‘Jovem Quilombola’ em Oeiras, segunda-feira (23/01)

78% da população que vive em situação de extrema pobreza é negra e rural.

O lançamento oficial do projeto Juventude Quilombola será na próxima segunda-feira (23/01), às 12 horas na Unidade Escolar Armando Burlamarqui, no município de Oeiras.

Dados do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal mostram que 78% da população que vive em situação de extrema pobreza é negra e rural. Com o projeto “Juventude Quilombola: Caravana da Cidadania Cultural Negra Cor para Superação da Extrema Pobreza”, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai trabalhar para reverter essa realidade dentro do Piauí.

As ações do projeto, quanto à faixa de emprego e renda, serão aplicadas através das oficinas de desenvolvimento sustentável, que intencionam incentivar a permanência dos jovens em seus municípios. Assim, o próprio desenvolvimento local terá um ganho significativo com uma mão de obra qualificada e ao alcance. Os demais temas a serem trabalhados serão a história dos quilombolas brasileiros, além da dança, música e estética Afro.

Segundo a coordenadora de Estrutura de Interior da Sasc, Assunção Aguiar, o Juventude Quilombola será um diferencial tendo a educação como sujeito de transformação de vidas. “Quando vemos as estatísticas, de que para cada 3 jovens assassinados 2 são negros, ficamos entristecidos, pois estamos lidando com uma realidade muito cruel. Por isso, nossa missão é suscitar nessa juventude a importância que ela tem, proporcionando maior qualidade de vida”.

Além de estar incluso dentro do Programa Estadual Mais Viver, o Juventude Quilombola conta com parceiros importantes como a Fundação Cultural do Estado (Fundac), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e o Coisa de Negô.

 

 

 

Fonte: 180 Graus

+ sobre o tema

para lembrar

Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Veja também Consciência Negra Consciência Negra,...

IPEA aponta que renda média de negros é duas vezes menor

    O mais recente Estudo do Instituto de Pesquisas Aplicadas...
spot_imgspot_img

Quilombolas de Marambaia lutam por melhorias nos serviços públicos

Mesmo após a titulação, a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da...

Morre o escritor Nêgo Bispo, referência da luta quilombola

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas, Conaq, confirmou a morte, neste domingo, 03, do escritor e ativista Antônio Bispo dos Santos, conhecido...

Quilombolas vão à COP28 cobrar justiça climática

Comunidades tradicionais do Brasil estão presentes na COP28, conferência do clima da ONU que começou na quinta-feira (30), em Dubai, nos Emirados Árabes. Apesar disso,...
-+=