Jovem vai para UTI com trombose cerebral por pílula anticoncepcional

Em relato no Facebook, Juliana Pinatti conta que tomava a medicação há cinco anos e nunca fora alertada; especialista indica exames prévios para evitar problemas com a pílula

Por  Marianna Holanda

Do Correio Braziliense 

Uma jovem do interior de São Paulo foi parar na UTI depois de uma trombose venosa cerebral, causada pelo uso de anticoncepcionais. Ela contou sua história em um desabafo nas redes sociais, nesta terça-feira (2/8). O texto teve mais de 40 mil compartilhamentos e 130 mil curtidas.

“Foram três dias dentro da UTI, e um total de quinze dias de internação. A causa era mesmo o anticoncepcional, um remédio que era pra estar me ajudando, mas que ali poderia ter me causado uma sequela irreparável ou até mesmo algo pior”, relatou Juliana Pinatti. Ela foi ao hospital com ajuda dos pais, já que acordou no dia sem conseguir se mexer direito e com muita dor de cabeça e confusão mental.

Depois de uma ressonância magnética e remédios para dor de cabeça, o diagnóstico foi trombose venosa cerebral. Esta foi a segunda ida da moça ao hospital: na primeira, a médica que a atendeu lhe receitou analgésicos para enxaqueca e a mandou para casa, sem ter feito nenhum exame.

“Cinco anos de YAZ, três ginecologistas diferentes, e nenhum me alertou sobre a trombose, mesmo perguntando a respeito. Nenhum falou que seria um risco”, reclamou a jovem. “Não tenho histórico familiar, não sou fumante, e os exames de sangue estavam normais, não tinha predisposição a ter trombose.”

 

Especialista
De acordo com o ginecologista Cláudio Albuquerque, há uma relação comprovada entre a pílula anticoncepcional e a trombose, e vários fatores podem desencadear a doença, como predisposição genética, obesidade, anemia ou varizes.

Um fator importante é o tipo de pílula anticoncepcional. “A primeira coisa que eu faço quando uma paciente quer tomar um anticoncepcional com hormônios é fazer exames. Não apenas físicos, como de sangue, mas também clínico, ver os hábitos de vida da pessoa”, explica Albuquerque. Segundo o médico, há dois tipos de pílulas no mercado atualmente: a que tem apenas progesterona, e o que tem progesterona e estrogênio. Essa última composição é a mais comum, mas o estrogênio é o hormônio que inibe a ovulação e tem alguns efeitos trombogênicos.

No entanto, ele também ressalta que não há necessidade para pânico: “Tem relação sim entre trombose e a pílula, mas não é comum.” A recomendação, de acordo com o médico, é que uma mulher nunca comece a tomar o anticoncepcional sem realizar todos os exames prévios.

+ sobre o tema

Projeto de assistência psicológica a mulheres negras pede doações

A Associação de Mulheres de Ação e Reação (A.M.A.R)...

População Negra

Por Junia Pulia, Vice-diretora do Unifem Brasil O texto foi apresentado...

Direitos Humanos: realidade ou utopia?

O ministro Paulo de Tarso Vannuchi defende...

RME investiga perfil e dificuldades da mulher empreendedora

Resultados da pesquisa “Empreendedoras e seus negócios” abrangem todo...

para lembrar

Lei da Anistia não é obstáculo para julgar torturadores

por Marsílea Gombata  Para Paulo Abrão, presidente Comissão de Anistia do...

Contaminado: o drama de um ex-funcionário de fábrica de remédios

LUCAS SAMPAIO, DE COSMÓPOLIS (SP) José Messias Moreira, 50, trabalhou por...

‘Tive câncer de ovário aos 14 anos’

Quando Kelliyah, de 14 anos, começou a sentir fortes...

Índios deixam acampamento no Distrito Federal com vitória parcial

  Depois de uma semana de manifestações, representantes...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=