Graça Machel anuncia fim do luto por Mandela

A organização não-governamental Graça Machel Trust, com sede na África do Sul, anunciou que a sua fundadora terminou o luto pela morte de Nelson Mandela e vai voltar ao ativismo social em defesa das crianças e das mulheres.

Em comunicado enviado no fim de semana à Lusa, a Graça Machel Trust, que a moçambicana fundou na África do Sul, anuncia que a viúva do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela terminou o período de luto e vai voltar a abraçar as causas sociais por que se vem batendo há vários anos.

Apesar de ter aparecido em alguns eventos em Moçambique, após a morte do seu marido, Nelson Mandela, em 05 de dezembro, Graça Machel vinha oficialmente observando um “retiro” da vida pública desde o desaparecimento do líder da resistência antiapartheid e primeiro Presidente negro da história da África do Sul.

“Depois de seis meses de retiro, em luto pela morte do Presidente Rolihlahla Nelson Mandela, a senhora Graça Machel vai agora voltar ao seu papel ativo como uma defensora global dos direitos das mulheres e das crianças”, diz a nota de imprensa da Graça Machel Trust.

Citada na nota de imprensa, a ativista social refere que o seu sonho é ver o Hospital para as Crianças Nelson Mandela, idealizado pelo antigo Presidente sul-africano, tornar-se realidade e continuar a luta pelo acesso das mulheres africanas às oportunidades económicas, políticas e sociais.

“Tive a sorte de encontrar em Madiba (o nome de clã de Nelson Mandela) um parceiro e companheiro na defesa dos direitos das crianças e das mulheres. Sou inspirada pelo seu rico legado, que promove justiça, compaixão e solidariedade”, diz, no comunicado, Graça Machel, que foi antes casada com o primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, morto num desastre aéreo, em 1986.

Fonte: Notícias ao Minuto

+ sobre o tema

Fotógrafo da National Geographic Brasil publica livro sobre a cultura afrodescendente no Amapá

'Rufar dos Tambores: Imagens e Encontros Afroamapaenses'será lançado no...

Gaby Amarantos substitui Tais Araújo no ‘Saia Justa’

A cantora paraense Gaby Amarantos foi confirmada no elenco...

para lembrar

Carnaval 2017: Com os filhos, Taís Araújo e Lázaro Ramos acompanham trio em Salvador

Taís Araújo e Lázaro Ramos decidiram curtir o Carnaval...

UOL anuncia 24 novos colunistas

O UOL anunciou a contratação de 24 novos colunistas....

Dentro da minha pele

sinopse Histórias comuns de nove pessoas comuns, com diferentes tons...

Alguma vez um negro inventou alguma coisa?

Por Ava Henry y Michael Williams* Fonte: Diario Vermelho...
spot_imgspot_img

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...

Álbum de Lauryn Hill é considerado melhor da história em lista da Apple Music; veja ranking

Uma lista publicada pela Apple Music elegeu os 100 melhores álbuns de todos os tempos. Em primeiro lugar, a escolha foi para 'The Miseducation...

Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da...
-+=