Imperialismo em chamas: Sem justiça, sem paz!

A sensação é sensacional, como diria nosso amigo rapper Djonga, mas os motivos são muito tristes, afinal, quem não gostaria de ver os racistas sendo queimados e ardendo em fogo? Sim, parece macabro demais, mas é a revolta de centenas de anos de violências contra o povo das américas sendo externalizada, enquanto o capitalismo segue queimando em brasa, aguardando a próxima vítima do racismo estrutural (que retroalimenta o sistema opressor racista) para entrar em chamas.

Minessota em chamas, Kenosha em chamas, EUA em chamas e o Brasil está em brasas ( sim, as coisas por aqui são diferentes) porém não menos graves, pois as fogueiras podem ser gigantes( e nem estou falando das queimadas criminosas da Amazônia).

Os protestos em Kenosha, no estado americano de Winconsin, depois de viralizar o vídeo em que Jacob Blake (jovem negro de 29 anos) é brutalmente atacado com sete tiros pelas costas, diante de seus três filhos, trazem novamente para o centro do debate, os levantes antirracistas e os gritos de revolta, de uma sociedade que não tolera mais o racismo como lógica operacional do Estado.

 Blake é mais uma vítima negra do racismo institucionalizado nas policias americanas, assim como Breonna Taylor, George Floyd, Eric Garner e muitos outros, revelando que o povo negro por lá (assim como por aqui) também não consegue respirar e nem ter paz, há muito tempo. Vale destacar, que as grandes aliadas nesse caos tem sido as tecnologias (algo bastante simbólico para a terra do Tio San) pois elas possibilitam captar imagens como provas dos abusos policiais, utilizando as redes sociais como fontes de denúncia e fazendo viralizar, um verdadeiro ciclo sistêmico que devasta as famílias e comunidades negras.

Isso revela outro dado importante: a sociedade deixou de ser omissa e não aceita mais a podridão do sistema policial americano, que ainda segue tratando as pessoas negras como se não fossem humanas, pois a qualquer momento um registro de abuso policial pode ser feito e/ou de qualquer outro caso, que envolva algum episódio de racismo (fica a dica brasileiros e brasileiras antirracistas!).

Teremos de aguardar as eleições de 3 de novembro, para saber qual será a resposta da sociedade imperialista frente a todos esses escândalos envolvendo questões raciais nos EUA, pois como disse o democrata Joe Biden (rival do capitão Trump) “ esses tiros perfuram a alma da nossa nação”. Sendo menos poético que Biden, eu diria que os tiros estão perfurando “coincidentemente”, os corpos afro-americanos e que realmente a sensação de ver a nação norte-americana em chamas, é sensacional, pois enquanto não houver justiça, não haverá paz!

Gustavo Rocha (AfroGuga) – Ativista Social,militante do Coletivo Juntos e da corrente MES/ PSOL Santa Maria/RS.

+ sobre o tema

Bilhete racista e xenofóbico é deixado em banheiro da UFC; universidade repudia

Em nota, a UFC ressalta manter política inclusiva que...

Brasileiro Fred, do Manchester United, é alvo de racismo no Instagram

O jogador brasileiro Fred, do Manchester United, foi alvo...

Comunidade judaica e movimento negro se movimentam contra dois prefeitos do Rio

Há uma articulação de setores da comunidade judaica e...

Autoridades abrem reunião da ONU sobre Década Internacional de Afrodescendentes

Ministra Nilma Lino Gomes discursou na abertura Do SEPPIR Gestores de...

para lembrar

Crime de racismo: Uma prática histórica

O racismo no Brasil, é um problema que existe...

Caixa Econômica Federal se defende por mostrar Machado de Assis branco

Está no ar a campanha comemorativa pelos 150 anos...

Maria José Anacleto Cunha

Vítima: MARIA JOSÉ ANACLETO CUNHA Ação de Indenização pó...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=