Hoje na História, 28 de Setembro de 1942 nascia Tim Maia

Tim Maia merece todas as homenagens no seu aniversário. Aliás, quanto mais tempo passa ele fica mais importante e tem seu talento reconhecido como um grande inovador da música brasileira, criador de novos gêneros como o samba-soul e o baião-funk, e continua fazendo sucesso.

Meu amigo Tim Maia nasceu durante a Segunda Guerra na Tijuca e foi batizado como Sebastião. Aprendeu tudo sozinho, violão, bateria, baixo, música e letra, começou no rock and roll com Roberto Carlos e Erasmo. Com 17 anos e 12 dólares no bolso, foi para Nova York, onde viveu cinco anos, se formou em funk, soul e rhythm and blues, e terminou preso e deportado para o Brasil.

Sobre o polêmico Tim Maia só não há duvidas de que ele foi um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, que se tornou um dos pais fundadores da moderna música negra brasileira.

Tim levou uma vida louca entre dramas e comédias, e atribuía seu sucesso a músicas dançantes, e que ele chamava de esquenta-suvaco, e clássicos românticos que atravessam gerações, que ele chamava de mela-cueca. Rei do suingue e do humor, entre lágrimas e gargalhadas, prisões e consagrações, Tim Maia construiu uma obra musical de peso, se tornando um dos artistas mais admirados pelos maiores nomes da MPB.

O melhor presente que Tim Maia vai ganhar no seu aniversário é a realização de um de seus maiores sonhos: a gravadora Luaka Bop, de David Byrne, está lançando internacionalmente uma compilação com seus grandes sucessos e um documentário de dez minutos sobre o doidão mais talentoso e divertido da nossa música. Finalmente o mundo vai conhecer o som e a fúria do Tim Maia do Brasil.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...

Festival expõe e exalta cultura africana no Rio

Fonte: Folha de São Paulo - Shows e debates...

A história oficial exclui os negros da construção do país, denuncia Cláudia Durans

A afirmação é de Cláudia Durans , professora-adjunta...

Copa do Mundo: SBT confirma Pelé como seu comentarista

O SBT confirmou, nesta quinta-feira, que Pelé será seu...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=