Francia Márquez: a líder afro-colombiana que está fazendo uma campanha presidencial inovadora

Ela já está fazendo história

O nome Francia Márquez Mina ficou conhecido em 2018, após ela receber o Prêmio Goldman Environmental por protestar contra a mineração ilegal em sua comunidade. Hoje, é pré-candidata à presidência da Colômbia.

Posicionamento Político de Francia Márquez

Seu posicionamento contra o racismo, patriarcado, corrupção e extrativismo na Colômbia transformou-a em um símbolo de resistência que representa milhões de pessoas afetadas pela desapropriação de terras, corrupção e violência.

A filosofia política de Francia Márquez é inspirada em Ubuntu, uma palavra das línguas zulu e xhosa que significa “Sou porque somos”. Esse tradicional conceito sul-africano tornou-se o lema da pré-candidata, marcando uma filosofia de comunidade e interdependência. “Sou um elo da corrente e a corrente não se quebra aqui”, disse durante uma convenção feminista em 2021.

A Proposta

“Sou porque somos” é o logo e o slogan de Francia Marquéz. (Foto: Wikimedia commons (CC BY-SA 4.0))

Sua proposta está centrada em construir a partir das bases e de forma coletiva, incorporando todas as populações historicamente excluídas. O foco de sua campanha e seus discursos são as mulheres, os povos indígenas e afrodescendentes e as comunidades LGBTQ+.

Ela visitou as principais cidades da Colômbia com grandes encontros, cheios de cor, música e esperança para aqueles que se identificam com a história, região e contexto social de Francia Márquez Mina, em contraste com as mesmas elites colombianas que costumam dominar a política.

Prêmio Goldman

Ela recebeu o Prêmio Goldman, após um longo processo de ativismo comunitário que organizou com as mulheres do vilarejo de La Toma, nas montanhas de Cauca, para impedir a mineração ilegal de ouro em suas terras ancestrais em 2014. Márquez, então, liderou 80 mulheres em uma marcha de dez dias e 560 quilômetros até a capital da Colômbia. Como resultado dessa ação, todos os mineiros e equipamentos ilegais deixaram o território.

Ao aceitar o prêmio, Márquez evidenciou a sua liderança em questões ambientais, a consciência a respeito da luta afrodescendente e o comprometimento com a liberdade, justiça e verdade:

Sou uma mulher afrodescendente. Cresci em um território ancestral que data de 1636. Desde criança, somos ensinados o valor da terra. Sabemos que os territórios onde construímos a nossa comunidade e alimentamos a nossa cultura não são um presente, porque custou muitos anos de trabalho e sofrimento nas minas e fazendas escravistas aos nossos antepassados. As crianças, na minha comunidade, são criadas com base em valores como solidariedade, respeito e honestidade.

Francia Márquez na atualidade

Assim, aos 36 anos, Márquez continua a denunciar uma situação que aflige não apenas a sua região, mas também muitos outros territórios ancestrais, pretos e indígenas. Ela até arriscou a vida em um país que, de acordo com a Anistia Internacional, é “o mais letal para defensores dos direitos humanos”.

Na Colômbia, grupos afrodescendentes estão entre as comunidades historicamente marginalizadas, já que são o resultado da escravização dos povos africanos. Hoje, continuam a ser vítimas de racismo estrutural, homicídio e migração forçada em razão de conflitos armados, tráfico de drogas e invasão de suas terras por companhias mineradoras e madeireiras.

Atualmente, Márquez faz parte do Pacto Histórico, uma coalizão entre partidos de esquerda e direita que realizou sua consulta nacional no dia 13 de março para escolher o candidato às eleições presidenciais da Colômbia em maio de 2022. Gustavo Petro, senador e ex-prefeito de Bogotá, lidera as pesquisas pré-eleitorais.

Diferentemente de outros pré-candidatos, Márquez não tem muita experiência na arena política. Apesar disso, ela se apresentou exatamente como é: advogada, mãe, chefe de família e líder comunitária preta que passou a maior parte da vida como ativista ambiental e defensora dos direitos humanos. Até há pouco tempo, era particularmente conhecida em comunidades afrodescendentes e movimentos ambientalistas, mas o seu perfil e suas ideias têm se tornado cada vez mais visíveis, e a força com que se apresenta tem sido fonte de debate e uma surpresa para o país.

Durante a pandemia, e com as limitações quanto a aglomerações e praças públicas, a campanha de Márquez lotou as redes sociais com mensagens, encontros, fotos, música e o apoio de pessoas e grupos sociais.

Para muitos colombianos, Márquez, mulher afro-colombiana e pré-candidata à presidência, já escreveu um novo capítulo na história da Colômbia. Essa mulher, que foi ameaçada de morte por conta de seu ativismo e viu companheiros e companheiras perderem a vida ao defenderem vidas, tornou-se referência não apenas para mulheres e meninas pretas como ela, mas para todas as pessoas afro-colombianas, a fim de que saibam que é possível escrever um futuro diferente.

Nessa linha, a primeira mulher preta concorrendo às eleições presidenciais na história da Colômbia concluiu a oficialização da candidatura com as seguintes palavras:

Digam à Colômbia que, após 200 anos, a neta das mulheres que foram queimadas vivas por conceber liberdade e dignidade para este país coloca todos os seus esforços, todo o seu amor, todo o seu compromisso para fazer da Colômbia um lugar melhor. Para que os nossos filhos e filhas possam viver em dignidade. Sou porque somos e, como povo, não nos rendemos, caramba!

+ sobre o tema

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

Entristecemos

A recessão nos tirou festa e regalos e nos...

para lembrar

Quem é Francia Márquez, o fenômeno político da Colômbia

As eleições legislativas que ocorreram neste domingo (14) na Colômbia...

Quem são as advogadas cotadas para vaga no TSE na lista de Fachin

Duas mulheres estão cotadas para ocupar a vaga de...

‘Levantaríamos a voz a favor da democracia’, diz vice da Colômbia sobre golpe no Brasil

No próximo dia 7, a Colômbia viverá um momento histórico: Gustavo Petro,...
spot_imgspot_img

Piedad Córdoba: A despedida de uma lutadora incansável pela paz.

En el día de ayer fallecío la senadora colombiana Piedad Córdoba, y el presidente de Colombia, Gustavo Petro, publicó en sus redes que ella...

Investigação do caso Marielle está na “fase final”, diz Flávio Dino

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, garantiu a resolução do assassinato de Marielle Franco e Ânderson Gomes. Em cerimônia com tom...

Leci Brandão: ‘Nada do que conquistei me faz ser uma mulher deslumbrada’

Leci Brandão sempre teve um lado: defender as minorias é algo intuitivo na sua vida. "A minha inspiração é toda calcada na minha observação enquanto...
-+=