Divórcio: Juiz apoia mudança e Igreja Católica critica

Fonte: Folha de São Paulo

Foto: Yuri Arcurs—Getty Images/Tetra images RF

“A única coisa que o divórcio fez foi bem à família, porque as pessoas ficam juntas porque querem. Agora que acabou a separação, a família vai ficar melhor ainda”, diz a ex-desembargadora e vice-presidente do IBDFAM, Maria Berenice Dias.

Para ela, a existência de prazos ou do instituto da separação são interferências indesejáveis do Estado na vida de um casal, que deve ter a autonomia de decidir quando quer pôr fim à união. “Quando o príncipe vira sapo, acaba”, diz Dias.

O juiz Francisco Antônio Bianco Neto, da 5ª Vara de Família do Fórum João Mendes, em São Paulo, também é a favor da alteração. “Para o cidadão, qual é a diferença entre separar e divorciar? Nenhuma, o que ele quer é extinguir o vínculo que tem com uma pessoa.”

Na prática, a única diferença entre o separado e o divorciado é a impossibilidade de o separado se casar novamente.

A possibilidade de reconciliação do casal é o principal argumento de quem é contra o fim da separação formal. Para dom Orlando Brandes, presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), falta prudência à proposta de emenda constitucional.

“Qual é a finalidade dessa disposição de lei? Que as pessoas sejam aconselhadas pelo juiz a não se separar, para as pessoas não agirem em momento de forte emoção, em que normalmente a gente erra”, disse dom Orlando, arcebispo de Londrina.

O divórcio e a separação são hoje basicamente como foram definidos na atual Constituição, em 1988. A previsão dessas duas possibilidades, no entanto, existe desde uma emenda constitucional de 1977. Até então, havia o desquite, situação próxima da separação judicial. (JN e MCC)

Matéria original: Juiz apoia mudança e Igreja Católica critica

+ sobre o tema

ENCHENTE: De [email protected] para José[email protected]

por: ELIO GASPARI Se eu dissesse que existiam duas Paris,...

Brasil, um país suicida?

Obscurantismo das elites se espalha entre alienados Por Iara Pietricovsky,...

Ricos devem pagar mas impostos, diz economista que virou sensação global

Francês Thomas Piketty afirma que desigualdade é ameaça à...

Ao invés de abolir, o Brasil está exportando “quarto de empregada”

Incomoda-me bastante que muitas plantas de apartamentos ainda tenham...

para lembrar

Outros Traços: Diversidade feminina

Nesta série de desenhos, a designer Carol Rossetti representa...

‘Meu pai quer me vender’, uma história da Nigéria

Foi um pesadelo de 48 dias --quanto durou...

Oi, vamos transar?

Ou como comunicar, dialogar e mobilizar a partir dos...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...

Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de...

Nova edição do Edital Igualdade de Gênero seleciona propostas que contribuam para o enfrentamento do sexismo e do racismo nas escolas

A Ação Educativa, em aliança com mais de 50 entidades comprometidas com a luta pelo direito humano à educação de qualidade, lança nesta terça-feira...
-+=