Fox é acusada de ato racista após humorista imitar Roger com “blackface”

Programa que mistura esporte e humor e tem como mote o slogan “a zoeira é livre”, o Jogo Sagrado, do Fox Sports, foi acusado de cometer um ato racista nesta noite de segunda-feira (21).

noUOL Esporte

UOL Esporte

Contando com o humorista Rudy Landucci, conhecido por fazer imitações de jogadores e técnicos de futebol, o programa fez uma paródia de Roger Machado, técnico do Palmeiras.

Porém, inúmeros internautas acusaram o programa de fazer a chamado “blackface”, prática considerada racista no teatro. O “blackface” se popularizou, principalmente, no século 19 e início do século 20.

Na época, comediantes brancos se maquiavam de negros e faziam piadas racistas. O mais conhecido deles nos Estados Unidos foi o ator Thomas Rice, que criou o personagem Jim Crow, usado até hoje como exemplo de segregação racial. Aqui no Brasil, a prática também ocorreu nos anos 1920 com mais força.

A prática é considerada racista por reforçar esteriótipos de negros entre os brancos. Em 2014, o “Geledés – Instituto da Mulher Negra” publicou conteúdo explicando, por exemplo, porque considerava a fantasia de “Nega Maluca”, costumeiramente utilizada em carnavais, racista por meio do blackface.

“Blackface não é homenagem em contexto algum! Black face é racismo! E se vestir de mulher enquanto pratica o blackface é dar voz ao patriarcado racista que ridiculariza nossos traços étnicos, que nos paga menos pelos mesmos serviços, que nos negligencia em atendimentos médicos, que vende nossos corpos como atrativo turístico e depois nos impede de realizar abortos”, diz o texto.

Em dado momento, o Roger interpretado por Rudy fez uma piada de como ele iria medir as palavras e pegou uma régua. “Vou medir sete centímetros, mais oito aqui”, afirmou ele, levando o apresentador Benjamin Back aos risos.

Para muitos internautas, a “blackface” feita por Rudy se torna ainda mais grave porque um dos convidados do programa era Grafite. Em 2004, o ex-jogador foi vítima de ato racista em uma partida contra o time argentino Quilmes – na ocasião, o zagueiro Desábato o chamou de “negro de merda”.

O apresentador Benjamin Back foi questionado sobre as acusações e respondeu a um internauta dizendo que ele “estava bebendo”. Os outros membros do programa – a apresentadora Lívia Nepomuceno, o repórter Alfinete, ex-Pânico, e o comentarista Maurício Borges – não se pronunciaram.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Fox Sports informou ao UOL Esporteque não vai se pronunciar sobre o caso. A emissora já havia se envolvendo em polêmica parecida quando o jogador Edilson, comentarista convidado de um de seus programas, afirmou que “goleiro negão sempre toma um gol” em comentário sobre o palmeirense Jailson.

Veja alguns tweets do público revoltado com a Fox:

+ sobre o tema

Caso “Kuku” reacende debate sobre o racismo em Portugal

No dia 5 de Dezembro de 2012, o Tribunal...

O ano em que corremos perigo

Para cada lágrima derramada por luto, medo, desalento, houve...

Manifestação reúne mil jovens contra o governo Alckmin

Marcha pela Jornada Nacional de Lutas da Juventude...

para lembrar

Modelo perde prêmio e patrocínios por causa de tuíte racista

Por: Thiago Barros   A modelo sul-africana Jessica...

ONU diz que Alemanha deve fazer mais para combater racismo

De acordo com relator especial das Nações Unidas, Alemanha...
spot_imgspot_img

Cinco mulheres quilombolas foram mortas desde caso Mãe Bernadete, diz pesquisa

Cinco mulheres quilombolas foram mortas no Brasil desde o assassinato de Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, em agosto do ano passado. Ela era uma das...

Independência forjou nação, mas Brasil mantém lugares sociais de quem manda

Em pleno dia em que celebramos a independência do Brasil, vale questionarmos: quem somos enquanto nação? A quem cabe algum direito de fazer do...

Os outros

O que caracteriza um movimento identitário é a negação de princípios universais somada à afirmação de um grupo de identidade como essencialmente diferente dos "outros" e...
-+=