Hoje na História, 28 de Setembro de 1942 nascia Tim Maia

Tim Maia merece todas as homenagens no seu aniversário. Aliás, quanto mais tempo passa ele fica mais importante e tem seu talento reconhecido como um grande inovador da música brasileira, criador de novos gêneros como o samba-soul e o baião-funk, e continua fazendo sucesso.

Meu amigo Tim Maia nasceu durante a Segunda Guerra na Tijuca e foi batizado como Sebastião. Aprendeu tudo sozinho, violão, bateria, baixo, música e letra, começou no rock and roll com Roberto Carlos e Erasmo. Com 17 anos e 12 dólares no bolso, foi para Nova York, onde viveu cinco anos, se formou em funk, soul e rhythm and blues, e terminou preso e deportado para o Brasil.

Sobre o polêmico Tim Maia só não há duvidas de que ele foi um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, que se tornou um dos pais fundadores da moderna música negra brasileira.

Tim levou uma vida louca entre dramas e comédias, e atribuía seu sucesso a músicas dançantes, e que ele chamava de esquenta-suvaco, e clássicos românticos que atravessam gerações, que ele chamava de mela-cueca. Rei do suingue e do humor, entre lágrimas e gargalhadas, prisões e consagrações, Tim Maia construiu uma obra musical de peso, se tornando um dos artistas mais admirados pelos maiores nomes da MPB.

O melhor presente que Tim Maia vai ganhar no seu aniversário é a realização de um de seus maiores sonhos: a gravadora Luaka Bop, de David Byrne, está lançando internacionalmente uma compilação com seus grandes sucessos e um documentário de dez minutos sobre o doidão mais talentoso e divertido da nossa música. Finalmente o mundo vai conhecer o som e a fúria do Tim Maia do Brasil.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

O Vodu e a Resistência Negra no Haiti

Jaqueline Lima Santos* Resumo No dia 12 de...

Piedad Córdoba

Terminei a entrevista (...) perguntando-a sobre os turbantes que...

Hoje na História, 1798, nascia Antonio Pereira Rebouças

Antônio Pereira Rebouças (1798-1880) - Advogado, deputado e conselheiro de D....

para lembrar

Teatro – Contos Africanos a partir de Shakespeare no CCB

No Grande Auditório do Centro Cultural de Belém pelas...

Candidatos do Mister Angola 2014 em comemoração aos 12 anos de paz

O concurso Mister Angola 2014 este ano realiza-se no...

Grande Rio de frente contra a intolerância religiosa

Com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”...

A canção dos homens: contos africanos: Espetáculo valoriza cultura africana

A África será tema do espetáculo “A canção dos...
spot_imgspot_img

Festival literário propõe amor e diversidade como antídotos ao extremismo

O Festival Literário Internacional de Paracatu - Fliparacatu - vai colocar no centro do debate o amor, a literatura e a diversidade como pilares...

Majestosa, Lauryn Hill entrega show intenso e coroa história da Chic Show

"Não é só um baile black", gritou Criolo durante o terceiro show do festival Chic Show 50 Anos, no sábado (12). O rapper do...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...
-+=