Isabel Novela quer ser a (nova) estrela da música moçambicana!

Muito recentemente, a jovem intérprete e compositora moçambicana, Isabel Novela, apresentou-se para um dos mais exigentes públicos da música sul-africana, na cidade de Joanesburgo. A artista persegue uma carreira de caris internacional. Presentemente sob direcção da Native Rhythms e Sony Music, com que rubricou um contrato profissional, o seu percurso tem tudo para dar certo.

 

Nos finais do mês passado, Maio, alguns cidadãos sul-africanos bem entendidos na arte de cantar inventaram um tempo na cidade de Joanesburgo e a Native Rhythms e Sony Music realizaram um pequeno evento em que a a jovem compositora e intérprete moçambicana, Isabel Novela espalhou o seu talento vocal. O efeito do feito pode ter ficado na história e, nos próximos anos, pode ter conquistado um lugar cativo nas mais importantes efemérides da vida artística da cantora.

Presentemente, Isabel é considerada o primeiro rebento Pan-Africano da Native Rhythms e Sony Music. A par disso, a artista publicou um disco promocional com apenas quatro músicas que, como se não bastasse a boa receptividade que as suas composições musicais têm tido por parte da crítica, precede o lançamento da sua primeira obra discográfica a acontecer ainda este ano.

Enquanto isso não sucede, a artista possui uma rica programação de espectáculos e digressões na África do Sul até Dezembro do ano em curso, assim com na Europa a partir do verão de 2013.

Durante os dias em que esteve na Terra do Rand, em Maio último, Isabel Novela foi a estrela da imprensa daquele país, sobretudo a audiovisual, ao mesmo tempo que cedeu uma entrevista para a célebre revista Billboard, tendo na mesma ocasião participado num casting para a selecção de actores afim de participarem na produção de um documentário sobre a malária. Algumas imagens do referido filme serão captadas em Los Angeles, Reino Unido e Moçambique.

Intérprete e compositora com um talento incrível que é, Isabel Novela já teve a oportunidade de ter a colaboração de Bob James (na música Voices, por si interpretada), na qualidade de pianista.

Entre os mais de 50 festivais internacionais em que Isabel Novela já se apresentou na Europa podemos citar o exemplo de Dunya, Oreol, Roots, Mundial e North Sea Jazz Festival – todos realizados na Holanda – ao quais se incluem algumas passagens por países como França, Berlim, Bulgária, Bélgica, Luxemburgo, entre outros. A compositora já partilhou palcos com conceituados artistas mundiais como, por exemplo, Chaka Khan, Liz Wright, Jill Scott, Pat Metheny, Jose James, Bobby McFerrin e Alicia Keys.

Criar composições musicais e cantar são assim as suas grandes paixões na vida. Como tal, explora o seu talento escrevendo em quase todas as línguas que pode, com destaque para a portuguesa, inglesa, chopi e xichangana, estes dois últimos que são idiomas bantu da sua terra natal, Moçambique. A sua música pode ser descrita como sendo um mix entre Pop, Soul, Light Jazz e World Music géneros quais Isabel possui profundas influências.

Não é obra do acaso que falando à imprensa, Isabel recorda-se que de que “cresci a ouvir e inspirando-se em diversos géneros musicais, desde música moçambicana de raiz incluindo os típicos ritmos tradicionais africanos até a música ocidental. Por isso, quando componho a minha música, a minha mente facilmente percorre entre (quase) todos esses estilos”.

Nos dias que correm, em resultado do contrato que a artista rubricou para um joint venture entre a Native Rhythms e Sony Music, Isabel está mais exposta à edotoras internacionais como, por exemplo, a Columbia, a Epic, a RCA entre outras, o que em certo grau contribuirá para mantê-la em contacto permanente com músicos internacionais como Usher, Paul Simon, Adele, John Mayer, Beyonce, John Legend, bem como alguns sul-africanos como Judith Sephuma, Camagwini, Zakwe, Selaelo Selota and Vusi Mahlasela.

Na ocasião da assinatura do contracto, Sipho Sithole da Native Rhythms Productions considerou que “este pode ser o nosso “avanço” para o sucesso internacional. Estávamos a procura de um artista pronto para o cenário Mundial e, definitivamente, Isabel Novela reúne todos os requisitos. “Ela tem tudo”, disse finalizando.

 

Fonte: Verdade

 

Isabel Novela

 

Cresceu rodeada de música numa familia onde o pai Joäo Jotamo tocava guitarra e piano e sua mäe cantava no gupo coral.

Isabel entrou em contacto com a música através da familia, igreja, cerimonias tradicionais e contos ( Nkaringana wa nkaringana) que envolvem canto.

Desde cedo ela desenvolveu uma grande paixäo pelas artes quer seja pintura,dança, moda, teatro e mus¡ca, tendo a música merecido maior destaque.

Aos 5 anos fez parte da formaçäo do grupo PECANFO ( Pequenos Cantores do Fomento) com o qual participou em vários programas televisivos, radiofónicos e festivais infantis na igreja onde o mesmo grupo desenvolvia as suas actividades sob a direcçäo do seu irmäo Anselmo Joäo ( Neco).

Aos 10 anos escreveu a sua primeira música com a qual participou no Festival de pequenos cantores organizado pela RM ( Rádio Moçambique) o qual culminou com a gravaçäo de uma compilaçäo musical infantil.

Isabel começa a cantar profissionalmente aos 14 anos como corista.Nos últimos 10 anos ela actuou e gravou com vários artistas e bandas de Moçambique, África do Sul, Netherlands, Europa e Usa, p’ra citar alguns : Felipe Mukenga, W-Ticket, Neyma, Wanda Baloyi, Stewart Sukuma, Gito Baloi,Soulstice, “NecoNovellas ” projecto formado pr 3 irmäos e 2 irmäs da mesma familia ( Novela),o que levou Isabel a Holanda em 2005 p’ra se juntar ao grupo com o qual ela gravou e participou na composiçäo dos 2 albuns “Mita Famba” 2007 e “Ku Khata” lançado recentemente na Europa.

Algumas das suas composiçöes podem ser encontradas em albuns, singles, compilaçöes e projectos onde ela participou como cantora e ou corista.

Participou no album Beyond Borders ( que envlolveu musicos dos 4 continentes ) lançado em junho de 2009 nos Estados Unidos onde os únicos musicos a representar África foram Isabel Novela (Moçambique- Netherlands) e Zap Mamma “Marie Dualne” ( Congo – Belgium).

Em 2008 teve a oportunidade de cantar ao lado do Bobby Macferrin num master class quando decorria o North Sea Jazz Festival na Holanda, festival no qual tambem participou com a banda NecoNovellas e onde teve a oprtunidade de trocar experiência com vários musicos conceituados da música internacional, p/ citar alguns : Chaka Kan, Jill Scott, Richard Bona,Alicia Keys, Patty Matheny, Liz Wright, Jose James, dentre outos tantos que participaram no maior Festival de Jazz da Europa.

 

Fonte: BanzoShow

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

António Jacinto

António Jacinto(Golungo Alto,28 de Setembro de 1924 -...

Copa precisa trazer benefícios ao povo sul-africano, diz Nelson Mandela

Ex-presidente disse que Mundial de futebol é um "privilégio"...

Emoção no adeus a Armando Nogueira

Por: Thiago Lavinas Jornalista é enterrado no Rio de...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=