Inclusão e diversidade

São Paulo, que comemorou 462 anos de existência, é conhecida por sua diversidade racial, social e cultural. Por ser o maior polo econômico e industrial do país, também é referência quando o assunto é trabalho, vista como o lugar ideal para aqueles em busca de melhores condições de vida.

Enviado por Maurício Pestana para o Portal Geledés

 

Essa diversidade existente na cidade foi também verificada no mercado de trabalho, por meio de uma pesquisa inédita, que analisou o perfil racial, social e de gênero dos 200 maiores fornecedores da Prefeitura de São Paulo.

Os dados, que serão divulgados na íntegra nesta próxima quinta-feira, 28 de janeiro, não surpreendem aqueles que trabalham com a temática racial: apesar de ser a cidade com o maior número de negros no país, esse índice não reflete no ambiente corporativo. Há ainda, uma desigualdade em salários ou posições de liderança quando se compara brancos e negros ou homens e mulheres.

O cruzamento desta pesquisa com alguns estudos preliminares sobre as ações afirmativas já realizadas no município, demonstra que onde há uma política de inclusão, há uma mudança substancial não só na diversidade, mas também na produtividade.

Esta é a primeira vez que um organismo público solicita um estudo sobre o perfil de seus fornecedores. A iniciativa abre um caminho sem volta para as políticas de inclusão racial e de gênero no Brasil.

Que o estudo possa contribuir para a construção de ações articuladas entre os setores públicos e privado e de medidas efetivas em prol de uma maior diversidade e da inserção de negros e mulheres no mercado de trabalho brasileiro.

 

+ sobre o tema

Senado institui cotas de 20% para negros nos próximos concursos

No dia em que o Brasil comemora 126 anos...

Empresa torna-se mais competitiva quando dá espaço para a diversidade

A diversidade traz competitividade, mas nem todas as empresas...

Resolução inclui estatísticas raciais no sistema de emprego brasileiro

Regulamentação auxilia na formulação de políticas pública para combater...

Shopping Taboão abre 120 vagas para novas lojas

- Fonte: G1 - Há oportunidades para estoquista,...

para lembrar

Diversos Somos Todos: Meio ambiente, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável

por Reinaldo Bulgarelli Empresa sustentável é aquela que trabalha para...

Terceirizado ‘trabalha 3 horas a mais, ganha 25% a menos e fica 3,1 anos a menos no emprego’

Os riscos e a precarização do trabalho (…) são...

Empreendedorismo: Casa do Mídia Étnica recebe lançamento de livro sobre histórias inspiradoras

Na ocasião, o autor de ‘Histórias Inspiradoras’ receberá  Enderson...
spot_imgspot_img

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...
-+=