Je Suis 83 negros mortos por dia no Brasil

Em um momento em que o mundo se volta para um atentado terrorista que matou 12 jornalistas na França, nos colocamos a refletir sobre a quantidade de negros mortos em nosso país: são 83 por dia, ou seja, mais de 30 mil mortes*. Não seria esse um terrorismo ainda mais assustador e alarmante?

Por Davison Coutinho  Do  Jornal do Brasil 

Ao mesmo tempo em que condenamos toda a forma de terrorismo e qualquer atentado contra a vida e contra a liberdade de imprensa, precisamos olhar para o nosso país e fazer uma reflexão sobre a violência praticada contra o nosso povo, contra os discriminados, negros, pobres, os invisíveis da nossa sociedade que se escondem por trás dos números, dados e gráficos.

Não vou me deter às mortes apenas de negros. Afinal, morrem brancos, índios, pobres e ricos, além dos de moradores de favelas que são constantemente assassinados, os gays e a violência contra a mulher, onde o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. Quantos morrem em nossas favelas, são estes invisíveis?

O que precisamos refletir, independentemente da condição social e da cor da pele, é que todos os casos vitimas de violência também merecem nossa consciência, respeito e nossos minutos de silêncio, além de todas as considerações, protestos e providências para que não se repitam. A morte de pessoas inocentes é uma barbárie, não importa a nacionalidade, cor da pele, orientação sexual, religião, mas nenhuma morte pode ser ignorada.

Obs.: Dados da Anistia Internacional divulgados em novembro\2014 no estudo sobre o genocídio da população negra no Brasil]  / Je Suis 83 negros mortos por dia – postagem do Manifesto POA via facebook.

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.

+ sobre o tema

Dona de casa é vítima de racismo em ônibus do Transcol

Uma dona de casa foi vítima de racismo...

Na guerra às drogas, entre mortos e feridos, salvam-se os brancos e ricos

Por conta dos golpes que recebeu na cabeça quando...

Edson Diniz: “Todas as vidas têm o mesmo valor!”

O ativista e morador da Rocinha Davison Coutinho escreveu...

para lembrar

História, Modernidade e Racismo

“Quando o jovem na FEBEM “toma o telhado de...

Vídeo estrelado por Ashton Kutcher é tirado do ar por racismo

Após receber severas críticas, um comercial da marca...

Após ser vítima de racismo, Roberto Carlos vira ‘a lenda’ em Makhachkala

Em região que sofre com preconceito na Rússia, carinho...
spot_imgspot_img

Uma elite que sabe muito, mas entende pouco

Em uma manhã qualquer, entre um brunch com avocado e uma conversa sobre alguma viagem à Europa, um membro de uma típica parcela da...

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....
-+=