Graça Machel anuncia fim do luto por Mandela

A organização não-governamental Graça Machel Trust, com sede na África do Sul, anunciou que a sua fundadora terminou o luto pela morte de Nelson Mandela e vai voltar ao ativismo social em defesa das crianças e das mulheres.

Em comunicado enviado no fim de semana à Lusa, a Graça Machel Trust, que a moçambicana fundou na África do Sul, anuncia que a viúva do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela terminou o período de luto e vai voltar a abraçar as causas sociais por que se vem batendo há vários anos.

Apesar de ter aparecido em alguns eventos em Moçambique, após a morte do seu marido, Nelson Mandela, em 05 de dezembro, Graça Machel vinha oficialmente observando um “retiro” da vida pública desde o desaparecimento do líder da resistência antiapartheid e primeiro Presidente negro da história da África do Sul.

“Depois de seis meses de retiro, em luto pela morte do Presidente Rolihlahla Nelson Mandela, a senhora Graça Machel vai agora voltar ao seu papel ativo como uma defensora global dos direitos das mulheres e das crianças”, diz a nota de imprensa da Graça Machel Trust.

Citada na nota de imprensa, a ativista social refere que o seu sonho é ver o Hospital para as Crianças Nelson Mandela, idealizado pelo antigo Presidente sul-africano, tornar-se realidade e continuar a luta pelo acesso das mulheres africanas às oportunidades económicas, políticas e sociais.

“Tive a sorte de encontrar em Madiba (o nome de clã de Nelson Mandela) um parceiro e companheiro na defesa dos direitos das crianças e das mulheres. Sou inspirada pelo seu rico legado, que promove justiça, compaixão e solidariedade”, diz, no comunicado, Graça Machel, que foi antes casada com o primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, morto num desastre aéreo, em 1986.

Fonte: Notícias ao Minuto

+ sobre o tema

Neil deGrasse Tyson: Sociedade Secular e seus inimigos

Durante um encontro científico intitulado "Sociedade Secular e seus inimigos", em...

Todos somos africanos, diz o ator Danny Glover

Todos somos africanos, disse o famoso ator estadunidense Danny...

‘O racismo deixa marcas na alma’

Belo-horizontina e médica, Júlia Rocha tem sido alvo de xingamentos...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Pelourinho recebe Festival de Afoxés em homenagem a mulher negra

Um desfile de cores e ritmos marcou a noite...

Primeira prefeita negra eleita, Tânia Terezinha quebra preconceitos

O município de Dois Irmãos, no Vale do Sinos,...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=