Haddad sanciona lei e libera entrada de doulas em maternidades

O prefeito Fernando Haddad (PT) sanciona nesta sexta-feira (23) a lei que libera a entrada de doulas em hospitais públicos da capital. O projeto de lei havia sido aprovado na Câmara no último dia 7.

Fonte: Mães de Peito

por, Giovanna Balogh

O projeto, de 2014, é de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), prevê que os estabelecimentos de saúde liberem a entrada das doulas durante todo o período do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Pelo texto, a gestante poderá também entrar com a doula em consultas e exames pré-natal sempre que for solicitada pela paciente.

Doula dá apoio para parturiente durante trabalho de parto

Além da doula, a parturiente poderá ter a presença do marido ou qualquer acompanhante de sua escolha como prevê a lei federal 11.108/2005. O projeto de lei também prevê que as doulas entrem nas maternidades com seus instrumentos de trabalho, como bolas de pilates, banqueta, óleos de massagem, entre outros.

Se os hospitais não respeitarem a lei estão sujeitos à advertência, afastamento do gestor e aplicação de outras penalidades que serão estipuladas pelo órgão gestor da saúde.

Uma proposta similar tramita na Assembleia Legislativa desde fevereiro de 2014, mas ainda não há previsão de quando ela será votada. Recentemente foi criada a Adosp (Associação das Doulas de São Paulo) que, entre vários projetos, pretende trabalhar para que a lei estadual também seja aprovado liberando a entrada das doulas em todas as maternidades do Estado.

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

‘Diferente do que dizem, aborto não foi descriminalizado’, diz autora de ações no Supremo

Às vésperas da discussão sobre a descriminalização ou não...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...
-+=