Gilmar: Constituição não permite que presidente adote políticas genocidas

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), criticou hoje em entrevista ao UOL os choques que ocorreram entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a luta contra a pandemia do novo coronavírus, e disse que o governo não pode ter “políticas genocidas”.

No UOL

“Eu não previa que isso [demissão de Mandetta] fosse acontecer e certamente não é desejável. O presidente da República dispõe do poder de exonerar seus ministros”, disse Gilmar.

Agora, a Constituição não permite que o presidente adote políticas genocidas. Políticas que afetem de maneira crucial, global, a vida da população. Me parece que é preciso pensar muito nesse contexto
Gilmar Mendes

O presidente Bolsonaro já fez várias críticas públicas à condução de Mandetta no combate à pandemia e tem realizado ações que contrariam as orientações do Ministério e da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre distanciamento e isolamento social.

O ministro do Supremo pediu mais união entre os diferentes setores do governo federal diante do combate à covid-19.

“É desejável de fato que haja uma articulação, um afinamento dessa orquestra, que de fato os ministérios da Saúde, Economia, Casa Civil trabalhem juntos nesse momento”, afirmou.

Um pouco antes, também usando a comparação com uma orquestra, Gilmar Mendes elogiou o Legislativo pelo trabalho realizado desde o início do surto de coronavírus no Brasil.

“Eu acho que o Legislativo vem atuando de maneira bastante efetiva, já vinha atuando, não tem participado desse bate-cabeça da administração pública, e aparentemente se apresenta de maneira mais organizada. Aquilo parece hoje estar muito mais próximo de uma orquestra. Poderia ter as propostas mais mirabolantes, irresponsáveis, mas tudo parece estar devidamente coordenado, o parlamento tem dado exemplos de maturidade que tem faltado em outros setores muitas vezes”, disse o ministro.

+ sobre o tema

Agora, Quem irá nos defender?

um belo dia, enquanto assistíamos TV em casa, comendo...

Nota pública : autoridades devem ser ágeis e transparentes no atendimento às vítimas de Brumadinho

Conectas se solidariza com todas as pessoas atingidas e...

Sakamoto: Regina Duarte também tem medo de índio

Leonardo Sakamoto A atriz global e pecuarista Regina Duarte,...

EMICIDA: O bom moço do rap detona o preconceito dos colegas e o machismo no hip hop

Leandro Roque de Oliveira, filho de dona Jacira. Ele...

para lembrar

Falha na coleta de lixo agravam enchentes em SP

Empresa deixou 1.100 vias das zonas sul e leste...

Ofensiva contra Lula não tem mais limites

    Por: Kotscho   Julgamento do mensalão, Operação Porto Seguro e agora o...

Cigana rouba a cena em posse de ministros

Homens em terno escuro e mulheres usando tailleur se...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=