Jay Z respondeu às polémicas de Lemonade de Beyoncé

Foi a primeira vez que o rapper norte-americano Jay Z respondeu à polémica sobre as eventuais traições que terão inspirado Beyoncé a criar o álbum “Lemonade”. O remix oficial de “All The Way Up” foi apresentado esta terça-feira à noite e a interpretação do nova-iorquino da música de Fat Joe não podia ser mais direta. Do travo a limão que Beyoncé nos pôs na língua em abril deste ano, Jay Z tirou um punhado cheio de açúcar (ácido). Mas colocou-o em cima da ferida.

Jay Z demorou um mês a destilar esta limonada. Mas quando respondeu, fê-lo sem rodeios na plataforma Tidal: “Tu sabes que conseguiste vingar quando o teu casamento vale milhões. A limonada é uma bebida popular e continua a ser”. Ora, mister Carter veio assim demonstrar que não andou de olhos fechados. Há ciência nesta letra: primeiro, porque retoma o sucesso do hip-hop “DWYCK” de 1992, onde os Gang Starr cantam que “a limonada é uma bebida popular e continua a ser, eu consigo mais cumprimentos que o Bruce Willis”; depois, porque escolhe um verdadeiro hino do hip-hop atual para nos chamar de idiotas a todos: “Lemonade” pode não ser mais que um álbum muito rentável com um golpe de marketing genial.

Mas vamos rebobinar a história. A 17 de abril de 2016, Beyoncé pôs toda a gente de coração nas mãos quando apareceu de cara escondida num casaco cheio de pelo no canal norte-americano HBO. “Lemonade”, o álbum anunciado nesse dia, chegava dezasseis anos depois do início do namoro com Jay Z e oito anos a seguir a um casamento que alimenta a indústria musical na casa da família Carter. Eles nunca tiveram medo de demonstrar paixão e a música de miss B sempre se assemelhou a um diário desta relação: oiçam-se êxitos como “Crazy in Love” ou “Drunk in Love” ou “Love On Top” (ou outras tantas músicas que, embora não digam love, transpiram amor). Depois tudo ficou ameaçado por uma Beyoncé enraivecida de vestido amarelo e martelo na mão.

O álbum “Lemonade” era feito de limões, sem dúvida sumarentos, mas também de uma boa dose de “estimulador de asneiras e de muita raiva”. Esta era composição exposta no rótulo – leia-se, no trailerlançado em abril -, e Beyoncé não se parece ter enganado na fórmula química. Basta espreitar a letra de “Hold Up” (Como é que chegámos a este ponto de ter de espreitar a tua lista de chamadas?), de “Don’t Hurt Yourself” (Este é o teu último aviso. Eu sei que te dei a vida. Se fizeres isso outra vez, vais perder a tua mulher).

Certo é que logo a seguir ao lançamento da bomba, Beyoncé dedicou “Halo” ao marido e pai da filha num concerto em Los Angeles. E os fãs não perceberam se a cantora norte-americana apenas quis despertar a independente e emancipada Sasha Fierce – a mesma que levou para vários concertos como um alter ego – ou se as coisas com Jay Z estão mesmo tremidas.

leia também:

+ sobre o tema

No tablado, nos aparelhos ou no tapete vermelho, Simone Biles sempre é medalha de ouro

Para a ginasta Simone Biles, colecionar medalhas parece não ser...

Ludmilla inicia transição capilar: “chegou a hora de ser eu mesma”

A cantora Ludmilla revela que está em transição capilar...

Taís Araújo responde a Otaviano Costa pergunta sobre cabelo

Durante o Video Show ao vivo desta terça-feira, 6,...

para lembrar

21% das equipes de tecnologia do Brasil não têm nenhuma mulher

A ausência de representatividade também é percebida em outros...

Até quando as mães serão culpadas pelo abandono paterno?

Uma postagem nas redes sociais que viralizou há algumas...

Idris Elba fará faroeste só com negros produzido por Jay-Z na Netflix

O ator Idris Elba vai estrelar o faroeste Harder...

Gilberto Gil: o racismo, antes velado, agora é revelado

"A internet é um desses catalisadores, que fez com...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=