“Histórias Afro-Atânticas: exposição no MASP mostra a história da diáspora africana”.

O Brasil já foi considerado uma segunda África. Fala-se em genocídio em nosso continente com a mortandade de negros na Guerra do Paraguai. Fala-se em processo de “branqueamento”.

Do Causa Operaria

Foto: Reproduzida/Causa Operaria

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

Mas, como foi possível ser o Brasil considerado nos idos de 1864 uma segunda África? Tudo ocorreu com a Diáspora africana — também chamada de Diáspora Negra. Ou ainda com o fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além do continente africano devido à imigração forçada, por fins escravagistas mercantis que perduraram da Idade Moderna ao final do século XIX, de africanos.

Hoje, cerca de cinco séculos após o início da chegada de povos escravizados da África às Américas, as rotas, as influências culturais, a miscigenação e as histórias da diáspora negra são tema de uma das maiores exposições de arte realizadas pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, nos últimos anos.

Muitas obras de arte. São mais de 400 obras e mais 210 artistas do Brasil e do mundo, selecionados para contar essas várias histórias. São desenhos, pinturas, esculturas, filmes, vídeos, instalações, fotografias e documentos que dizem respeito às relações históricas e de fluxos entre os três continentes banhados pelo Oceano Atlântico.

As curadoras do evento ingenuamente narram um encontro de culturas e, não a violência desmedida dos negros. Dizem: “Nos navios negreiros, vieram não só pessoas escravizadas, mas símbolos, culturas, religiões e filosofias”, explica uma das curadoras da exposição, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, que montou a grande mostra com mais quatro nomes, Adriano Pedrosa, Ayrson Heráclito, Hélio Menezes e Tomás Toledo.

Informam ainda que apesar de não ter sido pensada com esse propósito, a mostra ocorre nos 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, entende que  “A data precisa ser politizada. Temos que nos perguntar se há motivo para comemorar o fato de o Brasil ter sido o último país a libertar os escravos”, questiona Lilia Schwarcz.

Contudo, nenhuma forma de arte pode ser reprimida ou mesmo suprimida. Trotsky constata que o pensamento livre e independente, que ele considera a condição incontornável da criação artística, houvera sido sacrificado no altar do “realismo socialista” de seu tempo. A marginalização da poeta Anna Akhmátova, o “desaparecimento” num campo de concentração do poeta Iossip Mandelstan e, de outra maneira, o suicídio de Maiakovsky foram marcas indeléveis do sufocamento da criação artística e intelectual que se processava no país.

As obras expostas no MASP devem ser recebidas com muitos aplausos sem que os laivos ingênuos dos curadores nos anestesiem a consciência.

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

Bolt mostra confiança para disputa do Mundial de Daegu

Usain Bolt mandou um recado para seus adversários...

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

Família e amigos de Holyfield falam da trajetória do pugilista após incêndio

Por: Ingrid Maria Machado e Sérgio Pinheiro Reginaldo Holyfield...

Walter Firmo

Walter Firmo Guimarães da Silva (Rio de Janeiro RJ...
spot_imgspot_img

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...
-+=