Graça Machel anuncia fim do luto por Mandela

A organização não-governamental Graça Machel Trust, com sede na África do Sul, anunciou que a sua fundadora terminou o luto pela morte de Nelson Mandela e vai voltar ao ativismo social em defesa das crianças e das mulheres.

Em comunicado enviado no fim de semana à Lusa, a Graça Machel Trust, que a moçambicana fundou na África do Sul, anuncia que a viúva do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela terminou o período de luto e vai voltar a abraçar as causas sociais por que se vem batendo há vários anos.

Apesar de ter aparecido em alguns eventos em Moçambique, após a morte do seu marido, Nelson Mandela, em 05 de dezembro, Graça Machel vinha oficialmente observando um “retiro” da vida pública desde o desaparecimento do líder da resistência antiapartheid e primeiro Presidente negro da história da África do Sul.

“Depois de seis meses de retiro, em luto pela morte do Presidente Rolihlahla Nelson Mandela, a senhora Graça Machel vai agora voltar ao seu papel ativo como uma defensora global dos direitos das mulheres e das crianças”, diz a nota de imprensa da Graça Machel Trust.

Citada na nota de imprensa, a ativista social refere que o seu sonho é ver o Hospital para as Crianças Nelson Mandela, idealizado pelo antigo Presidente sul-africano, tornar-se realidade e continuar a luta pelo acesso das mulheres africanas às oportunidades económicas, políticas e sociais.

“Tive a sorte de encontrar em Madiba (o nome de clã de Nelson Mandela) um parceiro e companheiro na defesa dos direitos das crianças e das mulheres. Sou inspirada pelo seu rico legado, que promove justiça, compaixão e solidariedade”, diz, no comunicado, Graça Machel, que foi antes casada com o primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, morto num desastre aéreo, em 1986.

Fonte: Notícias ao Minuto

+ sobre o tema

África cada vez mais consciencializada sobre uso das tecnologias

Luanda - O representante de Moçambique no 2º...

Ecoa estreia blog da jornalista e escritora Bianca Santana

Ecoa estreia nesta terça-feira (5) o blog da jornalista...

Benedita anuncia Marcha das Mulheres Negras em novembro

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou, em plenário,...

População mundial se aproximará dos 10 bilhões em 2050, diz estudo

A população mundial alcançará 9,731 bilhões de habitantes...

para lembrar

Americanos esterilizados em programa de eugenia lutam por indenização do Estado

Programa para evitar que pobres e deficientes mentais...

Leci Brandão é indicada ao Prêmio da Música Brasileira

A cantora e compositora Leci Brandão concorre na categoria...

América Latina para além dos dados

A integração dos povos necessita modificar o histórico caminho...
spot_imgspot_img

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...

Racismo escancarado

Duas décadas atrás, na esteira da Conferência Mundial contra a Discriminação Racial, em Durban (África do Sul), um conjunto de organizações da sociedade civil,...
-+=