Fundação Zumbi entrega carta de reconhecimento a quilombolas

O presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Jorge Luiz dos Santos, entregou cópias das cartas de reconhecimento a quatro comunidades remanescentes de quilombos, localizadas na Região do Imbé. A entrega foi feita na noite desta quinta-feira (10).

Emitidos em 2006, pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura responsável por questões quilombolas, os documentos servirão de base para que, havendo a necessidade de confronto documental, mais de 100 famílias comprovem perante à Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Rio, a legitimidade do título e possa dar continuidade ao processo de anistia da dívida contraída por elas com o Incra, em 1978, quando foram reconhecidas como assentadas rurais.

– A fundação apenas intermediou, solicitando o envio das cópias das cartas de reconhecimento das comunidades de Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé. Como existe um processo para solucionar o impasse da cobrança no Incra de Brasília, a superintendência do órgão no Rio tomou conhecimento e questionou o reconhecimento das comunidades como remanescentes de quilombos. Daí a nossa solicitação à Fundação Palmares pelas cópias das cartas, para que eles tenham em mão a comprovação de que são reconhecidamente comunidades quilombolas”, explicou Jorge Luiz.

A taxa cobrada pelo Incra por uma linha de crédito que foi disponibilizada a eles pelo órgão, no final dos anos 80, continuou sendo paga mesmo após o ex-presidente Lula sancionar, em 2004, a lei que concede às comunidades quilombolas o direito à anistia da dívida. Segundo Jorge Luiz, desde o ano passado, o governo municipal está mobilizado para solucionar o impasse da cobrança e também pleitear a ampliação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas e buscou ajuda do governo federal. Recibos comprovando o pagamento da taxa pelas famílias foram reunidos e entregues em Brasília.

– A luta começou ano passado. Já fomos a Brasília para levar recibos de comprovante do pagamento da taxa pelas famílias que reunimos. Esses recibos completaram a documentação necessária para o processo de suspensão dessa taxa, que varia de R$ 400 a R$ 1,5 mil”, ressaltou o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares.

Fonte: Prefeitura Municiapal de Campos

+ sobre o tema

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

Congresso do CNAB presta homenagem ao autor do Hino à Negritude

Evento acontece no Palácio das Convenções do Anhembi, nos...

UGT/ES participa de Ato contra Racismo Institucional na UFES e lança Nota de Repúdio

“Racistas, racistas, não passarão. A juventude negra vai fazer...

para lembrar

Cultura africana é retratada na exposição “Caixa Africanidades”

    A Biblioteca Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas...

Boletim III CONAPIR – Estado brasileiro ainda vê comunidades de terreiro como folclore

COMUNICADORAS NEGRAS NAS REDES SOCIAIS Para Mãe Celina...

Precisamos ser convencidos contra o racismo.

Ainda sou racista, homofóbico, preconceituoso quanto a todos...

Movimento Negro e Movimentos Populares farão “ROLÉ CONTRA O RACISMO”

  Dezenas de organizações do movimento negro e entidades sociais...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=