O Google está celebrando o 119º aniversário do Mestre Bimba com um logotipo animado em sua página inicial.
“O Doodle de hoje celebra Manuel dos Reis Machado, ou Mestre Bimba, o mestre que legitimou a capoeira e fundou a primeira escola do mundo para promover este estilo de artes marciais afro-brasileiras”, diz a empresa.
Mestre Bimba
Mestre Bimba nasceu em Salvador, Bahia, neste dia em 1899, o mais jovem de 25 filhos e filho de um batuque campeão, outro jogo de luta brasileiro.
Seus pais o chamavam de Manuel dos Reis Machado, mas todos o chamavam de Bimba. Ele trabalhou em vários locais – estivador, carpinteiro e minerador de carvão – antes de dedicar sua vida à sua verdadeira paixão pela capoeira.
Desenvolvida por ex-escravos, a Capoeira foi proibida pelo governo brasileiro por muitos anos. “Naquela época, quando se falava em capoeira, era em sussurros”, lembra Bimba. “Aqueles que aprenderam capoeira só pensaram em se tornar criminosos.”
Como o estudo das artes marciais foi proibido por lei, a música foi adicionada para disfarçar as poderosas técnicas de luta como movimentos de dança.
Desenvolvendo seu próprio estilo, conhecido como capoeira regional, Mestre Bimba instituiu um rigoroso conjunto de regras e um código de vestimenta.
Em 1928 foi convidado a demonstrar seu estilo de capoeira para Getúlio Vargas, então presidente do Brasil. O Presidente ficou tão impressionado que deu permissão a Mestre Bimba para abrir a primeira escola de capoeira em sua cidade natal, Salvador, dando a essa arte marcial única um novo senso de legitimidade.
Em 2014 a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, que a saudou como uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira.
Desenvolvimento do doodle
Google Doodle
Rascunho dos movimentos da capoeira
Google Doodle