Google celebra 119º aniversário do Mestre Bimba

O Google está celebrando o 119º aniversário do Mestre Bimba com um logotipo animado em sua página inicial.

Por  Renê Fraga, do Google Discovery
Reprodução/ Google Doodle

“O Doodle de hoje celebra Manuel dos Reis Machado, ou Mestre Bimba, o mestre que legitimou a capoeira e fundou a primeira escola do mundo para promover este estilo de artes marciais afro-brasileiras”, diz a empresa.

Mestre Bimba

Mestre Bimba nasceu em Salvador, Bahia, neste dia em 1899, o mais jovem de 25 filhos e filho de um batuque campeão, outro jogo de luta brasileiro.

Seus pais o chamavam de Manuel dos Reis Machado, mas todos o chamavam de Bimba. Ele trabalhou em vários locais – estivador, carpinteiro e minerador de carvão – antes de dedicar sua vida à sua verdadeira paixão pela capoeira.

Desenvolvida por ex-escravos, a Capoeira foi proibida pelo governo brasileiro por muitos anos. “Naquela época, quando se falava em capoeira, era em sussurros”, lembra Bimba. “Aqueles que aprenderam capoeira só pensaram em se tornar criminosos.”

Como o estudo das artes marciais foi proibido por lei, a música foi adicionada para disfarçar as poderosas técnicas de luta como movimentos de dança.

Desenvolvendo seu próprio estilo, conhecido como capoeira regional, Mestre Bimba instituiu um rigoroso conjunto de regras e um código de vestimenta.

Em 1928 foi convidado a demonstrar seu estilo de capoeira para Getúlio Vargas, então presidente do Brasil. O Presidente ficou tão impressionado que deu permissão a Mestre Bimba para abrir a primeira escola de capoeira em sua cidade natal, Salvador, dando a essa arte marcial única um novo senso de legitimidade.

Em 2014 a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, que a saudou como uma das manifestações populares mais expressivas da cultura brasileira.

Desenvolvimento do doodle

Google  Doodle

Rascunho dos movimentos da capoeira

Google  Doodle

+ sobre o tema

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

Olímpiadas 2012: Serena Williams na final após vitória arrasadora

A norte-americana Serena Williams está classificada para a final...

Mostra divulga produções artísticas da periferia de São Paulo

Por: Camila Maciel São Paulo – Cantar, recitar,...

para lembrar

Riquelme: ‘Paulinho é um Lampard negro’

Argentino do Boca Juniors rasgou elogios ao ex-corintiano e...

Spike Lee faz ‘vaquinha’ na Internet para financiar novo filme

Cineasta norte-americano pede ajuda aos internautas para arrecadar verba...

“O Mordomo” examina questão racial ao longo das décadas nos EUA

Filme de Lee Daniels é inspirado na história de...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Capoeiristas farão censo para mapear grupos na capital paulista

O Fórum da Capoeira do Município de São Paulo e o Instituto Caifazes Ação Social vão fazer uma pesquisa censitária na capital paulista para mapear os...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...
-+=