explicando, informando, pesquisando, escrevendo, produzindo evidências, formando, educando, sugerindo e implementando ações de combate ao racismo e às opressões que estruturam o Brasil.

Por vezes, um cansaço nos alcança e foi o que eu senti ao ver, às vésperas do Dia da Consciência Negra de 2020, mais uma imagem da tão frequente e cotidiana violência contra pessoas negras que terminam em linchamento/homicídio/assassinato a sangue frio. Uma nova evidência gritante daquilo que, sistematicamente, temos apontado e nomeado como racismo estrutural, necropolítica, genocídio.

A primeira coisa que me ocorreu diante das imagens da morte de João Alberto Silveira Freitas, no Carrefour de Porto Alegre, foi pensar na tristeza e no desalento que uma família negra teria que enfrentar para explicar, mais uma vez, para suas crianças, o motivo de tamanha brutalidade. O empenho para, mais uma vez, convencer suas crianças a acordarem no dia seguinte e estudar; a não serem violentas; a estimularem suas crianças a contribuir com o país e com a democracia; a pedirem para que elas acreditem e se esforcem para serem “pessoas de bem”. A única coisa que me ocorreu foi pensar no enorme trabalho que essas mães e pais, tias e tios, avós e avôs negros teriam para estimular suas crianças e adolescentes, para aplacar a dor e o medo deles diante de cenas e vivências de tamanha violência. A enorme energia que teriam que investir para tentar preservar suas crianças de um mundo que destrói o direito delas à infância. Preservarem suas crianças da dor que eles próprios sentiam, preservá-las do medo que eles e elas próprias têm. O quanto isso é cruel, o quanto é injusto impor tamanha carga emocional às pessoas; além do trabalho de sobreviver, viver, trabalhar, estudar em um ambiente que lhes é hostil e que os discrimina, viola e mata.

Durante horas vendo as imagens, reportagens e manifestações sobre o tema, senti um enorme desânimo, mas, também, solidariedade para com outras mães que, como eu, tiveram e teriam que lidar com a dor de seus filhos e filhas para que eles não desanimassem ao verem o desprezo e a falta de empatia para com as pessoas negras, no Brasil.

Depois disso, comecei a me perguntar: “como será que as famílias não negras explicam para suas crianças o que está ocorrendo? Como uma família não negra explica para suas crianças a violência que mata, segrega, humilha, mutila e destrói famílias e pessoas negras? Será que consideram o impacto disso tudo na formação de suas crianças e jovens?”

Saindo da esfera individual, pensei no social. Que tipo de pessoas estamos formando quando nos silenciamos e nos omitimos diante desse tipo de violência? Óbvio que lembrei do texto “A Educação após Auschwitz” e no porquê aprendemos tão pouco sobre racismo. Também me lembrei da citação de trechos dos discursos de Martin Luther King e Malcom X que ilustram o final do filme de Spike Lee: “Do the right thing!” E, não podia deixar de pensar nas sábias palavras de Audre Lorde. Quais ferramentas usar para destruir o racismo?

Então, recordei de um exercício que, no começo de minha carreira, realizava com estudantes após a exibição do documentário “Olhos Azuis”, de Jane Elliot. Perguntava: “Você gostaria que o que ocorre com as pessoas negras, no Brasil, também ocorresse com você ou com seus entes amados?

As respostas variaram de argumentos explicitamente racistas até manifestações de indignação e desejo de transformar o mundo em um lugar no qual houvesse justiça para todas as pessoas, direitos realmente iguais, dignidade e qualidade de vida. Ou seja, variavam do ódio e do desprezo à empatia e à solidariedade.

Nesse momento de minha reflexão, saí do desalento e do cansaço e resolvi escrever este texto.

O texto não focaliza o que já faço em meus espaços de atuação como docente e pesquisadora. Também, não se volta para quem, como eu, já se encontra na luta antirracista. Escrevo para pessoas que querem contribuir para a transformação e que se inquietem; para as pessoas que já desenvolveram a sensibilidade, o olhar crítico, que reconhecem a existência do racismo que assola o Brasil e se indignam com a violência praticada, desde o começo da história desse país, contra as pessoas negras e indígenas. Pessoas, que, apesar de tudo isso, ainda não conseguiram encontrar o caminho para se manifestarem. É para vocês que eu dirijo essa mensagem. Para vocês eu digo: façam a coisa certa!Se você discorda do que está ocorrendo, então faça a coisa certa!

  • Faça a coisa certa educando suas crianças para que não sejam racistas!
  • Faça a coisa certa contratando pessoas negras, ampliando a diversidade em suas empresas e criando grupos de gestão da diversidade!
  • Faça a coisa certa discutindo o tema do racismo, da violência e da opressão estrutural nas escolas, colégios, universidades e centro de formação de crianças e jovens!
  • Faça a coisa certa educando para que crianças e jovens não se tornem opressores!
  • Faça a coisa certa ensinando a enxergar a diversidade como um valor que alicerça as democracias!
  • Faça a coisa certa compondo equipes de pesquisa, em centros, núcleos e grupos de investigação acadêmica que tenham pessoas de diferentes origens e grupos sociais!
  • Faça a coisa certa financiando pesquisas sobre o tema do racismo e financiando pesquisadores e pesquisadoras negros!
  • Faça a coisa certa implementando políticas de valorização da diversidade e políticas antirracistas em instituições de ensino, pesquisa, empresas, grandes e pequenos negócios, instituições públicas e privadas!
  • Faça a coisa certa defendendo que a ciência melhor é aquela que é produzida em ambientes compostos por diferentes olhares de diferentes grupos sociais!
  • Faça a coisa certa promovendo pessoas negras para funções de maior prestígio em suas instituições!
  • Faça a coisa certa contribuindo para que as leis sejam cumpridas no que diz respeito à proteção dos cidadãos e cidadãs negros e negras!
  • Faça a coisa certa contribuindo para o acesso à justiça e à saúde das populações negras!
  • Faça a coisa certa implementando políticas públicas que eduquem para a diversidade como a Lei 10639/03 e a Lei 11645/08!
  • Faça a coisa certa apoiando financeiramente projetos antirracistas, de promoção e valorização da diversidade!
  • Faça a coisa certa contribuindo para que a luta travada pelas pessoas negras não seja solitária!
  • Faça a coisa certa no lugar onde está e com aquelas pessoas com as quais convive!
  • Faça a coisa certa não fortalecendo negócios, empresas e instituições que endossem práticas racistas!
  • Faça a coisa certa apoiando e fortalecendo negócios, empresas e instituições que adotem práticas antirracistas!
  • Faça a coisa certa denunciando violências!
  • Faça a coisa certa cobrando dos representantes eleitos que se posicionem e ajam contra a violência policial, contra o racismo, o encarceramento em massa de pessoas negras e proponham políticas antirracistas!
  • Faça a coisa certa não elegendo quem tenha discursos negacionistas, fascistas, que estimulem
    a violência e a opressão!
  • Há muitas formas de fazer a coisa certa. Cada pessoa pode fazer a coisa certa do lugar e no lugar onde se encontra. Basta colocar em prática a empatia.
  • É tempo de tomar posição! Não fique em silêncio! Não assuma uma postura passiva! Não se omita! Se você se importa, pratique a empatia, a solidariedade e o antirracismo. Faça a coisa certa!

 

Gislene Aparecida dos Santos, é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Universidade de São Paulo (USP). Líder do GEPPIS – Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social. Coordenadora do nPeriferias – Grupo de Pesquisa das Periferias, Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP).
** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...

Supervisor acusa vereador de Embu das Artes de racismo: “Todo preto fede”

O supervisor Izac Gomes, de 57 anos, acusou hoje...

Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida

Para um país que historicamente se pensava como uma...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=