Fundação Palmares certifica 27 comunidades como remanescentes de quilombos

Autarquia vinculada ao Ministério da Cultura responsável por promover e preservar a arte e a cultura afro-brasileira, a Fundação Cultural Palmares certificou 27 comunidades como remanescentes de quilombos. Vinte e quatro das comunidades quilombolas ficam no Maranhão; duas na Bahia e uma em Minas Gerais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A certificação das comunidades que definem a si próprias como remanescentes de quilombos é a primeira etapa do processo de titulação que culmina com a posse definitiva do território, após o reconhecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A certificação da Fundação, no entanto, já assegura às comunidades contempladas benefícios como o direito à moradia, saneamento básico e à participação em programas sociais do governo federal, como o Bolsa-Família. Até o momento a fundação já certificou ao menos 2.394 comunidades de 2.007. Um novo balanço com os dados atualis deve ser divulgado ainda hoje.

As comunidades maranhenses são: Carapirá, Lago do Sapateiro e de São Vicente, na cidade de Guimarães; de Cedreiro e Simauma, Ponta do Curral, São José e São Miguel do Povoado Querés, em Penalva; Campinho, Deus Bem Sabe, Luciana, Malungos de Olho D´Água, Paxibal e Tanque da Rodagem e São João, em Serrano do Maranhão.

Também ficam no Maranhão as comunidades certificadas de Cuba e Sudário, no município de Pinheiros; Malhada dos Pretos e Santa Cruz, em Peri-Mirim; Sassuy, em Bequimão; Pericaua, em Cedral; Acre, em Cururupu e Rio do Curral, Mirinzal e Castelo, em Monção.

Da Bahia, a Fundação certificou como remanescentes quilombolas as comunidades de Baraúnas de Dentro e Lages do Batata, localizadas na cidade de Jacobina. Já em Minas Gerais, a comunidade reconhecida é a São Sebastião, no município de Patos de Minas.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Jovem é aceita em 54 universidades e ganha bolsas de estudos milionária

Com apenas 18 anos, a americana Daya Brown, uma...

Alforriados, negros ainda foram explorados como escravos

No século 19, entre os anos 1830 e 1888,...

Designer e cientista africanos juntam-se para fazer moda antimalária

Beleza útil Um cientista e uma designer de moda, ambos...

Beyoncé revela que está em estúdio e vai lançar músicas novas em breve

A cantora Beyoncé animou os fãs ao revelar que...

para lembrar

O discurso emotivo e poderoso de Beyoncé nos CFDA

Beyoncé Knowles ganhou ontem o prêmio de ícone da...

Pelé deve ganhar estátua do Clube dos 13 no Maracanã, diz colunista

Às vésperas de completar 70 anos de idade, Pelé...

Dia da Consciência Negra: Um longo caminho para a liberdade

Da abolição da escravidão às ações afirmativas, as lutas...

FUNK BRASIL – 40 Anos de Baile

Cultne registrou o musical inédito, "Funk Brasil 40 anos...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Jornais da Europa repercutem título do Real Madrid e enaltecem Vini Jr.

Não poderia ser diferente. O Real Madrid estampa a capa dos principais jornais esportivos da Europa, após a conquista da 15ª Champions League do clube. E Vinicius Junior...
-+=