São Paulo, que comemorou 462 anos de existência, é conhecida por sua diversidade racial, social e cultural. Por ser o maior polo econômico e industrial do país, também é referência quando o assunto é trabalho, vista como o lugar ideal para aqueles em busca de melhores condições de vida.
Enviado por Maurício Pestana para o Portal Geledés
Essa diversidade existente na cidade foi também verificada no mercado de trabalho, por meio de uma pesquisa inédita, que analisou o perfil racial, social e de gênero dos 200 maiores fornecedores da Prefeitura de São Paulo.
Os dados, que serão divulgados na íntegra nesta próxima quinta-feira, 28 de janeiro, não surpreendem aqueles que trabalham com a temática racial: apesar de ser a cidade com o maior número de negros no país, esse índice não reflete no ambiente corporativo. Há ainda, uma desigualdade em salários ou posições de liderança quando se compara brancos e negros ou homens e mulheres.
O cruzamento desta pesquisa com alguns estudos preliminares sobre as ações afirmativas já realizadas no município, demonstra que onde há uma política de inclusão, há uma mudança substancial não só na diversidade, mas também na produtividade.
Esta é a primeira vez que um organismo público solicita um estudo sobre o perfil de seus fornecedores. A iniciativa abre um caminho sem volta para as políticas de inclusão racial e de gênero no Brasil.
Que o estudo possa contribuir para a construção de ações articuladas entre os setores públicos e privado e de medidas efetivas em prol de uma maior diversidade e da inserção de negros e mulheres no mercado de trabalho brasileiro.