Herança e testamentos digitais não são decisões bizarras

Relutei muito a decidir quem herdaria meus arquivos de computador e meu blog “Tá lubrinando – escritos da Chapada do Arapari”. Achava uma bizarrice, porém, tremia só de pensar que há gente que morre e deixa de herança pendências trabalhosas. Uma aporrinhação sem fim. Então, é preciso pensar em meus guardados de computador e no que produzi que está na web.

Por: Fátima Oliveira

Há algum tempo, recebi de uma pessoa amiga um e-mail com as senhas do seu blog: “Toque o blog se eu morrer…”. É um blog literário, com a maioria das postagens de sua autoria, mas há escritos de autores dos quais gosta, clássicos e contemporâneos.

Levei na galhofa. É uma pessoa nostálgica e introspectiva, e eu a conheço assim desde sempre. “Fez testamento? Registrou em cartório?”. Fiquei sem resposta, pois a pessoa tem muito medo de morrer, se crê imorrível; e não aspira à eternidade, que pressupõe morrer, mas à imortalidade do corpo.

Semana passada, ouvi uma história que mais se parece com uma lenda da internet: uma mulher e um homem, amigos virtuais, que nunca se encontraram, jamais perguntaram sobre a vida real do outro, e a única coisa que sabiam eram as respectivas profissões: uma professora de literatura e um médico. E assim se passaram cinco anos. Há quilos de páginas de e-mails trocados quase diariamente. O nome dela era real, o dele, nem tanto, mas ela só descobriu depois.

Uma noite, ela abriu o jornal e estava lá que o “dr. Fulano de Tal dos Anzóis Pereira”, que mantinha o blog “Coisa & Tal”, com o pseudônimo de “Etc. e Tal”, falecera no dia anterior e seria enterrado em sua cidade natal naquele dia. Já era noite, ele já estava enterrado. Chorou copiosamente. Depois, mais calma, acessou o “Coisa & Tal”. Lamentou que uma produção literária cuidadosa e meticulosa, quase uma obra de arte, deixasse na orfandade mais de mil seguidores.

Lembrou que, há uns dois anos, recebera um macabro e-mail dele: “Você é a minha herdeira digital. Quando eu morrer, meu blog será seu, assim como os e-mails que trocamos, MSN e Facebook”. Enquanto ela tentava encontrar o tal e-mail, chegou uma mensagem do provedor do blog: “Temos autorização de comunicar-lhe a senha de acesso ao blog sempre que completarem 48 horas de inatividade”.

Ela se apossou do blog. Fuçou o que pôde. Havia nos rascunhos seis contos, que ela publicou, as senhas de todas as contas digitais dele e um comunicado de falecimento, no qual constava que ela era a herdeira do seu acervo digital e poderia decidir livremente o que fazer com a herança, até deletá-la. Após uma semana, recebeu telefonema do advogado da viúva (ali descobriu que ele era casado e que tinha três filhos adultos!), que estava inconsolável por não ser a herdeira do acervo digital do marido e oferecia uma recompensa pelo seu silêncio e a desistência da herança!

Não houve acordo e o caso está na Justiça. Ela continua em pleno gozo de seus direitos de herdeira e recebeu uma oferta milionária para a história da herança virar um filme. No Brasil, não há lei específica sobre herança de acervo digital. Caso não haja um “testamento”, o espólio digital pertence à família da pessoa falecida, que, se não possuir as senhas, poderá obtê-las por ordem judicial.

Os dois fatos mudaram a minha opinião. Até fiz meu testamento digital, mas ainda não “fiz um tempo” para ir ao cartório. Freud até que explica: é a sensação idiota de imortalidade corpórea que nos faz postergar decisões inadiáveis, pois quem é vivo é mortal. E a vida segue, e o que caiu na web também…

 

 

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Camila Moura de Carvalho: Por que o feminismo negro?

“A voz de minha filha recolhe em si a fala e...

O complexo de Princesa Isabel na novela ‘Em Família’ – Por: Jéssica Romero

Não sou tão noveleira assim, mas quando tenho tempo,...

Barrada em debate, Erundina protesta em frente à Band

Manifestantes se concentram em frente à emissora na capital...

para lembrar

Por que o brasileiro ainda pensa em imigrar? Por Lily Green

  Para muitos estrangeiros, o Brasil parece a...

Como foi que perdemos tudo?

Uma jovem estudante me perguntou, “Como foi, professor Douglas, que...

66% dos novos viajantes são da classe C

JANAINA LAGEDO RIOCLAUDIA ROLLIDE SÃO PAULO Sete milhões de...

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=