Irmã de estudante que denunciou ataques racistas também foi alvo de preconceito no mesmo colégio em SP

Enviado por / FontePor Fantástico, no G1

Desde os 6 anos de idade, ela sofre com atitudes racistas. Mas a garota pediu para a mãe não denunciar com medo de represálias. Agora a família decidiu compartilhar as histórias, depois do ato de coragem do irmão.

Em São Paulo, assim que saiu o resultado das eleições, o estudante Antônio, de 15 anos, foi adicionado a um grupo de alunos que trocavam mensagens de ódio e preconceito, com citações nazistas. Ele reagiu e denunciou os ataques racistas que sofreu na escola.

O colégio é o Visconde de Porto Seguro, um dos mais tradicionais de São Paulo. Antônio e os outros adolescentes do grupo estudam na unidade de Valinhos, a 90 quilômetros da capital. A mensalidade custa até R$ 4 mil.

Tália, a irmã de Antônio estuda na mesma escola e, segundo a mãe, já foi alvo de preconceito de colegas. Desde os 6 anos de idade, ela sofre com atitudes racistas. Mas a garota pediu para a mãe não denunciar, com medo de represálias. Agora, a família decidiu compartilhar as histórias, depois do ato de coragem do irmão.

“As meninas sempre falavam que o cabelo dela era muito feio, era muito estranho. Que ela tinha cor de meninas pobres. E a última situação que aconteceu foi quando uma colega a chamou de escrava quando ela foi fazer um favor para a professora que tinha solicitado. Você receber uma filha em casa chorando e não poder fazer nada?”, conta a mãe, Thais Cremasco.

Repórter: Que tipo de providência a senhora tomou na época?
Thais: Expliquei para ela que eu teria que falar para a escola porque era uma coisa muito grave, e a escola entendeu isso como uma brincadeira de criança. Isso que foi dito para mim.

Agora, com o novo episódio de racismo, a mãe registrou um boletim de ocorrência. A polícia abriu uma investigação por injúria racial.

O porta-voz da escola diz desconhecer os episódios de racismo envolvendo Táila.

Veja a reportagem completa aqui

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...
-+=