Fundo de Bolsas para Equidade Racial do Singularidades

Enviado por / FonteBenfeitoria

Não acreditamos que é possível mudar o Brasil sem que passemos, pessoas e organizações, por uma transformação individual. Uma educação antirracista precisa ocorrer em escolas antirracistas. O Instituto Singularidades reconhece que também precisa se transformar para que possa ser uma plataforma efetiva de educação para a equidade.

O racismo estrutural manifesta-se de diversas formas na sociedade brasileira. Nas diferenças educacionais, de renda e de acesso aos serviços básicos entre brancos e negros, nos indicadores de violência e de desigualdade. Combater e eliminar o racismo estrutural é tarefa de todos, brancos e negros, pessoas e instituições. Entendemos que reduzir as desigualdades e valorizar a diversidade na formação de professores nas escolas brasileiras são duas de nossas principais missões, desde a nossa fundação, há 20 anos. 

O Instituto Singularidades incorpora essa agenda ao assumir um Compromisso Antirracista, que se materializa em políticas voltada à equidade racial. Este projeto apoia-se em três pilares iniciais: o Fundo de Bolsas para Equidade Racial; o Programa de Formação Antirracista e a Política de Desenvolvimento Institucional Antirracista do Instituto Singularidade.

Com isso, o Fundo de Bolsas de Equidade Racial foi criado para que possamos formar mais professores negros, além das bolsas que são destinadas a estudantes de baixa renda da rede pública para os cursos de graduação de Pedagogia e Letras. Além da isenção das mensalidades e taxas, o programa oferecerá uma ajuda de custo de meio salário-mínimo mensal. Vamos juntos nessa jornada, colabore para fazer a diferença na vida de mais pessoas! Seja parte dessa mudança.

Como Faremos?

“Nossa meta é ter 30% dos estudantes do Instituto neste programa nos próximos 4 anos”, diz Alexandre Schneider, presidente do Singularidades.

Segundo dados estatísticos, há uma sub-representação de professores pretos e pardos no Brasil. Os pretos autodeclarados representam 9,4% da população, mas apenas 4,3% dos educadores brasileiros. Já os pardos são 46,8% da população, porém somente 25% dos educadores.

Assim, o Fundo de Bolsas para Equidade Racial foi criado com o objetivo de através do financiamento coletivo, captar recurso financeiro para as bolsas de estudos destinadas a estudantes negras e negros de baixa renda da rede pública para os cursos de graduação de Letras e Pedagogia.

Além da isenção de mensalidades e taxas, o programa oferece uma ajuda de custo de meio salário-mínimo mensal. Os primeiros 32 estudantes contemplados por este fundo terão suas bolsas custeadas, pelo período de 4 anos, pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann.

O Matchfunding Elos – Singularidades é parte de algo muito maior! Ele faz parte da Plataforma Alas: um movimento colaborativo de apoio ao desenvolvimento de lideranças negras – e envolvimentos de lideranças brancas! – em prol do avanço da justiça racial no Brasil. Saiba mais no vídeo ou Acesse www.plataformaAlas.org.br

Como Funciona?

Não sabe o que é o Matchfunding? A gente explica:

Matchfunding é um modelo de financiamento coletivo turbinado, onde um agente de fomento multiplica a doação feita pelo coletivo. Aqui, a cada real que você coloca na campanha, o Fundo Alas aporta mais dois, triplicando o valor!

Quem Somos?

O Singularidades nasceu há 20 anos com princípios e valores bem definidos. Somos uma faculdade de educação constituída por professores com sólida formação acadêmica e com “os pés no chão” da escola, na prática docente. Uma instituição aberta à inovação, com uma proposta que valoriza a prática e acredita no papel central do professor para a mudança educacional de que o Brasil precisa.

Um olhar sobre nossa organização e sobre os desafios da educação e do Brasil reafirmou nosso propósito de formar professores capazes de transitar em um mundo em transformação permanente, o que exigirá profissionais mais flexíveis e inovadores.

Esses profissionais deverão também ser capazes de atuar para reduzir desigualdades educacionais, que em nosso país têm forte corte racial. Trabalhamos por uma pedagogia que discuta esses desafios e proponha-se a enfrentá-los. Esse é o compromisso do Singularidades: ser um ator ativo numa construção educacional crítica e responsável.

Recompensas

Convocando a sociedade civil a se aproximar das temáticas abordadas e compartilhar conteúdos e troca de saberes, os colaboradores do Fundo poderão escolher entre diversas recompensas, pensadas para o envolvimento de antiracistas e para o desenvolvimento de lideranças negras. Para todos os bolsos e os diferentes níveis de envolvimento.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

spot_imgspot_img

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...

Juventude negra, ciência e educação

Mesmo com os avanços já promovidos pela lei 12.711/2012, que nacionalizou o sistema de cotas nas universidades federais, o percentual da população brasileira com 25 anos...
-+=