Fundo de Bolsas para Equidade Racial do Singularidades

FONTEBenfeitoria
Divulgação

Não acreditamos que é possível mudar o Brasil sem que passemos, pessoas e organizações, por uma transformação individual. Uma educação antirracista precisa ocorrer em escolas antirracistas. O Instituto Singularidades reconhece que também precisa se transformar para que possa ser uma plataforma efetiva de educação para a equidade.

O racismo estrutural manifesta-se de diversas formas na sociedade brasileira. Nas diferenças educacionais, de renda e de acesso aos serviços básicos entre brancos e negros, nos indicadores de violência e de desigualdade. Combater e eliminar o racismo estrutural é tarefa de todos, brancos e negros, pessoas e instituições. Entendemos que reduzir as desigualdades e valorizar a diversidade na formação de professores nas escolas brasileiras são duas de nossas principais missões, desde a nossa fundação, há 20 anos. 

O Instituto Singularidades incorpora essa agenda ao assumir um Compromisso Antirracista, que se materializa em políticas voltada à equidade racial. Este projeto apoia-se em três pilares iniciais: o Fundo de Bolsas para Equidade Racial; o Programa de Formação Antirracista e a Política de Desenvolvimento Institucional Antirracista do Instituto Singularidade.

Com isso, o Fundo de Bolsas de Equidade Racial foi criado para que possamos formar mais professores negros, além das bolsas que são destinadas a estudantes de baixa renda da rede pública para os cursos de graduação de Pedagogia e Letras. Além da isenção das mensalidades e taxas, o programa oferecerá uma ajuda de custo de meio salário-mínimo mensal. Vamos juntos nessa jornada, colabore para fazer a diferença na vida de mais pessoas! Seja parte dessa mudança.

Como Faremos?

“Nossa meta é ter 30% dos estudantes do Instituto neste programa nos próximos 4 anos”, diz Alexandre Schneider, presidente do Singularidades.

Segundo dados estatísticos, há uma sub-representação de professores pretos e pardos no Brasil. Os pretos autodeclarados representam 9,4% da população, mas apenas 4,3% dos educadores brasileiros. Já os pardos são 46,8% da população, porém somente 25% dos educadores.

Assim, o Fundo de Bolsas para Equidade Racial foi criado com o objetivo de através do financiamento coletivo, captar recurso financeiro para as bolsas de estudos destinadas a estudantes negras e negros de baixa renda da rede pública para os cursos de graduação de Letras e Pedagogia.

Além da isenção de mensalidades e taxas, o programa oferece uma ajuda de custo de meio salário-mínimo mensal. Os primeiros 32 estudantes contemplados por este fundo terão suas bolsas custeadas, pelo período de 4 anos, pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann.

O Matchfunding Elos – Singularidades é parte de algo muito maior! Ele faz parte da Plataforma Alas: um movimento colaborativo de apoio ao desenvolvimento de lideranças negras – e envolvimentos de lideranças brancas! – em prol do avanço da justiça racial no Brasil. Saiba mais no vídeo ou Acesse www.plataformaAlas.org.br

Como Funciona?

Não sabe o que é o Matchfunding? A gente explica:

Matchfunding é um modelo de financiamento coletivo turbinado, onde um agente de fomento multiplica a doação feita pelo coletivo. Aqui, a cada real que você coloca na campanha, o Fundo Alas aporta mais dois, triplicando o valor!

Quem Somos?

O Singularidades nasceu há 20 anos com princípios e valores bem definidos. Somos uma faculdade de educação constituída por professores com sólida formação acadêmica e com “os pés no chão” da escola, na prática docente. Uma instituição aberta à inovação, com uma proposta que valoriza a prática e acredita no papel central do professor para a mudança educacional de que o Brasil precisa.

Um olhar sobre nossa organização e sobre os desafios da educação e do Brasil reafirmou nosso propósito de formar professores capazes de transitar em um mundo em transformação permanente, o que exigirá profissionais mais flexíveis e inovadores.

Esses profissionais deverão também ser capazes de atuar para reduzir desigualdades educacionais, que em nosso país têm forte corte racial. Trabalhamos por uma pedagogia que discuta esses desafios e proponha-se a enfrentá-los. Esse é o compromisso do Singularidades: ser um ator ativo numa construção educacional crítica e responsável.

Recompensas

Convocando a sociedade civil a se aproximar das temáticas abordadas e compartilhar conteúdos e troca de saberes, os colaboradores do Fundo poderão escolher entre diversas recompensas, pensadas para o envolvimento de antiracistas e para o desenvolvimento de lideranças negras. Para todos os bolsos e os diferentes níveis de envolvimento.

-+=
Sair da versão mobile