Je Suis 83 negros mortos por dia no Brasil

Em um momento em que o mundo se volta para um atentado terrorista que matou 12 jornalistas na França, nos colocamos a refletir sobre a quantidade de negros mortos em nosso país: são 83 por dia, ou seja, mais de 30 mil mortes*. Não seria esse um terrorismo ainda mais assustador e alarmante?

Por Davison Coutinho  Do  Jornal do Brasil 

Ao mesmo tempo em que condenamos toda a forma de terrorismo e qualquer atentado contra a vida e contra a liberdade de imprensa, precisamos olhar para o nosso país e fazer uma reflexão sobre a violência praticada contra o nosso povo, contra os discriminados, negros, pobres, os invisíveis da nossa sociedade que se escondem por trás dos números, dados e gráficos.

Não vou me deter às mortes apenas de negros. Afinal, morrem brancos, índios, pobres e ricos, além dos de moradores de favelas que são constantemente assassinados, os gays e a violência contra a mulher, onde o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. Quantos morrem em nossas favelas, são estes invisíveis?

O que precisamos refletir, independentemente da condição social e da cor da pele, é que todos os casos vitimas de violência também merecem nossa consciência, respeito e nossos minutos de silêncio, além de todas as considerações, protestos e providências para que não se repitam. A morte de pessoas inocentes é uma barbárie, não importa a nacionalidade, cor da pele, orientação sexual, religião, mas nenhuma morte pode ser ignorada.

Obs.: Dados da Anistia Internacional divulgados em novembro\2014 no estudo sobre o genocídio da população negra no Brasil]  / Je Suis 83 negros mortos por dia – postagem do Manifesto POA via facebook.

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

População impede prisão de estudante na Piedade após confusão com policiais

Após ação de policiais civis não identificados, cerca de...

A política que barra negros e pobres e ameaça a democracia da areia no Rio

Polícia prende jovens antes da chegada às praias, mas...

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=