Inclusão e diversidade

São Paulo, que comemorou 462 anos de existência, é conhecida por sua diversidade racial, social e cultural. Por ser o maior polo econômico e industrial do país, também é referência quando o assunto é trabalho, vista como o lugar ideal para aqueles em busca de melhores condições de vida.

Enviado por Maurício Pestana para o Portal Geledés

 

Essa diversidade existente na cidade foi também verificada no mercado de trabalho, por meio de uma pesquisa inédita, que analisou o perfil racial, social e de gênero dos 200 maiores fornecedores da Prefeitura de São Paulo.

Os dados, que serão divulgados na íntegra nesta próxima quinta-feira, 28 de janeiro, não surpreendem aqueles que trabalham com a temática racial: apesar de ser a cidade com o maior número de negros no país, esse índice não reflete no ambiente corporativo. Há ainda, uma desigualdade em salários ou posições de liderança quando se compara brancos e negros ou homens e mulheres.

O cruzamento desta pesquisa com alguns estudos preliminares sobre as ações afirmativas já realizadas no município, demonstra que onde há uma política de inclusão, há uma mudança substancial não só na diversidade, mas também na produtividade.

Esta é a primeira vez que um organismo público solicita um estudo sobre o perfil de seus fornecedores. A iniciativa abre um caminho sem volta para as políticas de inclusão racial e de gênero no Brasil.

Que o estudo possa contribuir para a construção de ações articuladas entre os setores públicos e privado e de medidas efetivas em prol de uma maior diversidade e da inserção de negros e mulheres no mercado de trabalho brasileiro.

 

+ sobre o tema

MEC é autorizado a abrir concurso para 1.439 vagas

Oportunidades são para Colégio Pedro II, Cefet, escolas técnicas,...

É possível morrer de coração partido?

Por:Stephen Evans Quando Margaret Williams morreu, no País de Gales,...

Grupos religiosos anunciam boicote a atores que protagonizaram vídeo em defesa do aborto

Um vídeo protagonizado por alguns atores para defender o direito da...

Jovens ateiam fogo em moradores de rua e um deles morre no Distrito Federal

Um ato de barbárie praticado com frieza acabou em...

para lembrar

“Previsões furadas: deu caos na mídia”

Site "Muda Mais" questiona reportagens da grande mídia que...

Medo vira pretexto para destituir a liberdade e criminalizar pobres

Para advogado, "a violência do Estado é necessária para...

Relatório Brasileiro sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais

O Brasil é um país conhecido por suas enormes...
spot_imgspot_img

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...

Caso Sônia é desastroso para combater trabalho escravo, alerta auditor

A história de Sônia Maria de Jesus, de 50 anos – que foi resgatada em uma operação contra o trabalho análogo à escravidão da...
-+=