Feministas denunciam machismo do Senado francês, com apenas 25% de eleitas

Duas entidades feministas acusaram o Senado francês de “machista” nesta segunda-feira, um dia após os resultados das eleições mostrarem que a casa terá apenas 25% de mulheres em sua composição.

A organização “Osez le Féminisme” denunciou, em comunicado, “as estratégias adotadas pelos partidos para contornar as regras que visam garantir a paridade”. O grupo ainda avaliou que “um machismo escancarado” foi instaurado “no corpo pouco glorioso da Câmara Alta no quesito direitos das mulheres”.

“Esta anomalia democrática que é o Senado é revoltantemente pouco paritária, o que apaga ainda mais sua legitimidade para representar e decidir sobre os direitos das mulheres”, ressaltou o coletivo feminista e LGBT “les efFRONTé-e-s”. O grupo ainda lamentou a eleição de dois senadores do partido de extrema-direita Frente Nacional.

O Alto Conselho para a igualdade entre mulheres e homens constatou em comunicado que “num certo número de departamentos atingidos pelo escrutínio em lista, os senadores que saem preferiram conduzir uma lista dissidente e, assim, encabeçar a lista, antes de serem colocados em terceira posição, atrás de uma mulher”.

A entidade do governo pediu para que os partidos políticos “condenem estes estratagemas anti-paridade, e tomem as medidas necessárias”.

O Conselho ainda ressaltou que “a divisão equânime do poder de decisão e de representação é um artifício democrático fundamental”.

Neste domingo, 40 mulheres e 139 homens foram eleitos para ocupar as cadeiras do Senado francês. A nova casa conta com 87 mulheres (25%) e 261 homens, contra 77 (22,1%) e 271 da última renovação parcial, em setembro de 2011.

 

 

Fonte: EM

+ sobre o tema

Como o Brasil está tentando diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho

O Brasil foi um dos destaques no relatório Progresso...

Movimentos sociais pedem reabertura de centro de atendimento à mulher na Baixada

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), referência...

Feministas lançam revista feminina gratuita

á centenas de revistas femininas que não são feitas,...

Como Eu Matei A Minha Filha

Sou machista. Fui criado assim. Cresci, casei e tive...

para lembrar

Dodô da Portela é homenageada em grafite

A primeira porta-bandeira da história da Portela, Dona Dodô, falecida...

Britânica é suspensa do trabalho por se recusar a usar salto alto e gera debate sobre sexismo

Uma recepcionista de Londres foi suspensa do trabalho depois...

Tamo junta

Fui passar o final de ano na casa dos...
spot_imgspot_img

Machismo e patriarcado afetam não só as mulheres, mas também os homens e a crianças

O Projeto de Lei (PL) nº 1974/2021, de autoria da Deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e do Deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), cuja tramitação pode ser...

Artigo: Não é estatística; são 25 mulheres assassinadas

Eu li a história de Andreia Crispim, 50 anos, vítima de um assassino, que transformou sua vida em um martírio. Não causa apenas tristeza,...

Mais de 12 mil crianças nascidas no último ano foram registradas sem o nome do pai na Bahia

A Bahia tem 12.282 mil recém-nascidos que foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023, de acordo...
-+=