Galeria Theodoro Braga traz exposição “Reminiscências de Nzinga” do Instituto Nangetu

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Galeria Theodoro Braga, inaugura, hoje, às 19h, a exposição “Reminiscências de Nzinga”, que comemora os 10 anos do Instituto Nangetu e traz obras coletivas que homenageiam a memória da Rainha Nzinga Mdambi – A indomável e inteligente soberana de Matamba e Ngola, que juntando vários povos, comandou a resistência à ocupação colonial e ao tráfico de povos Bantu por cerca de 40 anos.

Por Andreza Gomes, do Agência Pará

A rainha quilombola tornou-se mítica e foi uma das mulheres africanas cuja memória desafiou o tempo, dando origem a uma ancestral cultural que invadiu o imaginário brasileiro com o nome de Ginga, que permanece no nosso povo como um DNA cultural, e que aflora em estampas de tecidos, ações políticas, ambientalistas e, por que não, também poéticas.

“Quem tem ginga tem a realeza de Nzinga, é mais ou menos por aí que nós estamos trabalhando, de forma a trazê-la pro nosso cotidiano como uma memória da luta feminina da mulher negra”, explica Arthur Leandro, um dos artistas envolvidos na criação da exposição.

As obras que reúnem fotografias, videoarte, instalação, intervenção urbana com perfomances são fruto de ações comunitárias do terreiro de umbanda Mansu Nangetu e seus parceiros, em especial ações ligadas aos projetos institucionais, como Azuelar – laboratório experimental de comunicação social comunitária; A magia de Jinsaba – com objetivo de manter o cultivo de plantas medicinais e de uso litúrgico; e o projeto Ancestralidade e Resistência, visando valorizar a ancestralidade feminina nas Comunidades Tradicionais de Terreiros.

Serviço: A exposição “Reminiscências de Nzinga” estará aberta à visitação de 7 (quinta) a 29 (sexta) de maio, de segunda a sexta, das 9h às 19h, na Galeria Theodoro Braga, que fica no subsolo do Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650). Entrada franca.

Leia Também:

A Rainha Guerreira Nzinga

+ sobre o tema

Deixar de ser racista, meu amor, não é comer uma mulata!

Considerações sobre elogios racistas por Charô Nunes Elogio racista é toda...

Entre os negros mais influentes do mundo, Kenia Maria recebe prêmio em NY: “surpresa”

Kenia Maria integra lista junto com Meghan Markle e...

126 anos esperando pelas cenas do próximo capítulo

„Foi em julho de 1941, na rua dnej em...

para lembrar

O precário à espreita

Há processos supostamente modernos que são eufemismo para retrocessos...

Elisa Lucinda

Elisa Lucinda nasceu em Vitória no Espírito Santo. É poetisa,...

Nilma Bentes: “História mostra que mulheres negras sempre estarão dispostas a lutar”

Realidade da população negra na Amazônia e enfrentamento ao...

As ONGs de mulheres negras no Brasil

Resumo Este artigo analisa a presença e a ação política...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=