Geledés e a Pesquisa Acadêmica

Artigo produzido por Redação de Geledés

Articula-se com centros de estudos e pesquisas para a produção de conhecimento no tema das relações raciais, gênero e de direitos humanos. Através do diálogo entre ativistas e acadêmicos, tem por finalidade a construção de uma base de conhecimento que possibilite identificar os obstáculos que ainda se impõem na superação das desigualdades. Participa dos seguintes projetos:

Projeto de pesquisa Ensino religioso em escolas públicas: ameaças ao Estado laico e aos direitos reprodutivos

Este é um projeto ligado o Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito e Estigma” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela Profa. Dra. Roseli Fischamnn. É um projeto aprovado pelo CNPq no Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA nº 57/2008 – Relações de Gênero, Mulheres e Feminismo / Edital nº 57/2008 – Categoria 1processo nº 402923/2008-1 com duração de 18 meses com início em 01/12/2008. O Geledés Instituto da Mulher Negra participa deste projeto, na condição de organização colaboradora da Universidade de São Paulo – USP.

Ensino Religiosos em Escolas Públicas – Impactos sobre o Estado Laico

ensino_religiosoGeledés participa do Grupo de Pesquisa “Discriminação, Preconceito e Estigma da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, que desenvolveu o projeto de pesquisa Ensino religioso nas escolas públicas…” (ou “ProLaico”) apoiado pelo Prosare/CCR, cujos resultados estão sistematizados na publicação Ensino Religiosos em Escolas Públicas – Impactos sobre o Estado Laico. Org: Roseli Fischmann. São Paulo: FAFE/FEUSP/PROSARE/MacArthur Foundation, Factash, 2008.

A proposta vigente de ensino religioso tem aberto a escola pública à pressão de grupos religiosos hegemónicos. Há tentativa de imposição de padrão homogéneo de valores e comportamentos a crianças e adolescentes, contra a diversidade religiosa presente no Brasil, afetando direitos fundamentais, em especial o direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, bem como direitos sexuais e reprodutivos. Este livro busca analisar aspectos normativos do problema do ensino religioso nas escolas públicas, em suas interações com sociedade e cidadania, incluindo estudos de casos, e destacando os impactos sobre o Estado laico. Traz resultados do projeto de pesquisa Ensino Religioso em Escolas Públicas: Normas Federais e Estaduais e seu Impacto sobre a Cidadania, com especial atenção à Sexualidade e à Saúde Reprodutiva (Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma – FEUSP/FAFE/PROSARE – CCR/Fundação MacArthur).

Consórcio “Culturas Negras e Políticas Racias nas Américas”

Este projeto consiste num consórcio de pesquisa acadêmica-ativista proposto pela University of Massachusetts –AMHERST. Tem caráter inter-institucional e inter-americano foi lançado na Conferência internacional Reconfigurações do racismo & os novos cenários de poder após 2001, ocorrido na University of Massachusetts Amherst, nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2008. Esta conferência promoveu um diálogo inédito entre líderes dos movimentos negros, defensores dos direitos humanos e especialistas na área de Política(s) Negra, que formará a base para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa cujo objetivo é identificar os obstáculos que ainda se impõem na superação do racismo nas Américas. São coordenadores desse projeto: Sonia E. Alvarez, Agustín Laó – Montes, Amilcar Shabbaz e Leonard J. Horwitz Professor of Latin American Politics and Studies and Director, Center for Latin American, Caribbean and Latino Studies University of Massachusetts, Amherst.

+ sobre o tema

Maitê Lourenço – Se permita

Conversamos com Maitê Lourenço,  fundadora e CEO da BlackRocks...

“Estamos no caminho certo para combater o feminicídio”

Todos os dias 140 mulheres e meninas são assassinadas...

“Eu faço roupa ativista” Isaac Silva

Uma onda de axé tomou conta do primeiro desfile...

para lembrar

“O Rio está farto de GLOs, ocupações e intervenções militares”, diz ex-secretário de Segurança Nacional

Luiz Eduardo Soares, ex-Secretário Nacional de Segurança Pública na...

Quilombolas do Rio Grande do Sul pedem socorro para receber alimentos

“Os alimentos não estão chegando às comunidades quilombolas. Estamos...

O maior legado do Ilê é a valorização do negro

A exposição Ocupação Ilê Aiyê a ser inaugurada no Itaú Cultural, em São Paulo, no dia 3 de outubro, traz a trajetória do primeiro bloco afro...

Uma escola de afrodescendentes

por Kátia Mello Há 28 anos, um grupo de mulheres negras da periferia de Salvador, no bairro do Uruguai, região dos Alagados, se reuniu para...

STF declara Imprescritibilidade do Crime de Injúria Racial, equiparando ao crime de racismo.

Em decisão da 1ª Turma do STF entende que os crimes de Injúria por conotação racial (art. 140º, parágrafo 3º do Código Penal), se...
-+=