Geledés e a Pesquisa Acadêmica

Artigo produzido por Redação de Geledés

Articula-se com centros de estudos e pesquisas para a produção de conhecimento no tema das relações raciais, gênero e de direitos humanos. Através do diálogo entre ativistas e acadêmicos, tem por finalidade a construção de uma base de conhecimento que possibilite identificar os obstáculos que ainda se impõem na superação das desigualdades. Participa dos seguintes projetos:

Projeto de pesquisa Ensino religioso em escolas públicas: ameaças ao Estado laico e aos direitos reprodutivos

Este é um projeto ligado o Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito e Estigma” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela Profa. Dra. Roseli Fischamnn. É um projeto aprovado pelo CNPq no Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 57/2008 – Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo / Edital nº 57/2008 – Categoria 1processo nº 402923/2008-1 com duração de 18 meses com início em 01/12/2008. O Geledés Instituto da Mulher Negra participa deste projeto, na condição de organização colaboradora da Universidade de São Paulo – USP.

Ensino Religiosos em Escolas Públicas – Impactos sobre o Estado Laico

ensino_religiosoGeledés participa do Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito e Estigma da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, que desenvolveu o projeto de pesquisa Ensino religioso nas escolas públicas…” (ou “ProLaico”) apoiado pelo Prosare/CCR, cujos resultados estão sistematizados na publicação Ensino Religiosos em Escolas Públicas – Impactos sobre o Estado Laico. Org: Roseli Fischmann. São Paulo: FAFE/FEUSP/PROSARE/MacArthur Foundation, Factash, 2008.

A proposta vigente de ensino religioso tem aberto a escola pública à pressão de grupos religiosos hegemónicos. Há tentativa de imposição de padrão homogéneo de valores e comportamentos a crianças e adolescentes, contra a diversidade religiosa presente no Brasil, afetando direitos fundamentais, em especial o direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, bem como direitos sexuais e reprodutivos. Este livro busca analisar aspectos normativos do problema do ensino religioso nas escolas públicas, em suas interações com sociedade e cidadania, incluindo estudos de casos, e destacando os impactos sobre o Estado laico. Traz resultados do projeto de pesquisa Ensino Religioso em Escolas Públicas: Normas Federais e Estaduais e seu Impacto sobre a Cidadania, com especial atenção à Sexualidade e à Saúde Reprodutiva (Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma – FEUSP/FAFE/PROSARE – CCR/Fundação MacArthur).

Consórcio “Culturas Negras e Políticas Racias nas Américas”

Este projeto consiste num consórcio de pesquisa acadêmica-ativista proposto pela University of Massachusetts –AMHERST. Tem caráter inter-institucional e inter-americano foi lançado na Conferência internacional Reconfigurações do racismo & os novos cenários de poder após 2001, ocorrido na University of Massachusetts Amherst, nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2008. Esta conferência promoveu um diálogo inédito entre líderes dos movimentos negros, defensores dos direitos humanos e especialistas na área de Política(s) Negra, que formará a base para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa cujo objetivo é identificar os obstáculos que ainda se impõem na superação do racismo nas Américas. São coordenadores desse projeto: Sonia E. Alvarez, Agustín Laó – Montes, Amilcar Shabbaz e Leonard J. Horwitz Professor of Latin American Politics and Studies and Director, Center for Latin American, Caribbean and Latino Studies University of Massachusetts, Amherst.

+ sobre o tema

Durban +10: Discurso de Rodnei Jericó na ONU

Discurso de Rodnei Jericó na Assembléia Geral da ONU...

Hoje na História, 30 de abril de 1988, Geledés completa 29 anos

GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril...

“Eu falo sem medo, e você?”

“Eu falo sem medo, e você?”. Essa é a...

Fala Preta – Memória Institucional de Geledés

Programa de Saúde é uma das prioridades do Geledés...

para lembrar

‘As mulheres são criadas para achar que o casamento é muito importante’ diz Chimamanda Adichie

Escritora aclamada pela crítica internacional, a nigeriana pertence ao...

Mulheres negras nas eleições

Neste ano de eleição, somente 9,24% dos 25.366 candidatos...

As mulheres negras e o feminismo no Brasil

Texto preparado para a Fett Conference, apresentado em Oslo,...

Seis razões para os homens amarem o feminismo

Se tem coisa que machuca fundo é homens fazendo...

Os feminismos favelados inscritos nos corpos das mulheres da Maré

Andreza Jorge cresceu em Nova Holanda, dentro do maior e mais populoso conjunto de favelas do Rio de Janeiro: o Complexo da Maré. De...

“O feminismo branco foi construído em cima da precarização do trabalho da mulher negra”, diz Ana Maria Gonçalves

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (17) a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro 'Um Defeito de Cor'. Durante a entrevista, a autora defende a manutenção...

Pesquisadores negros podem concorrer a bolsas de pós-doutorado de R$ 8.479 mensais

Pesquisadoras e pesquisadores negros de todo o Brasil têm até o dia 10 de maio para se inscrever no Edital Bolsas de Pós-Doutorado para Pesquisadoras e Pesquisadores Negros, que...
-+=