‘Jovem Quilombola’ em Oeiras, segunda-feira (23/01)

78% da população que vive em situação de extrema pobreza é negra e rural.

O lançamento oficial do projeto Juventude Quilombola será na próxima segunda-feira (23/01), às 12 horas na Unidade Escolar Armando Burlamarqui, no município de Oeiras.

Dados do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal mostram que 78% da população que vive em situação de extrema pobreza é negra e rural. Com o projeto “Juventude Quilombola: Caravana da Cidadania Cultural Negra Cor para Superação da Extrema Pobreza”, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai trabalhar para reverter essa realidade dentro do Piauí.

As ações do projeto, quanto à faixa de emprego e renda, serão aplicadas através das oficinas de desenvolvimento sustentável, que intencionam incentivar a permanência dos jovens em seus municípios. Assim, o próprio desenvolvimento local terá um ganho significativo com uma mão de obra qualificada e ao alcance. Os demais temas a serem trabalhados serão a história dos quilombolas brasileiros, além da dança, música e estética Afro.

Segundo a coordenadora de Estrutura de Interior da Sasc, Assunção Aguiar, o Juventude Quilombola será um diferencial tendo a educação como sujeito de transformação de vidas. “Quando vemos as estatísticas, de que para cada 3 jovens assassinados 2 são negros, ficamos entristecidos, pois estamos lidando com uma realidade muito cruel. Por isso, nossa missão é suscitar nessa juventude a importância que ela tem, proporcionando maior qualidade de vida”.

Além de estar incluso dentro do Programa Estadual Mais Viver, o Juventude Quilombola conta com parceiros importantes como a Fundação Cultural do Estado (Fundac), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) e o Coisa de Negô.

 

 

 

Fonte: 180 Graus

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

Mama África

Itapecerica - O jornalista Walmir Damasceno assume a Coordenadoria...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=