Isadora Brandão: A luta das trabalhadoras domésticas e o legado de Dona Laudelina

O dia 27 de abril marcou o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Quero aproveitar o marco para relembrar a vida e militância de Dona Laudelina de Campos Mello (1904-1991), bem como saudar a luta das trabalhadoras domésticas no Brasil.

Embora a data tenha transcorrido sem grande alarde, nosso país possui o maior contingente de trabalhadoras domésticas do mundo e o emprego doméstico segue sendo a principal fonte de emprego para a força de trabalho feminina, dados que revelam a magnitude e relevância indiscutível do tema.

Relembrar o repertório de lutas e saberes das trabalhadoras domésticas, estas mulheres negras que têm sido responsáveis por nos sustentar enquanto nação, é afirmar que a sua práxis carrega um norte ético-político que deve guiar as nossas ações, reconfigurar a nossa leitura de mundo e moldar as nossas utopias de emancipação.

Nascida na cidade de Poços de Caldas (MG), Dona Laudelina de Campos Melo é uma das principais expoentes da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil. Em 1936, ela fundou a primeira Associação Profissional dos Empregados Domésticos de Santos, que tinha como principal objetivo alcançar o direito à sindicalização.

Dona Laudelina trabalhou como babá desde os 7 anos. Quando fundou a associação, já tinha uma trajetória de militância junto a associações políticas e comunitárias negras. Ela chegou a se filiar ao Partido Comunista e integrou, a partir da década de 20, os quadros da Frente Negra Brasileira. Ela narra o que a precipitou para as lutas sociais de seu tempo: “Quando eu nasci não existia mais escravidão, mas eu via muita mulher trabalhando em casa de família em troca de um teto e comida e foi justamente contra essa forma de servidão disfarçada que briguei a minha vida inteira”. [1]

Posteriormente, Dona Laudelina fundou a Associação dos Empregados Domésticos de Campinas, para onde se mudou por volta de 1955. Ali, travou uma importante batalha contra a discriminação de mulheres negras no acesso ao emprego doméstico. Ela narra essa experiência: “Foi logo que eu vim para Campinas. De manhã, comprava o jornal Correio Popular; tava “precisa-se de uma empregada, prefere-se portuguesa; precisa-se de uma cozinheira de forno e fogão, prefere-se branca. Falei vou acabar com essa coisa.” [2]

Os esforços de re(existência) empreendidos pelas trabalhadoras domésticas ao longo dos anos têm envolvido articulações e tensões com os movimentos feminista, negro e sindical, pois as realidades dessas trabalhadoras frequentemente são negadas pelos pressupostos que informam o pertencimento pleno àqueles grupos, respectivamente, a branquitude, a masculinidade e um perfil específico de trabalhador: homem, branco, adulto, qualificado e sindicalizado.

No Brasil, as trabalhadoras domésticas têm a face de uma mulher negra. São elas que abrem a cidade, ocupando as fileiras dos transportes públicos sucateados e superlotados, nas primeiras horas do dia, num trânsito diário das periferias em direção aos centros. Elas são responsáveis por proporcionar o bem-estar das famílias posicionadas do outro lado da fronteira social e de cor: produzem o alimento diário, garantem a roupa lavada e passada, asseguram a higiene dos lares, educam as crianças e cuidam dos mais velhos, dedicando às famílias de seus patrões tempo que não podem gozar junto às próprias famílias. São expostas a jornadas de trabalho extenuantes, a produtos químicos sem a proteção adequada, ao assédio moral e a violações sexuais.

Apesar de essencial à sustentabilidade da vida humana, o real estatuto do trabalho doméstico e as mulheres que o realizam permanecem invisíveis.

Por meio da invisibilização, se oculta como a desvalorização e sub-remuneração desse trabalho permite a redução dos custos com a reprodução da força de trabalho e a ampliação da margem de lucro do capital. Tal estratégia também permite a desresponsabilização do Estado no que tange aos investimentos em serviços públicos relacionados à socialização do trabalho reprodutivo, a exemplo de creches, lavanderias e refeitórios públicos. Essa dinâmica é extremamente útil ao projeto neoliberal, que procede com mulheres negras como se fossem fonte inesgotável de trabalho e capital, ainda que isso lhes custe a vida.

Este paradoxo ficou latente com a pandemia mundial de COVID-19. Famílias que não abriram mão dos serviços domésticos, desacatando as recomendações de distanciamento social, foram responsáveis por ampliar a exposição das trabalhadoras domésticas e seus familiares à infeccção pelo vírus.

No estado do Rio de Janeiro, a primeira morte registrada foi de uma trabalhadora doméstica de 63 anos, que percorria semanalmente 120 km de sua casa até o Alto Leblon. A vítima contraiu o vírus da patroa, que voltara de viagem da Itália. Também nos chocou a morte do menino Miguel, que caiu do 9º andar do prédio onde a mãe, empregada doméstica, trabalhava, após ter sido ser deixado aos cuidados da patroa, mais ocupada em fazer as unhas. A professora da UFRB, Luciana Brito, ao analisar o episódio, o enquadrou como sintoma dos “delírios escravistas coloniais da sociedade brasileira”, referindo-se ao “sentimento que faz uma pessoa se rodear de serviçais num contexto de pandemia e isolamento social”[3]

Conquanto o trabalho doméstico seja essencial, em nenhum momento se cogitou institucionalmente conferir prioridade às trabalhadoras domésticas no acesso ao auxílio emergencial – para possibilitar o cumprimento do isolamento – ou à vacinação –permitindo a frequência ao trabalho.

A confluência do racismo e do sexismo ao longo da história do colonialismo e da colonialidade em nosso país tem estabelecido um padrão de inacesso das trabalhadoras domésticas a direitos sociais básicos e às políticas públicas. [4]

A CLT excetuou as trabalhadoras domésticas de seu âmbito de proteção, relegando-as à esfera do direito civil, do controle policial e sanitário. A primeira Lei a conferir mínima cidadania às trabalhadoras domésticas, de 1972, foi incapaz de superar tal  déficit de proteção legal. A Constituição de 88 respaldou o seu tratamento como trabalhadoras de segunda categoria, eis que dentre os 34 direitos assegurados aos trabalhadores em geral, apenas 9 deles foram estendidos a elas. A Emenda Constitucional nº 72/2013 prometeu a almejada equiparação, no entanto, parcela dos novos direitos reconhecidos tiveram a sua efetivação condicionada à edição de lei posterior. A lei complementar 150/2015 finalmente regulamentou a EC 72/2013, porém estabeleceu um critério para distinção entre mensalistas e diaristas, excluindo do seu campo de incidência aquelas que trabalham até dois dias na semana. Desse modo, a legislação, ao mesmo tempo em que tornou mais tangível a concretização dos direitos sociais das trabalhadoras domésticas, excluiu o imenso contingente das diaristas do seu feixe de proteção.

A trajetória de luta das trabalhadoras domésticas revela como as interseccionalidades de raça e gênero afetam o reconhecimento de direitos, mas sua importância extrapola o campo jurídico.

Ela nos ensina que o racismo, o patriarcalismo e o capitalismo são sistemas de opressão interligados e que o trabalho doméstico e de cuidados deve ocupar um lugar central em qualquer projeto de Bem-Viver.

Ela evidencia que o “colonialismo” não acabou, a não ser em uma dimensão estritamente formal, pois continuamos vivendo sob a égide de uma colonialidade marcada por instituições racistas que estabelecem uma política de vidas descartáveis, ainda que seu trabalho seja indispensável.

Por fim, ela disseca o nosso “racismo cordial” ao revelar como o apelo à suposta intimidade, afetividade e confiança é útil à sonegação de direitos e à preservação de desigualdades. Quem nunca ouviu a famosa frase patronal: “ela é como se fosse da família” ? Ciente dessa premissa, Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, em entrevista recentemente publicada, declara: “Não queremos ser da família”. [5]

É preciso reconhecer que a marginalização do acervo de lutas das trabalhadoras domésticas corresponde à abdicação de uma força motriz poderosa no enfrentamento radical ao heteropatriarcado, ao capitalismo e ao racismo.

Viva a luta das trabalhadoras domésticas! Viva Dona Laudelina!

 

Isadora Brandão é defensora pública do Estado de São Paulo

Notas:

[1] Documentário “Laudelina: suas lutas e conquistas”, disponível no Youtube. 

[2] Bernardino-Costa, Joaze. Sindicato das trabalhadoras domésticas no Brasil: teorias da descolonização e saberes subalternos. Tese de Doutorado. Instituto de Ciências Sociais – UnB. 2007.

[3] Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52932110?at_custom1=%5Bpost+type%5D&at_campaign=64&at_custom2=facebook_page&at_medium=custom7&at_custom4=D441F3DE-A71F-11EA-A0D5-E1DCC28169F1&at_custom3=BBC+Brasil&fbclid=IwAR0CD6_auctWHOQHSJJPrqTcb95HtwKGPqMLu85WJZsx4i7JiJibmZ14ALU 

[4] Brandão, Isadora. “Da invisibilização ao reconhecimento institucional: limites da proteção jurídica das trabalhadoras domésticas”. Letramento.2019.

[5] Disponível em: https://fenatrad.org.br/2021/04/27/27-de-abril-dia-da-trabalhadora-domestica-nao-queremos-ser-da-familia-diz-luiza-batista-presidenta-da-fenatrad/ 

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...

Mulheres denunciam racismo em agência bancária na Barra e apontada como autora das ofensas é presa

Três mulheres registraram queixa na polícia afirmando terem sido...

Sobre futuros colecionáveis

Trabalho com tendências futuristas, tecnologia e inovação social. Muito...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Secretário-geral da ONU adverte para ameaças aos direitos das mulheres

Na abertura da 68ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que muitas mulheres e...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...
-+=