Jovens cientistas de vários países desafiados a reflectirem sobre a escravatura

Trinta alunos de uma dezena de escolas associadas da UNESCO participam, desde quarta-feira, em Santarém, no XIV Encontro Internacional de Jovens Cientistas, dedicado ao tema da escravatura.

 

“Vamos Quebrar os Silêncios” foi o tema sugerido pelos organizadores do encontro, que decorre até sábado na Escola Secundária Sá da Bandeira (ESSB), no âmbito do Ano Internacional das Pessoas Afro Descendentes, que se assinalou em 2011.

José Barrão, professor da ESSB aposentado há oito anos, continua a coordenar um projecto que “põe os alunos a trabalhar e a pensar” e cujo impacto no percurso de vida dos jovens que passaram pelos encontros que a escola realiza desde 1998 gostaria um dia de conhecer.

“Gostaria um dia de saber a repercussão (do projecto). Não sei se será possível ter esse retorno. Há alunos que chegaram a participar em três encontros (do 10.º ao 12.º ano) e de que perdemos o Norte”, disse à agência Lusa.

Os encontros resultaram de uma participação de uma professora e de uma aluna da ESSB num encontro realizado em Paris em 1998 sobre “Cientistas do Futuro: Mulheres e Homens”, que visava chamar as mulheres para a carreira científica nas zonas do globo onde isso lhes estava vedado, disse.

A ESSB agarrou o desafio de promover encontros idênticos a nível local, tendo logo nesse ano realizado o primeiro, então ainda de âmbito nacional, na Estação Zootécnica Nacional (EZN), onde os jovens conviveram directamente com o trabalho dos investigadores daquela instituição.

A relação com a EZN mantém-se ainda hoje – é nas suas instalações que os jovens estrangeiros ficam alojados -, mas o encontro ganhou outras dimensões.

José Barrão disse à Lusa que o encontro deste ano acabou por ter características algo diferentes devido à participação da escola no projecto “Rota dos Escravos”, lançado em 1994 pela UNESCO no Benim.

Além das sessões de apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas que participam no encontro – da Alemanha (uma), Espanha (seis), Principado de Andorra (uma), Moçambique (uma) e Portugal (três), não tendo conseguido vir as escolas de Cabo Verde, Brasil, Cuba e Estados Unidos -, a iniciativa conta ainda com um conjunto de actividades paralelas.

A biblioteca da ESSB tem patente uma exposição sobre a temática do encontro, “Vamos Quebrar Silêncios”, com trabalhos dos alunos sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem e livros e peças pertencentes ao arquivo ultramarino da escola.

Quinta-feira realizou-se um “Mercado do Comércio Justo” e foram apresentadas as conclusões dos trabalhos realizados pelos alunos, numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e do presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores.

Os alunos foram convidados a reflectir sobre as heranças do passado esclavagista dos povos e alertados para a necessidade de estarem atentos às formas de escravatura actuais.

Hoje, os alunos realizam uma visita de estudo ao Mosteiro dos Jerónimos e à Sociedade de Geografia, em Lisboa.

Sábado, antes do encerramento, será feito o lançamento do tema do encontro de 2013, que será dedicado à “Água para a Vida”.

 

 

 

Fonte: Público PT

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão busca aprofundar o tema da igualdade racial

Está circulando a 10ª edição do Boletim Fala Leci,...

CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO RENDIMENTO POR RAÇA NO BRASIL

RESENHAKILSZTAJN, Samuel e col. Concentração e distribuição de rendimento...

“O corpo é a ferramenta visual da música”, diz a cantora sergipana Héloa

A musicalidade de Héloa vem do berço. Filha de...

para lembrar

A dança mais branca da América Latina era negra

O tango, ritmo característico da Argentina, tem sua origem...

Sem Bolt, Gatlin e Gay são os astros dos 100 m em Paris

Com derrota de Bolt para Blake nas seletivas dos...

ONU cria operação para vítimas de violência no Sudão do Sul

A Organização das Nações Unidas lançou uma operação humanitária...

Um mestre quilombola no palco do Margarida Schivasappa

Nesta quinta-feira, 04, vários artistas estarão reunidos para...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=