Hoje na História, 28 de Setembro de 1942 nascia Tim Maia

Tim Maia merece todas as homenagens no seu aniversário. Aliás, quanto mais tempo passa ele fica mais importante e tem seu talento reconhecido como um grande inovador da música brasileira, criador de novos gêneros como o samba-soul e o baião-funk, e continua fazendo sucesso.

Meu amigo Tim Maia nasceu durante a Segunda Guerra na Tijuca e foi batizado como Sebastião. Aprendeu tudo sozinho, violão, bateria, baixo, música e letra, começou no rock and roll com Roberto Carlos e Erasmo. Com 17 anos e 12 dólares no bolso, foi para Nova York, onde viveu cinco anos, se formou em funk, soul e rhythm and blues, e terminou preso e deportado para o Brasil.

Sobre o polêmico Tim Maia só não há duvidas de que ele foi um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, que se tornou um dos pais fundadores da moderna música negra brasileira.

Tim levou uma vida louca entre dramas e comédias, e atribuía seu sucesso a músicas dançantes, e que ele chamava de esquenta-suvaco, e clássicos românticos que atravessam gerações, que ele chamava de mela-cueca. Rei do suingue e do humor, entre lágrimas e gargalhadas, prisões e consagrações, Tim Maia construiu uma obra musical de peso, se tornando um dos artistas mais admirados pelos maiores nomes da MPB.

O melhor presente que Tim Maia vai ganhar no seu aniversário é a realização de um de seus maiores sonhos: a gravadora Luaka Bop, de David Byrne, está lançando internacionalmente uma compilação com seus grandes sucessos e um documentário de dez minutos sobre o doidão mais talentoso e divertido da nossa música. Finalmente o mundo vai conhecer o som e a fúria do Tim Maia do Brasil.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

Congada

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa...

Emanoel Alves de Araújo

Emanoel Alves de Araújo (Santo Amaro da Purificação BA...

Mandela destaca honra de realizar Copa na África

CIDADE DO CABO (Reuters) - A África do Sul...

Pelé autografa camisa para Gisele Bündchen e diz que não tem medo do marido dela

O rei fez dedicatória em português para o jogador...
spot_imgspot_img

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...
-+=