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Geledés e a Pesquisa Acadêmica

Articula-se com centros de estudos e pesquisas para a produção de conhecimento no tema das relações raciais, gênero e de direitos humanos. Através do diálogo entre ativistas e acadêmicos, tem por finalidade a construção de uma base de conhecimento que possibilite identificar os obstáculos que ainda se impõem na superação das desigualdades. Participa dos seguintes projetos:

Projeto de pesquisa Ensino religioso em escolas públicas: ameaças ao Estado laico e aos direitos reprodutivos

Este é um projeto ligado o Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito e Estigma” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela Profa. Dra. Roseli Fischamnn. É um projeto aprovado pelo CNPq no Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 57/2008 – Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo / Edital nº 57/2008 – Categoria 1processo nº 402923/2008-1 com duração de 18 meses com início em 01/12/2008. O Geledés Instituto da Mulher Negra participa deste projeto, na condição de organização colaboradora da Universidade de São Paulo – USP.

Ensino Religiosos em Escolas Públicas – Impactos sobre o Estado Laico

ensino_religiosoGeledés participa do Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito e Estigma da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, que desenvolveu o projeto de pesquisa Ensino religioso nas escolas públicas…” (ou “ProLaico”) apoiado pelo Prosare/CCR, cujos resultados estão sistematizados na publicação Ensino Religiosos em Escolas Públicas – Impactos sobre o Estado Laico. Org: Roseli Fischmann. São Paulo: FAFE/FEUSP/PROSARE/MacArthur Foundation, Factash, 2008.

A proposta vigente de ensino religioso tem aberto a escola pública à pressão de grupos religiosos hegemónicos. Há tentativa de imposição de padrão homogéneo de valores e comportamentos a crianças e adolescentes, contra a diversidade religiosa presente no Brasil, afetando direitos fundamentais, em especial o direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, bem como direitos sexuais e reprodutivos. Este livro busca analisar aspectos normativos do problema do ensino religioso nas escolas públicas, em suas interações com sociedade e cidadania, incluindo estudos de casos, e destacando os impactos sobre o Estado laico. Traz resultados do projeto de pesquisa Ensino Religioso em Escolas Públicas: Normas Federais e Estaduais e seu Impacto sobre a Cidadania, com especial atenção à Sexualidade e à Saúde Reprodutiva (Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma – FEUSP/FAFE/PROSARE – CCR/Fundação MacArthur).

Consórcio “Culturas Negras e Políticas Racias nas Américas”

Este projeto consiste num consórcio de pesquisa acadêmica-ativista proposto pela University of Massachusetts –AMHERST. Tem caráter inter-institucional e inter-americano foi lançado na Conferência internacional Reconfigurações do racismo & os novos cenários de poder após 2001, ocorrido na University of Massachusetts Amherst, nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2008. Esta conferência promoveu um diálogo inédito entre líderes dos movimentos negros, defensores dos direitos humanos e especialistas na área de Política(s) Negra, que formará a base para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa cujo objetivo é identificar os obstáculos que ainda se impõem na superação do racismo nas Américas. São coordenadores desse projeto: Sonia E. Alvarez, Agustín Laó – Montes, Amilcar Shabbaz e Leonard J. Horwitz Professor of Latin American Politics and Studies and Director, Center for Latin American, Caribbean and Latino Studies University of Massachusetts, Amherst.

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