JK Rowling defende nova Hermione negra: “Idiotas serão sempre idiotas”

Enviado por / Fonteno DN.pt

 JK Rowling, a autora dos livros de Harry Potter, revelou a sua estupefação perante as reações de “um monte de racistas” que criticaram o facto de a atriz Noma Dumezweni ter sido escolhida para interpretar a Hermione adulta na peça Harry Potter and the Cursed Child. “Noma foi escolhida por ser a melhor atriz para o papel”, explicou Rowling em entrevista ao Observer. Segundo a autora, Hermione “não mudou de cor”, simplesmente porque nos livros não há qualquer indicação sobre a cor da sua pele.

A escolha de Noma Dumezweni, premiada com um prémio Olivier, já era conhecida desde dezembro mas, esta semana, após terem sido reveladas as primeiras imagens dos atores caracterizados, voltaram os comentários racistas. “A minha experiência com as redes sociais diz-me que os idiotas serão sempre idiotas”, disse Rowling. Este sábado, Emma Watson, a atriz que interpretou o papel de Hermione no cinema, também apoiou a colega, escrevendo no Twitter: “Mal posso esperar para ver Noma Dumezweni no palco” (e muitos corações).

A primeira apresentação pública de Harry Potter and The Cursed Child é já amanhã, no Palace Theatre, em Londres, seguindo-se uma longa série de previews antes da estreia marcada para 30 de julho – no dia seguinte (o dia do aniversário de Harry Potter), o texto da peça será publicado em livro. A produção já bateu recordes vendendo 175 mil bilhetes em apenas 24 horas e está praticamente esgotada até 2017 – o site oficial informa que todas as sextas-feiras serão colocados à venda 40 bilhetes para cada sessão da semana seguinte.

A ideia original é de JK Rowling, que escreveu o texto com o dramaturgo Jack Thorne. A autora admite que nunca deixou Harry Potter: “Foram 17 anos e só porque parei de escrever não quer dizer que a minha imaginação tenha parado.” Então, decidiu pegar nessas ideias e fazer algo diferente. A encenação é de John Tiffany.

hermione negra2

Jamie Parker como Harry Potte|  DIREITOS RESERVADOS

O espetáculo terá duas partes – os espetadores podem vê-las no mesmo dia ou e não. A grande luta, agora, será conseguir manter em segredo os pormenores da produção até à data da estreia: “Espero que consigamos chegar lá sem grandes spoilers, porque as pessoas terão uma experiência fantástica se não souberem o que vai acontecer”, disse JK Rowling. Serão proibidas todas as filmagens do espetáculo e a produção já pediu aos espetadores das previews para chegarem uma hora mais cedo para que possam ser revistados à entrada. A verdade é que ao longo do próximo mês o espetáculo ainda vai estar em aperfeiçoamento. “É um processo. As pessoas verão uma versão diferente todos os dias”, explicou o encenador no site oficial da peça. É para isso que servem estas previews.

hermione negra3

O papel principal é interpretado por Jamie Parker – que foi caracterizado de forma a lembrar o ator dos filmes, Daniel Radcliffe. Além de Noma Dumezweni, o elenco conta com Poppy Miller como Ginny, Paul Thornley no papel de Ron e Alex Price como Draco.

Depois da estreia em palco, o universo mágico de Harry Potter volta aos cinemas, embora já sem o jovem feiticeiro, com Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, uma trilogia baseada num livro de Rowling com o mesmo nome, cujo primeiro filme estreia em novembro com Eddie Redmayne e Collin Farrell nos principais papéis.

leia também: 10 motivos para não ter uma Hermione negra

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Racismo: e eu com isso?

Sempre me perguntei o que leva um ser humano...

Fotógrafo faz desabafo em vídeo após ter porta arrombada e casa invadida pela PM

O repórter fotográfico Tandy Firmino, morador do morro Santa...

83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros

Eles têm o mesmo perfil: jovens, pobres e negros....

Xuxa, o baixinho e o veganismo canibal

Sim, é possível amar um animal e desprezar um...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...
-+=